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VXY Mogiana em MG
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Rio Preto
Nova Venecia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São Mateus (1929-1941)
NOVA VENÉCIA
Município de Nova Venécia, ES
E. F. São Mateus - km 68 (1940)   ES-4535
Altitude: -   Inauguração: 05.1929
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Mateus foi aberta por volta de 1924 para ligar as cidades de São Mateus e de Nova Venecia, no Espírito Santo. Pouco tempo durou esta ferrovia de bitola de 60 cm, desativada por volta de 1941. Ela não se ligava com nenhuma outra ferrovia e tinha 68 km de via férrea.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Nova Venécia foi inaugurada em 1929.

O núcleo da cidade havia sido criado ainda no século XIX: Constante Sodré e outros fazendeiros conseguiram levar muitas famílias de imigrantes italianos chegados a São Mateus em 1888 para trabalhar em suas terras nas regiões mais altas (atual município de Nova Venécia), em terras mais apropriadas para a implantação da cultura do café. Utilizando a mão-de-obra italiana, Antônio Cunha pode então completar o sonho de formar sua grande fazenda na serra dos Aimorés. No entorno do “Barracão” utilizado como entreposto por Antônio Cunha, localizado a aproximadamente 30 km acima de sua fazenda na Cachoeira do Cravo, formou-se um núcleo urbano. Os italianos o denominaram “Nova Venécia”, para lembrar a cidade de Veneza, capital da região do Veneto, na Itália, de onde veio a maioria dos imigrantes.

A ferrovia, no entanto, somente chegaria ali em 1929 e não durou muito. Foi desativada em 1941. A ferrovia deveria seguir até a região de Colatina, na E. F. Vitoria-Minas, onde atravessaria o rio Doce. Isso jamais foi realizado. Os famosos Guias Levi, pelo menos até junho de 1945, ainda davam horários para a ferrovia. Em 1948, já não mais. Com relação à estação, ou parada, não há referências de construções - teriam sido simples paradas e desaparecido depois da desativação da ferrovia por terem sido simples plataformas a céu aberto?



ACIMA: Ponte sobre a E. F. do Rio Doce, que era como se chamava na época da fotografia, pois ainda se esperava que ligasse São Mateus à região de Colatina, onde encontraria a E. F. Vitória-Minas junto ao rio Doce. Nunca ocorreu. Entende-se que a foto tenha sido tomada na região de Nova Venécia (Eu Sei Tudo, setembro de 1928). ABAIXO: Composição da E. F. São Mateus transportando toras de madeira de Nova Venécia para o porto de São Mateus. Local e datas desconhecidos. Possivelmente final dos anos 1930 (Acervo Rogério F. Piva).



ACIMA: Horário dos trens da E. F. São Mateus e respectivas estações e paradas (Guia Levi, 05/1940).

ACIMA: Mapa da E. F. São Mateus (Guia Levi, 1942).

(Fontes: Acervo Rogério F. Piva; Eu Sei Tudo, 1928; www.saomateus-es.com.br; http://pt.wikipedia.org/wiki /Estrada_de_Ferro_ S%C3%A3o_Mateus; Guias Levi, 1932-51)
     
   
     
     
Atualização: 25.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.