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FEPASA (1983-1998)
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GUARÁ-NOVA
Município de Guará, SP |
Variante Entroncamento-Amoroso Costa -
km 390,400 (1986) |
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SP-1980 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1983 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c. 1988 |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
Entroncamento-Amoroso Costa foi construída e aberta pela Fepasa em
6 de fevereiro de 1979, para cargas, e em 10 de maio de 1979, para
substituir o antigo ramal de Igarapava, da ex-Mogiana, passando a
oeste da linha velha e com novas estações. A variante, unida ao tronco
retificado da antiga Mogiana, passaram a constituir uma linha única
entre Boa Vista, em Campinas, e Araguari, em Minas Gerais. O tráfego
de passageiros da linha cessou em setembro de 1997. |
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A ESTAÇÃO: Guará-nova
foi aberta por volta de 1983, anos após a abertura da variante
Entroncamento-Amoroso Costa (1979), com um vagão servindo como
estação, que, em 1986, segundo o Relatório de Instalações Fixas
da Fepasa, desse ano, ainda continuava por ali.
Paulo Cury,
de Jundiaí, afirma que, mais tarde, o prédio definitivo acabou
sendo construído. Em 2005, quando ali estive pela última vez, o pátio da estação de Guará-nova ficava atrás
de uma fábrica chamada Busa, na via Anhanguera, no km 397 da rodovia,
onde a linha passa relativamente próxima (podia ser vista das duas
pistas).
Estava ao lado esquerdo de quem seguia pela estrada para Igarapava.
A quilometragem da linha na entrada sul do pátio mostrava 389. A FEPASA,
no seu relatório de instalações fixas de 1986, mostrava a estação como
um vagão e no km 390,400. Não encontrei vestígios de uma ex-estação por ali. Existiam
a linha principal e um desvio. Nem plataforma, nem nada. Como normalmente
não se demolem a plataforma, a impressão que se dá é que jamais tenha sido
construída uma estação ali.
Nas fotos abaixo, uma é da estação-vagão
em 1986 (péssima foto, infelizmente, mas dá para ver que era um vagão
claro); na seguinte, a entrada sul do pátio, vista no sentido de Ribeirão
Preto; na outra, os desvios, no sentido Igarapava. Os montes
de "pedras" à esquerda da foto na verdade eram pilhas de dormentes
de concreto. O que parecia um vagão escuro ao fundo deu para ver que
não estava tão junto à linha (deu para ver ali, mas na foto não está claro)
e que não havia nenhuma plataforma.
ACIMA: Placa da estação em 2019. O pátio ferroviário é bem grande e sempre abriga trens e vagões na espera (Foto Rodrigo Flores em 31/8/2019). |
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Numa imagem infelizmente muito ruim, o vagão-estação
em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano |
Entrada sul do pátio de Guará-nova, em 28/12/2005.
Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
Pátio de Guará-nova, em 28/12/2005. Foto Ralph
Mennucci Giesbrecht |
Placa de quilometragem na entrada sul do pátio, em 28/12/2005.
Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
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Atualização:
01.09.2019
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