|
|
E. F. São
Mateus (1923-1941) |
SÃO
MATEUS
Município de São Mateus, ES |
E. F. São Mateus - km 0
(1940) |
|
ES-4526 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 09.1923 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. São Mateus foi aberta por volta de 1924 para ligar as
cidades de São Mateus e de Nova Venecia, no Espírito
Santo. Pouco tempo durou esta ferrovia de bitola de 60 cm, desativada
por volta de 1941. Ela não se ligava com nenhuma outra ferrovia
e tinha 68 km de via férrea. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de São Mateus teria sido inaugurada em setembro de 1923.
A estrada de ferro ligava São Mateus ao núcleo de Nova
Venécia, ainda dentro do mesmo município, facilitando o
escoamento de madeira e café.
Assim, a memória de algo que parece não ter tido tanta
importância para a cidade desapareceu muito rapidamente: "Os
trilhos e maquinas foram vendidos
pelo governo estadual no dia 4 de novembro de 1941. O dinheiro arrecadado
foi utilizado para a construção da caixa d’água que encontra-se próximo
ao Museu Histórico Municipal. Quanto ao leito da estrada, foi feita
uma adequação e passou a ser utilizado como rodovia, que atualmente
é a Rodovia Miguel Cury Carneiro, que liga São Mateus a Nova Venécia"
(Wikipedia, pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_São_ Mateus,
entrada em 21/3/2011).
Os famosos Guias Levi, pelo menos até junho de 1945, ainda
davam horários para a ferrovia (provavelmente recebia informações
da ferrovia totalmente desatualizadas) - o que não fazia sentido
para uma estrada de ferro que teria vendido seu material já
no final de 1941. Em 1948, o Guia não mais a citava.
Em São Mateus havia um porto fluvial alimentado pela
ferrovia. Também ficava na cidade a sede da ferrovia, o escritório
central: o prédio está mantido até hoje para
outros usos.
Da estação não consegui notícias. Ficaria
junto a esse prédio? Algumas informações dão
conta de que ficava junto ao porto fluvial. Faz sentido. Mas o autor
deste site não conhece a cidade. Nem tem informações
do que resta no porto hoje em dia. O fato é que a ferrovia
era pequena - apenas 68 km, teria tido pouco material - apenas seis
locomotivas pequenas - e bitola de 60 cm. Além do mais, durou
pouco - menos de 20 anos de operação.
|
1923
AO LADO: Abertura da linha em 1923 (O Jornal, 12/9/1923).
|
ACIMA: Horário
dos trens da E. F. São Mateus e respectivas estações
e paradas (Guia Levi, 05/1940).
ACIMA: Mapa da E. F. São
Mateus (Guia Levi, 1942).
ACIMA: Teria sido este o prédio que abrigou a estação e os esreitórios da E. F. São Mateus? (Foto? Rodrigo Cabredo, 2009).
(Fontes: Rodrigo Cabredo, 2009; pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_São_ Mateus;
Guias Levi, 1932-51) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
11.10.2022
|
|