A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Estação 28
Figueira
Biagípolis
...

ramal de R. Preto-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
E. F. São Paulo-Minas (c.1960-1971)
FEPASA (1971-1998)
FIGUEIRA-SPM (QUILÔMETRO 23)
Município de Ribeirão Preto, SP
Ramal de Ribeirão Preto - km   SP-4081
23 km (de Ribeirão Preto)   Inauguração: c.1960
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928, pelos novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa, para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1930, a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964, o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento, da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado. O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas até os anos 90, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas o resto continua no mais completo abandono.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Figueira ficava no km 23 do ramal de Ribeirão Preto da E. F. São Paulo-Minas, entre as estações de Evangelina (Velha) e Biagípolis. Parece ter sido aberta por volta de 1960, quando começa a ser citada em guias e já estava em construção a ligação nova com a Mogiana. Foi aberta para ser cruzamento de trens e para embarque e desembarque de passageiros, segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960. Em todos os guias, ela era chamada de Quilômetro 23, o nome de Figueira (como o da estação de Biagípolis, que tinha esse nome até 1937, era por causa da Fazenda da Figueira) aparece apenas em relatos e também no Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, de 1986. Com a nova ligação entre a SPM e Mogiana (anos 1960), a nova quilometragem passou a iniciar em Evangelina-nova da Mogiana, onde a linha das duas ferrovias se separavam, correndo depois paralelas e juntas por quase 3 km, aí, sim, separando-se de vez, Com isso, Figueira passou a constar no km 9+500 da nova contagem. Ela servia como posto de abastecimento de água para as locomotivas e residência para a Turma de conserva da Via Permanente, denominada Turma 22. Ali havia estacionada uma

ACIMA: A estação em 1980, com um vagão já abandonado no início do triângulo (ao fundo). As casas de turma não podem ser vistas (Acervo Mauro Theodoro de Souza).
locomotiva a vapor que servia como bomba para abastecer a caixa d'água. Na foto onde você vê o vagão era sim um triângulo de reversão, mas na época da foto (abaixo) ele já não existia mais, apenas aquele vagão e um outro do outro lado do triângulo, que servia de moradia para um funcionário. Pouco tempo após as fotos eles foram incendiados por vândalos e a plataforma e as casas já abandonadas foram demolidas pela Fepasa. CLIQUE AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA SPM EM VÁRIAS ÉPOCAS
(Fontes: Mauro Theodoro de Souza; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. São Paulo-Minas: relação oficial de estações, 1937)
     

A estação em 1980. Acervo Mauro Theodoro de Souza

 
     
     
Atualização: 12.09.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.