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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Antonio dos Santos
Resplendor
Cristovão Ximenez
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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A EFVM e suas estações em 1952

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E. F. Vitória a Minas (1908-)
RESPLENDOR
Município de Aimorés, MG (1908-1938);
Município de Resplendor, MG (1938-)
EFVM - km 217 km (1960)   MG-0216
Altitude: 94 m   Inauguração: 01.05.1908
Uso atual: estação de passageiros (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era). Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Resplendor foi inaugurada em 1908 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). A cidade que hoje é a sede do atual município nasceu com a implantação desta estação. O nome teria sido dado pelos engenheiros da ferrovia, que viram ali uma pedra que, exposta ao sol, refletia muita luz.

O povoado logo tornou-se um distrito de Caratinga (1911). Depois, o dstrito passou a fazer parte ao município de Aimorés. Ganhou sua autonomia como município em 1938.

"Foi a paartir de 1972 que eu comecei a viajar no trem de passageiros da EFVM nos vagões da RFFSA - Regional Belo Horizonte, que integravam, agora, a composição do trem Rio Doce. A minha avó conta que o carro dormitório da reguinal BH ia até Governador Valadares e ali ficava. Como o trem chegava a Valadares de manhã, por volta das 8 horas, já não tinha problema a viagem continuar num carro de primeira classe comum, do trem Rio Doce. O mesmo acontecia de Vitória para BH quando, algumas vezes, eu e minha família embarcávamos em Aimorés por volta de 17:45 ou mesmo em Resplendor às 19:00. Foi numa noite dessas em 1975, nesta cidade, que eu e minha família embarcamos no carro dormitório para BH. Esta foi a última vex que embarcaamos no carro dormitório para Belo Horizonte. Foi também a última vez que viajei de carro-leito, pois logo depois ele foi substituído pelo carro poltrona-leito. Neste viajei bem mais vezes até sua supressão em 1982, quando ele passou a ir somente até Itabira. Esta é a história que a própria história esqueceu (Helio dos Santos Pessoa, em carta de 23/3/2007 a José Henrique Buzelin)".

A estação de passageiros continuava em atividade em 2022.


ACIMA: Pátio da estação de Resplendor, à praça Pedro Nolasco por volta de 1955 (Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXVII, 1959, p.26)
ACIMA: Mapa (parcial) do município de Resplendor durante os anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).

ACIMA: Trem da CVRD (EFVM) de passageiros chegando à estação de Resplendor em 2014 (Foto Cloux Jardim).

ACIMA: O Rio Doce na cidade de Resplendor, oinde acompanha a linha da EFVM: pedras, canais e lama, ainda proveniente do rompimento da barragem de Brumadinho em (Foto Fred Loureiro/Secom, ES), publicada em 2022).

(Fontes: Cloux Jardim, 2014; Marcos Zeituni; Helio dos Santos Pessoa: carta de 23/3/2007 a José Henrique Buzelin; Adriano Martins, 2004; Silvio Rizzo, 2005; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVII, 1959); Guias Levi, 1917-1984); Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)..
     

A estação em 2003. Foto Marcos Zeituni

A estação em 2004. Foto Adriano Martins

A estação em 2005. Foto Silvio Rizzo
     
     
Atualização: 21.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.