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Ribeirão Pires
Guapituba
Mauá
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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São Paulo
Railway (1907-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-) |
GUAPITUBA
Município de Mauá, SP |
Linha-tronco - km 49,375 (1935) |
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SP-1984 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.05.1907 |
Uso atual: estação da CPTM |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1983 |
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HISTORICO DA LINHA: A São Paulo
Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de
ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por
investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores
acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: Guapituba
era um posto telegráfico, aberto em 1907. Uma notícia de jornal
publicada em 12 de maio de 1907 no jornal O Estado de S. Paulo
mostra que "O Governo Federal concedeu à SPR licença
para construir um posto telegráfico no kilometro 50".
Com maior movimento, acabou tendo uma estrutura de estação para os
trens metropolitanos. A estação atual foi inaugurada em 4/6/1983,
e construída sobre estrutura de trilhos para permitir uma construção
mais rápida, em apenas oito meses. Foi nesse dia que Guapituba
passou a ser realmente uma estação. Se o trem parava
nela antes, deveria ser somente no tipo "tem alguém para
subir ou descer". Os pedidos para a contrução de
uma estação no local vinham desde 1972. Em 1994 passou
a operar para a linha D (Luz-Rio Grande da Serra) da CPTM.
Em 2005, as notícias dão conta de
ACIMA: A atual estação de Guapituba em
construção, em 1983 (Autor desconhecido. Acervo Luiz
Fernando da Silva).
que "onde havia trilhos, pedras, concreto e mato,
agora florescem rosas, cravos, dálias e azaléias. A
paisagem árida da estação de Guapituba foi substituída
por um belo jardim. O responsável foi o faxineiro José
Nilton da Silva de Souza. Ao lado da plataforma 1, ficam as flores.
Na 2, bananeiras, goiabeiras, feijão e mandioca. O jardim da
estação tornou-se uma referência na linha D da
CPTM. Valdemar Cardoso, chefe da estação, diz que todos
adoram" (O Estado de S. Paulo, 26/02/2005).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Glauber
Guedes; Luiz Fernando da Silva; William Gimenez; Felipe Golfeto; Rafael
Asquini; O Estado de S. Paulo, 1983 e 2005; Revista Ferrovia, 1983;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação na época da inauguração
(4/6/1983). Foto da revista Ferrovia no. 90, mai/jun
1983 |
A estação nos anos 1990. Foto cedida por William
Gimenez |
A estação em 12/2008. Foto Felipe Golfeto |
Entrada da estação em 2014. Foto Glauber Guedes |
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Atualização:
29.03.2015
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