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Interlagos-nova
Grajaú
Varginha
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ramal de Jurubatuba-1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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FEPASA (1992-1994)
CPTM (1994-2001) |
GRAJAÚ
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km 28,414 |
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SP-1953 |
Altitude: - |
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Inauguração: 26.09.1992 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1992 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba, mas em 2008 a linha foi
reformada e agora chega até a estação terminal
de Grajaú-nova. A linha hoje está totalmente desativada
para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Grajaú foi aberta em 1992, no bairro do mesmo nome.
Como na de Interlagos-nova, eram duas plataformas de madeira
construídas junto ao pontilhão que passava sobre a Av. Belmira
Marin. As duas plataformas tinham atrás de si um barranco com desnível
de aproximadamente 5 metros de altura considerando o nível da avenida.
A estação foi desativada em dezembro de 2001, juntamente
com o tráfego no trecho Jurubatuba-Varginha, segundo
a CPTM, por "motivos de segurança".
Foi demolida, com a construção da linha nova em bitola
larga, obra que somente foi entregue em 2008, quando uma nova estação
foi entregue com o mesmo nome pela CPTM. (Veja também GRAJAÚ-NOVA)
ACIMA: A velha estação de Grajaú
em foto de 1999 (Foto Antônio Carlos Maia). ABAIXO: Comparação
do local da estação em 2000 e em 2015 (já havia
sido demolida) (Fotos Carlos Roberto de Almeida).
(Fontes:
Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Antônio
Carlos Maia; Raimundo Gomes dos Santos; William Gimenez; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Grajaú, anos 1990. Foto cedida
por William Gimenez |
A estação de Grajaú, em 23/08/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
10.08.2021
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