A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
São Mateus
João Bento
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. São Mateus (1923-1941)
SÃO MATEUS
Município de São Mateus, ES
E. F. São Mateus - km 0 (1940)   ES-4526
Altitude: -   Inauguração: 09.1923
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Mateus foi aberta por volta de 1924 para ligar as cidades de São Mateus e de Nova Venecia, no Espírito Santo. Pouco tempo durou esta ferrovia de bitola de 60 cm, desativada por volta de 1941. Ela não se ligava com nenhuma outra ferrovia e tinha 68 km de via férrea.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Mateus teria sido inaugurada em setembro de 1923. A estrada de ferro ligava São Mateus ao núcleo de Nova Venécia, ainda dentro do mesmo município, facilitando o escoamento de madeira e café.

Assim, a memória de algo que parece não ter tido tanta importância para a cidade desapareceu muito rapidamente: "Os trilhos e maquinas foram vendidos pelo governo estadual no dia 4 de novembro de 1941. O dinheiro arrecadado foi utilizado para a construção da caixa d’água que encontra-se próximo ao Museu Histórico Municipal. Quanto ao leito da estrada, foi feita uma adequação e passou a ser utilizado como rodovia, que atualmente é a Rodovia Miguel Cury Carneiro, que liga São Mateus a Nova Venécia" (Wikipedia, pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_São_ Mateus, entrada em 21/3/2011).

Os famosos Guias Levi, pelo menos até junho de 1945, ainda davam horários para a ferrovia (provavelmente recebia informações da ferrovia totalmente desatualizadas) - o que não fazia sentido para uma estrada de ferro que teria vendido seu material já no final de 1941. Em 1948, o Guia não mais a citava.


Em São Mateus havia um porto fluvial alimentado pela ferrovia. Também ficava na cidade a sede da ferrovia, o escritório central: o prédio está mantido até hoje para outros usos.

Da estação não consegui notícias. Ficaria junto a esse prédio? Algumas informações dão conta de que ficava junto ao porto fluvial. Faz sentido. Mas o autor deste site não conhece a cidade. Nem tem informações do que resta no porto hoje em dia. O fato é que a ferrovia era pequena - apenas 68 km, teria tido pouco material - apenas seis locomotivas pequenas - e bitola de 60 cm. Além do mais, durou pouco - menos de 20 anos de operação.

1923
AO LADO:
Abertura da linha em 1923 (O Jornal, 12/9/1923).

ACIMA:
Horário dos trens da E. F. São Mateus e respectivas estações e paradas (Guia Levi, 05/1940).

ACIMA:
Mapa da E. F. São Mateus (Guia Levi, 1942).

ACIMA: Teria sido este o prédio que abrigou a estação e os esreitórios da E. F. São Mateus? (Foto? Rodrigo Cabredo, 2009).

(Fontes: Rodrigo Cabredo, 2009; pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_São_ Mateus; Guias Levi, 1932-51)
     
   
     
     
Atualização: 11.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.