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Itaici
Francisco Quirino
Helvétia
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Saída para o ramal de Jundiaí: Quilombo
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ramal de Campinas-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana
(1919-1971)
Fepasa (1971-c.1988) |
FRANCISCO QUIRINO
Município de Indaiatuba, SP |
Ramal de Campinas - km 148,422
Ramal de Jundiaí - km 148,422 |
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SP-0838 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1919 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1873,
foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí
da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana
em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque,
a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco
Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas.
Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação
da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976.
O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado e
entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o VLT,
hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década
dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana
de Campinas sumiram bem antes. |
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A ESTAÇÃO: Originalmente
chamada de "chave de ligação", ganhou o nome definitivo, Francisco
Quirino, somente em 1922. Ficava no entroncamento das linhas que
vinham de Jundiaí, da Ituana original, e da que vinha de Campinas,
construída posteriormente pela Sorocabana. Em 1934, foi classificada
como posto telegráfico de categoria B (*). De acordo
com moradores da vila de Quilombo, era uma parada, uma construção
pequena. Foi desativada nos anos 1970, com a desativação, nessa época,
do ramal de Jundiaí, ou seja, a linha que unia
essa parada a Jundiaí e que originalmente foi parte da linha-tronco
da Ituana. "Desconfio que essa estação seja
a mesma que minha mãe comenta que descia
quando ia visitar o bisavô, ela lembra de uma
estação antes de Itaici que se chamava " e o vento
levou" devido a um temporal ter derrubado a cobertura da estação
e na qual o trem não chegava a parar" (Tábata
Gierse, 05/2005). Seria esta estação a de Quilombo
ou seria a de Francisco Quirino, onde as linhas se encontravam?
"Eu, entre 10 e 14 anos, frequentava assiduamente a estação
de Itaici. Conheci os restos mortais da parada Francisco Quirino.
Recentemente me aventurei pelos matagais e achei a base de concreto
desta parada, é bem pequena. Não há quase nada hoje"
(Osvalter Moller, 05/2007). A estação já
não aparecia no Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960.
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia
das estações collateraes respectivas".
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(Fontes: Osvalter Moller; Tábata Gierse; Folha
de S. Paulo, 14/7/1961; E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1875-1956; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Atualização:
28.07.2016
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