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Grajaú
Varginha
Evangelista de Souza
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ramal de Jurubatuba-1980
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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FEPASA (1992-1994)
CPTM (1994-2001) |
VARGINHA
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km 32,939 |
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SP-2954 |
Altitude: - |
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Inauguração: 26.09.1992 |
Uso atual: demolida em 2005 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1992 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Varginha foi inaugurada em 1992. É também
uma plataforma de madeira coberta, mas, neste caso, no mesmo nível
da rua. "A extensão dos trens metropolitanos entre
Jurubatuba e Varginha, veio de forma provisória em 1992, devido
ao fato de que a via duplicada em bitola larga só vir até
Jurubatuba. E na época duplicar a via até Varginha,
era um investimento expressivo. Então implantaram o sistema
aproveitando a bitola métrica, até então só
utilizada para cargas, e nos fins de semana um trem turistico até
Santos. Na verdade, copiaram o mesmo sistema entre Amador Bueno e
Itapevi. Só que o sistema provisório ficou mesmo definitivo.
O maior erro no sistema implantado pela Fepasa, e seguido pela CPTM,
é a não cobrança de tarifa entre Jurubatuba e
Varginha. Só paga pela

ACIMA: Um dos últimos trens, os Toshiba da antiga
Sorocabana, que rodaram até Varginha, em 2001 (Autor desconhecido).
passagem o usuário que segue viagem no sentido Osasco/Júlio
Prestes e vice-versa, mas quem desembarca em Jurubatuba vindo de Varginha,
ou vai de Jurubatuba até Varginha, anda de graça. Dai
imagine: trem de graça na periferia... segundo o pai de um
colega meu, que já é falecido e morou boa parte de sua
vida aqui no bairro, estes mesmos trens que circulam até Varginha
(TUE-TOSHIBA) antigamente circulavam entre a estação
Cidade Dutra e a Júlio Prestes, e até Evangelista de
Souza circulava um trem de longo percurso, que saia de Evangelista
de manhã e retornava da Júlio Prestes à tarde.
Veja só: até o final dos anos 70, era possivel pegar
um trem daqui da Cidade Dutra direto para o centro na Júlio
Prestes. Hoje, temos de ir até Jurubatuba, pegar o trem para
Osasco, e fazer a baldeação em Presidente Altino para
seguir até Júlio Prestes" (Anderson Conte,
2001). A estação foi desativada em dezembro
de 2001, juntamente com o tráfego no trecho de Jurubatuba
a Varginha, segundo a CPTM, por "motivos de segurança".
A estação já foi demolida (03/2005).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local;
Anderson Conte; Ricardo Koracsony; William Gimenez; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação, anos 1990. Foto cedida por William
Gimenez |

A estação em 23/08/1998. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |

A estação já demolida, em 03/2005. Foto
Ricardo Koracsony |
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Atualização:
21.10.2015
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