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VXY Mogiana em MG
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Ribeirão Pires
Guapituba
Mauá
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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São Paulo Railway (1907-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-)
GUAPITUBA
Município de Mauá, SP
Linha-tronco - km 49,375 (1935)   SP-1984
Altitude: -   Inauguração: 01.05.1907
Uso atual: estação da CPTM   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1983
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: Guapituba era um posto telegráfico, aberto em 1907. Uma notícia de jornal publicada em 12 de maio de 1907 no jornal O Estado de S. Paulo mostra que "O Governo Federal concedeu à SPR licença para construir um posto telegráfico no kilometro 50". Com maior movimento, acabou tendo uma estrutura de estação para os trens metropolitanos. A estação atual foi inaugurada em 4/6/1983, e construída sobre estrutura de trilhos para permitir uma construção mais rápida, em apenas oito meses. Foi nesse dia que Guapituba passou a ser realmente uma estação. Se o trem parava nela antes, deveria ser somente no tipo "tem alguém para subir ou descer". Os pedidos para a contrução de uma estação no local vinham desde 1972. Em 1994 passou a operar para a linha D (Luz-Rio Grande da Serra) da CPTM. Em 2005, as notícias dão conta de

ACIMA: A atual estação de Guapituba em construção, em 1983 (Autor desconhecido. Acervo Luiz Fernando da Silva).
que "onde havia trilhos, pedras, concreto e mato, agora florescem rosas, cravos, dálias e azaléias. A paisagem árida da estação de Guapituba foi substituída por um belo jardim. O responsável foi o faxineiro José Nilton da Silva de Souza. Ao lado da plataforma 1, ficam as flores. Na 2, bananeiras, goiabeiras, feijão e mandioca. O jardim da estação tornou-se uma referência na linha D da CPTM. Valdemar Cardoso, chefe da estação, diz que todos adoram
" (O Estado de S. Paulo, 26/02/2005).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Glauber Guedes; Luiz Fernando da Silva; William Gimenez; Felipe Golfeto; Rafael Asquini; O Estado de S. Paulo, 1983 e 2005; Revista Ferrovia, 1983; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação na época da inauguração (4/6/1983). Foto da revista Ferrovia no. 90, mai/jun 1983

A estação nos anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação em 12/2008. Foto Felipe Golfeto

Entrada da estação em 2014. Foto Glauber Guedes
   
     
Atualização: 29.03.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.