|
|
E. F. São
Paulo-Minas (c.1963-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ESTAÇÃO
28
Município de Serrana, SP |
Ramal de Ribeirão Preto - km |
|
SP-4080 |
km 17 (de Ribeirão Preto) |
|
Inauguração: c.1963 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1963 (já demolido) |
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928, pelos
novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa,
para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal
se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1930,
a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido
reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964,
o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento,
da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado.
O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha
nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna
foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada
agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu
seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas
até os anos 90, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial
entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas o resto
continua no mais completo abandono. |
|
A ESTAÇÃO: "Meu
pai, que é ferroviário aposentado, morou em Evangelina (velha) até
ela ser demolida, quando ele e a família foram transferidos
para uma nova estação, construída onde as linhas da São Paulo-Minas
e a nova linha-tronco da Mogiana (variante de Bento Quirino-Entroncamento)
se afastavam, depois de correrem lado a lado quase 3 km desde que
se bifurcavam na estação de Evangelina-nova - a antiga
E-4. A Estação 28 ficava a quase 3 km de Evangelina-nova,
porém também foi demolida,
ACIMA:
A "estação 28" aparece longe, ao fundo e à
esquerda da foto. ABAIXO, pode ser vista mal-e-mal na ampliada na
mesma fotografia (Acervo Mauro Theodoro de Souza, provavelmente anos
1960).
dela restando hoje apenas os alicerces. Que eu saiba, ela nunca teve
um nome: nós a conhecíamos mesmo como "Estação 28" devido
ela ter sido construída no km 28 da antiga SPM - quilometragem medida
a partir da estação de Ipaúna (Serrinha) na época.
Depois que eliminaram o trecho Bento Quirino-Serrinha, em 1968, aí
a quilometragem passou a ser contada de Evangelina - e virou km 3"
(Mauro Theodoro de Souza, 05/2008). A linha da SPM juntou-se
com a variante nova da Mogiana por volta de 1963, por isso, a estação
deve ter sido construída por volta desse ano. CLIQUE
AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA SPM EM
VÁRIAS ÉPOCAS |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.08.2010
|
|