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VXY Mogiana em MG
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Figueira
Biagípolis
Capeva
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ramal de R. Preto-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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E. F. São Paulo-Minas (1957-1971)
FEPASA (1971-1998)
BIAGÍPOLIS
Município de Serrana, SP
Ramal de Ribeirão Preto - km 45,587 (1960); km 31,077 (de Ribeirão Preto) (1960)   SP-1006
Altitude: -   Inauguração: 1957
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1957?
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928, pelos novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa, para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1930, a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964, o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento, da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado. O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas até os anos 90, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas o resto continua no mais completo abandono.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1957, como um posto telegráfico, recebeu o nome da família Biagi, pois ficava junto à Usina da Pedra. É uma das estações do antigo ramal de Ribeirão Preto da SPM que, a partir de Evangelina-nova, em 1965 passou a fazer parte da linha principal da SPM, a Ribeirão-São Sebastião do Paraíso.

Em 1976, deixou de receber trens de passageiros. Em 1986, a estação ainda trocava staff.

No final de 2000, a linha entre Evangelina-nova, no tronco da ex-Mogiana, e o pátio de Biagípolis, foi reativado, depois de anos de abandono total, para carregamento de trens da FCA na Usina da Pedra. o seu pátio foi aumentado para que vagões de combustíveis e também de açúcar possam ficar ali estacionados sem maiores problemas.

Da estação para a frente, entretanto, os trilhos estavam já cobertos de mato em 2007.

A estação foi demolida depois de 2010.

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ACIMA: Pátio de Biagípolis, ou da Usina da Pedra, em 2010 (Foto Silvio __).

ACIMA: Pátio de Biagípolis, ou da Usina da Pedra, em 2010 (Foto Silvio __).
Fonte: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Fernando Cavallari; Rodrigo Flores; Silvio __; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, fechada, em 28/01/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, fechada, em 28/01/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 2006. Foto Fernando Cavallari

Estação em 2007, já sem plataforma nem a sua cobertura. Foto Rodrigo Flores
   
     
Atualização: 25.07.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.