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Mailaski
Gabriel Piza
São Roque
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1928-1971)
FEPASA (1971-1998) |
GABRIEL
PIZA-NOVA
Município de São Roque, SP |
Linha-tronco - km 58,300 (1931) |
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SP-0849 |
Altitude: 838 m |
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Inauguração: 1928 |
Uso atual: em ruínas (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Aberta
em 1919 como Taboão, a partir de 1921 passou a ser chamada
de Gabriel Piza.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
O prédio da estação, provavelmente dos anos 1930, ainda sobrevive,
abandonado e depredado, perto da vila de Taboão, a cerca de
1 km da estrada que leva a Sorocamirim.
"Um senhor que mora perto dela me contou quando lá estive
que o pessoal derrubou a estação pra roubar o material, ele disse
que via a turma enchendo carrinhos de mão com tijolos, telhas, janelas...
O interessante é que os tijolos tem a logomarca EFS" (Eric
Mantuan, 12/2008).
(veja também GABRIEL PIZA-VELHA)
ACIMA: Linhas de Gabriel Piza a partir de
1928 (azul) e até 1928 (linha amarela). Onde estaria situada
a estação velha? - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO
MAIOR (Google Maps - desenho Adriano Martins).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de cobertura na plataforma
da estação
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ACIMA: Loteamento de Guairacá, próximo
à estação, usou em 1950 a proximidade da estação
para alavancar a venda de lotes (Folha da Manhã, 18/6/1950).
ACIMA: A estação de Gabriel Piza ainda estava
inteira quando os Toshibas da Fepasa vinham de Mairinque para Itapevi,
nesta foto tomada em 31 de maio de 1992. Os "montinhos"
eram para permitir o embarque nas portas mais altas dos Toshibas.
Até 1998, a linha Mairinque-Itapevi ainda funcionou. Hoje eles
rodam apenas no trecho Itapevi-Amador Bueno, em mau estado de conservação.
Alguns foram rodar em Salvador, tendo sido totalmente reformados há
cerca de 2 anos pela CBTU (Foto Carlos Roberto de Almeida, 1992).
ACIMA: Trem cargueiro da ALL passa pelas ruínas da estação de Gabriel Piza em 2010 (Foto: Eric Mantuan).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local. 1998;
Carlos Roberto de Almeida, 1992; Eric Mantuan, 2008 e 2010; Ricardo Koracsony, 2002, 2005 e 2008; Adriano
Martins; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1900-69; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
08.07.2023
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