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VXY Mogiana em MG
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Grajaú
Varginha
Evangelista de Souza
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ramal de Jurubatuba-1980
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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FEPASA (1992-1994)
CPTM (1994-2001)
VARGINHA
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km 32,939   SP-2954
Altitude: -   Inauguração: 26.09.1992
Uso atual: demolida em 2005   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1992 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Varginha foi inaugurada em 1992. Era também uma plataforma de madeira coberta, mas, neste caso, no mesmo nível da rua.

"A extensão dos trens metropolitanos entre Jurubatuba e Varginha veio de forma provisória em 1992, devido ao fato de que a via duplicada em bitola larga só vinha até Jurubatuba. E na época duplicar a via até Varginha era um investimento expressivo. Então implantaram o sistema aproveitando a bitola métrica, até então só utilizada para cargas, e nos fins de semana um trem turistico até Santos.

"Na verdade, copiaram o mesmo sistema entre Amador Bueno e Itapevi. Só que o sistema provisório ficou mesmo definitivo. O maior erro no sistema implantado pela Fepasa, e seguido pela CPTM, é a não cobrança de tarifa entre Jurubatuba e Varginha. Só paga pela passagem o usuário que segue viagem no sentido Osasco/Júlio Prestes e vice-versa, mas quem desembarca em Jurubatuba vindo de Varginha, ou vai de Jurubatuba até Varginha, anda de graça. Dai imagine: trem de graça na periferia... segundo o pai de um colega meu, que já é falecido e morou boa parte de sua vida aqui no bairro, estes mesmos trens que circulam até Varginha (TUE-TOSHIBA) antigamente circulavam entre a estação Cidade Dutra e a Júlio Prestes, e até Evangelista de Souza circulava um trem de longo percurso, que saia de Evangelista de manhã e retornava da Júlio Prestes à tarde. Veja só: até o final dos anos 70, era possivel pegar um trem daqui da Cidade Dutra direto para o centro na Júlio Prestes.

"Hoje, temos de ir até Jurubatuba, pegar o trem para Osasco, e fazer a baldeação em Presidente Altino para seguir até Jú
lio Prestes" (Anderson Conte, 2001).

A estação foi desativada em dezembro de 2001, juntamente com o tráfego no trecho de Jurubatuba a Varginha, segundo a CPTM, por "motivos de segurança". A estação já foi demolida (03/2005).


ACIMA: Um dos últimos trens, os Toshiba da antiga Sorocabana, que rodaram até Varginha, em 2001 (Autor desconhecido).


SOBRE A NOVA ESTAÇÃO DE VARGINHA, AINDA NÃO INAUGURADA E COM PREVISÃO PARA SÊ-LA DURANTE O ANO DE 2023:

ACIMA: Quanto à estação que está sendo montada no local onde ficava o prédio velho e bastante menor e diferente do era até 2001, quando o trem deixou de usá-la: A nova estação, a ser inaugurada durante o ano de 2023, ela já conta (em janeiro de 2023) com itens que demonstram um ritmo mais acelerado nas obras. Entre eles estão os trilhos, que praticamente já foram reinstalados desde a estação de Mendes-Vila Natal, faltando apenas um pequeno trecho na plataforma sentido norte. A cobertura já ocupa todo o espaço previsto, mas ainda recebendo estruturas finais enquanto já é possível ver a alimentação aérea montada e as estruturas de iluminação da plataformai (Texto e fotos: metrocptm.com.br e Techdrones, em o1/1973).

(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local; Anderson Conte; Ricardo Koracsony; William Gimenez; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação em 23/08/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

A estação já demolida, em 03/2005. Foto Ricardo Koracsony
     
     
Atualização: 11.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.