A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Interlagos-nova
Grajaú
Varginha
...

ramal de Jurubatuba-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
FEPASA (1992-1994)
CPTM (1994-2001)
GRAJAÚ
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km 28,414   SP-1953
Altitude: -   Inauguração: 26.09.1992
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1992
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba, mas em 2008 a linha foi reformada e agora chega até a estação terminal de Grajaú-nova. A linha hoje está totalmente desativada para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Grajaú foi aberta em 1992, no bairro do mesmo nome. Como na de Interlagos-nova, eram duas plataformas de madeira construídas junto ao pontilhão que passava sobre a Av. Belmira Marin. As duas plataformas tinham atrás de si um barranco com desnível de aproximadamente 5 metros de altura considerando o nível da avenida.

A estação foi desativada em dezembro de 2001, juntamente com o tráfego no trecho Jurubatuba-Varginha, segundo a CPTM, por "motivos de segurança".

Foi demolida, com a construção da linha nova em bitola larga, obra que somente foi entregue em 2008, quando uma nova estação foi entregue com o mesmo nome pela CPTM. (Veja também GRAJAÚ-NOVA)


ACIMA: A velha estação de Grajaú em foto de 1999 (Foto Antônio Carlos Maia). ABAIXO: Comparação do local da estação em 2000 e em 2015 (já havia sido demolida) (Fotos Carlos Roberto de Almeida).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Antônio Carlos Maia; Raimundo Gomes dos Santos; William Gimenez; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Grajaú, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação de Grajaú, em 23/08/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
     
Atualização: 10.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.