|
|
E. F. São
Mateus (1929-1941) |
NOVA
VENÉCIA
Município de Nova Venécia, ES |
E. F. São Mateus - km 68
(1940) |
|
ES-4535 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 05.1929 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. São Mateus foi aberta por volta de 1924 para ligar as
cidades de São Mateus e de Nova Venecia, no Espírito
Santo. Pouco tempo durou esta ferrovia de bitola de 60 cm, desativada
por volta de 1941. Ela não se ligava com nenhuma outra ferrovia
e tinha 68 km de via férrea. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Nova Venécia foi inaugurada em 1929.
O núcleo da cidade havia sido criado ainda no século
XIX: Constante Sodré e outros fazendeiros conseguiram levar
muitas famílias de imigrantes italianos chegados a São Mateus
em 1888 para trabalhar em suas terras nas regiões mais altas (atual
município de Nova Venécia), em terras mais apropriadas para
a implantação da cultura do café. Utilizando a mão-de-obra italiana,
Antônio Cunha pode então completar o sonho de formar sua grande
fazenda na serra dos Aimorés. No entorno do “Barracão” utilizado como
entreposto por Antônio Cunha, localizado a aproximadamente
30 km acima de sua fazenda na Cachoeira do Cravo, formou-se um núcleo
urbano. Os italianos o denominaram “Nova Venécia”, para lembrar
a cidade de Veneza, capital da região do Veneto,
na Itália, de onde veio a maioria dos imigrantes.
A ferrovia, no entanto, somente chegaria ali em 1929 e não
durou muito. Foi desativada em 1941. A ferrovia deveria seguir até
a região de Colatina, na E. F. Vitoria-Minas, onde atravessaria
o rio Doce. Isso jamais foi realizado. Os famosos Guias Levi, pelo
menos até junho de 1945, ainda davam horários para a
ferrovia. Em 1948, já não mais. Com relação
à estação, ou parada, não há referências
de construções - teriam sido simples paradas e desaparecido
depois da desativação da ferrovia por terem sido simples
plataformas a céu aberto?
ACIMA: Ponte sobre a E. F. do Rio Doce, que era como se chamava
na época da fotografia, pois ainda se esperava que ligasse
São Mateus à região de Colatina, onde encontraria
a E. F. Vitória-Minas junto ao rio Doce. Nunca ocorreu. Entende-se
que a foto tenha sido tomada na região de Nova Venécia
(Eu Sei Tudo, setembro de 1928). ABAIXO: Composição
da E. F. São Mateus transportando toras de madeira de Nova
Venécia para o porto de São Mateus. Local e datas desconhecidos.
Possivelmente final dos anos 1930 (Acervo Rogério F. Piva).
ACIMA: Horário dos trens
da E. F. São Mateus e respectivas estações e
paradas (Guia Levi, 05/1940).
ACIMA: Mapa da E. F. São Mateus (Guia Levi, 1942).
(Fontes: Acervo Rogério F. Piva;
Eu Sei Tudo, 1928; www.saomateus-es.com.br; http://pt.wikipedia.org/wiki
/Estrada_de_Ferro_ S%C3%A3o_Mateus; Guias Levi, 1932-51) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.02.2018
|
|