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E. F. São
Mateus (c.1929-1941) |
PARADA
INDUSTRIAL (PARADA KM 47)
Município de São Mateus, ES |
E. F. São Mateus - km 47
(1940) |
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ES-4532 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. São Mateus foi aberta por volta de 1924 para ligar as
cidades de São Mateus e de Nova Venecia, no Espírito
Santo. Pouco tempo durou esta ferrovia de bitola de 60 cm, desativada
por volta de 1941. Ela não se ligava com nenhuma outra ferrovia
e tinha 68 km de via férrea. |
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A ESTAÇÃO: A Parada
Industrial não tem data de inauguração conhecida,
mas teria sido aberta quando do prolongamento em 1929 até Nova
Venecia; ou após.
Na época da Segunda Guerra Mundial, o coronel Eleosippo Cunha
tinha uma grande serraria no km 47 da ferrovia (a Parada Industrial)
e um grande estaleiro no porto, onde construiu os navios "Aymorés"
e "Timbiras", além de pequenos barcos. O trem chegava ao porto lotado
de madeira e de produtos agrícolas trazidos de Nova Venécia
e de outras regiões próximas. Por causa da pouca profundidade e largura
do rio em alguns trechos, os navios só podiam entrar ou sair de 15
em 15 dias, nas luas cheias e novas, quando as marés são mais altas.
Com relação à estação, ou parada,
não há referências de construções
- teria sido simples parada e desaparecida depois da desativação
da ferrovia por terem sido simples plataformas a céu aberto?
ACIMA: Horário dos trens da E. F.
São Mateus e respectivas estações e paradas (Guia
Levi, 05/1940).
ACIMA: Mapa da E. F. São Mateus (Guia Levi, 1942).
ACIMA: Local da Parada Industrial, ou parada 47. A plataforma seria em algum lugar ao lado dos trilhos nessa foto (Data desconhecida; de Eliezer Ortolani Nardoto: Imigração Italiana em São Mateus, Ed. Tribuna do Cricaré, 2009, p. 171).
(Fontes: http://www.saomateus-es.com.br; Daniel
Gentili; Guias Levi, 1932-51) |
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Atualização:
15.07.2019
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