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E. F. Vitória
a Minas (1908-) |
RESPLENDOR
Município de Aimorés, MG (1908-1938);
Município de Resplendor, MG (1938-) |
EFVM - km 217 km (1960) |
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MG-0216 |
Altitude: 94 m |
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Inauguração: 01.05.1908 |
Uso atual: estação de passageiros (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Vitoria
a Minas foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de
Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas
da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção
de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando
no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios
ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério
da região de Itabira. O seu objetivo pasava a ser agora atingir
Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de
Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou
e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada,
afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada
Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até
hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado
na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente
se ligado à EFCB em Nova Era em 1937, Em 2002, o antigo ramal
de Nova Era foi totalmente modificado e a EFVM passou a comandar a
linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte,
depois de passar por Itabira, região do minério de ferro.
É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas
ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Resplendor foi inaugurada em 1908 (Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). A cidade que hoje é a sede do atual
município nasceu com a implantação desta estação.
O nome teria sido dado pelos engenheiros da ferrovia, que viram ali
uma pedra que, exposta ao sol, refletia muita luz.
O povoado logo
tornou-se um distrito de Caratinga (1911). Depois, o dstrito
passou a fazer parte ao município de Aimorés.
Ganhou sua autonomia como município em 1938.
"Foi a paartir de 1972 que eu comecei a viajar no trem de passageiros da EFVM nos vagões da RFFSA - Regional Belo Horizonte, que integravam, agora, a composição do trem Rio Doce. A minha avó conta que o carro dormitório da reguinal BH ia até Governador Valadares e ali ficava. Como o trem chegava a Valadares de manhã, por volta das 8 horas, já não tinha problema a viagem continuar num carro de primeira classe comum, do trem Rio Doce. O mesmo acontecia de Vitória para BH quando, algumas vezes, eu e minha família embarcávamos em Aimorés por volta de 17:45 ou mesmo em Resplendor às 19:00. Foi numa noite dessas em 1975, nesta cidade, que eu e minha família embarcamos no carro dormitório para BH. Esta foi a última vex que embarcaamos no carro dormitório para Belo Horizonte. Foi também a última vez que viajei de carro-leito, pois logo depois ele foi substituído pelo carro poltrona-leito. Neste viajei bem mais vezes até sua supressão em 1982, quando ele passou a ir somente até Itabira. Esta é a história que a própria história esqueceu (Helio dos Santos Pessoa, em carta de 23/3/2007 a José Henrique Buzelin)".
A estação de passageiros continuava em atividade em 2022.
ACIMA: Pátio da estação de Resplendor, à praça Pedro Nolasco por volta de 1955 (Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXVII, 1959, p.26)
ACIMA: Mapa (parcial) do município de Resplendor durante os anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. VII, 1960).
ACIMA: Trem da CVRD (EFVM) de passageiros chegando
à estação de Resplendor em 2014 (Foto Cloux Jardim).
ACIMA: O Rio Doce na cidade de Resplendor, oinde acompanha a linha da EFVM: pedras, canais e lama, ainda proveniente do rompimento da barragem de Brumadinho em (Foto Fred Loureiro/Secom, ES), publicada
em 2022).
(Fontes: Cloux Jardim, 2014; Marcos Zeituni; Helio dos Santos Pessoa: carta de 23/3/2007 a José Henrique Buzelin; Adriano Martins, 2004; Silvio
Rizzo, 2005; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. XVII, 1959); Guias Levi, 1917-1984); Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).. |
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A estação em 2003. Foto Marcos Zeituni |
A estação em 2004. Foto Adriano Martins |
A estação em 2005. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
21.11.2022
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