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Figueira
Biagípolis
Capeva
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ramal de R. Preto-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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E. F. São
Paulo-Minas (1957-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BIAGÍPOLIS
Município de Serrana, SP |
Ramal de Ribeirão Preto - km 45,587
(1960); km 31,077 (de Ribeirão Preto) (1960) |
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SP-1006 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1957 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1957? |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928, pelos
novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa,
para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal
se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1930,
a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido
reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964,
o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento,
da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado.
O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha
nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna
foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada
agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu
seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas
até os anos 90, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial
entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas o resto
continua no mais completo abandono. |
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A ESTAÇÃO: Aberta em 1957,
como um posto telegráfico, recebeu o nome da família Biagi,
pois ficava junto à Usina da Pedra. É uma das estações do antigo
ramal de Ribeirão Preto da SPM que, a partir de Evangelina-nova,
em 1965 passou a fazer parte da linha principal da SPM, a Ribeirão-São Sebastião
do Paraíso.
Em 1976, deixou de receber trens de passageiros. Em
1986, a estação ainda trocava staff.
No final de 2000,
a linha entre Evangelina-nova, no tronco da ex-Mogiana, e o
pátio de Biagípolis, foi reativado, depois de anos de
abandono total, para carregamento de trens da FCA na Usina da Pedra.
o seu pátio foi aumentado para que vagões de combustíveis e também
de açúcar possam ficar ali estacionados sem maiores problemas.
Da
estação para a frente, entretanto, os trilhos estavam
já cobertos de mato em 2007.
A estação foi demolida depois de 2010.
CLIQUE
AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA SPM EM
VÁRIAS ÉPOCAS
ACIMA: Pátio de Biagípolis,
ou da Usina da Pedra, em 2010 (Foto Silvio __). |
ACIMA: Pátio de Biagípolis, ou da Usina da Pedra,
em 2010 (Foto Silvio __). |
Fonte: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Fernando
Cavallari; Rodrigo Flores; Silvio __; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, fechada, em 28/01/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, fechada, em 28/01/2000. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 2006. Foto Fernando Cavallari |
Estação em 2007, já sem plataforma nem
a sua cobertura. Foto Rodrigo Flores |
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Atualização:
25.07.2020
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