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Estação 28
Figueira
Biagípolis
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ramal de R. Preto-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. São
Paulo-Minas (c.1960-1971)
FEPASA (1971-1998) |
FIGUEIRA-SPM
(QUILÔMETRO 23)
Município de Ribeirão Preto,
SP |
Ramal de Ribeirão Preto - km |
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SP-4081 |
23 km (de Ribeirão Preto) |
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Inauguração: c.1960 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928, pelos
novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa,
para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal
se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1930,
a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido
reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964,
o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento,
da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado.
O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha
nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna
foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada
agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu
seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas
até os anos 90, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial
entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas o resto
continua no mais completo abandono. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Figueira
ficava no km 23 do ramal de Ribeirão Preto da E. F. São
Paulo-Minas, entre as estações de Evangelina (Velha) e Biagípolis.
Parece ter sido aberta por volta de 1960, quando começa a ser
citada em guias e já estava em construção a ligação
nova com a Mogiana. Foi aberta para ser cruzamento de trens e para
embarque e desembarque de passageiros, segundo o Guia Geral das Estradas
de Ferro de 1960. Em todos os guias, ela era chamada de Quilômetro
23, o nome de Figueira (como o da estação
de Biagípolis, que tinha esse nome até 1937,
era por causa da Fazenda da Figueira) aparece apenas em relatos e
também no Relatório de Instalações Fixas
da Fepasa, de 1986. Com a nova ligação entre a SPM e Mogiana (anos
1960), a nova quilometragem passou a iniciar em Evangelina-nova
da Mogiana, onde a linha das duas ferrovias se separavam, correndo
depois paralelas e juntas por quase 3 km, aí, sim, separando-se
de vez, Com isso, Figueira passou a constar no km 9+500 da
nova contagem. Ela servia como posto de abastecimento de água para
as locomotivas e residência para a Turma de conserva da Via Permanente,
denominada Turma 22. Ali havia estacionada uma

ACIMA: A estação em 1980, com um vagão
já abandonado no início do triângulo (ao fundo).
As casas de turma não podem ser vistas (Acervo Mauro Theodoro
de Souza).
locomotiva a vapor que servia como bomba para abastecer
a caixa d'água. Na foto onde você vê o vagão era sim um triângulo
de reversão, mas na época da foto (abaixo) ele já não existia mais,
apenas aquele vagão e um outro do outro lado do triângulo, que servia
de moradia para um funcionário. Pouco tempo após as fotos eles foram
incendiados por vândalos e a plataforma e as casas já abandonadas
foram demolidas pela Fepasa. CLIQUE
AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA SPM EM
VÁRIAS ÉPOCAS
(Fontes: Mauro Theodoro de Souza; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; E. F. São Paulo-Minas:
relação oficial de estações, 1937)
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A estação em 1980. Acervo Mauro Theodoro de Souza |
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Atualização:
12.09.2010
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