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VXY Mogiana em MG
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S. Joaquim da Barra-nova
Guará-nova
Ituverava-nova
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Variante Entroncamento-Amoroso Costa - 1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2005
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FEPASA (1983-1998)
GUARÁ-NOVA
Município de Guará, SP
Variante Entroncamento-Amoroso Costa - km 390,400 (1986)   SP-1980
Altitude: -   Inauguração: 1983
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1988
 
HISTORICO DA LINHA: A variante Entroncamento-Amoroso Costa foi construída e aberta pela Fepasa em 6 de fevereiro de 1979, para cargas, e em 10 de maio de 1979, para substituir o antigo ramal de Igarapava, da ex-Mogiana, passando a oeste da linha velha e com novas estações. A variante, unida ao tronco retificado da antiga Mogiana, passaram a constituir uma linha única entre Boa Vista, em Campinas, e Araguari, em Minas Gerais. O tráfego de passageiros da linha cessou em setembro de 1997.
 
A ESTAÇÃO: Guará-nova foi aberta por volta de 1983, anos após a abertura da variante Entroncamento-Amoroso Costa (1979), com um vagão servindo como estação, que, em 1986, segundo o Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, desse ano, ainda continuava por ali.

Paulo Cury
, de Jundiaí, afirma que, mais tarde, o prédio definitivo acabou sendo construído. Em 2005, quando ali estive pela última vez, o pátio da estação de Guará-nova ficava atrás de uma fábrica chamada Busa, na via Anhanguera, no km 397 da rodovia, onde a linha passa relativamente próxima (podia ser vista das duas pistas).

Estava ao lado esquerdo de quem seguia pela estrada para Igarapava. A quilometragem da linha na entrada sul do pátio mostrava 389. A FEPASA, no seu relatório de instalações fixas de 1986, mostrava a estação como um vagão e no km 390,400. Não encontrei vestígios de uma ex-estação por ali. Existiam a linha principal e um desvio. Nem plataforma, nem nada. Como normalmente não se demolem a plataforma, a impressão que se dá é que jamais tenha sido construída uma estação ali.

Nas fotos abaixo, uma é da estação-vagão em 1986 (péssima foto, infelizmente, mas dá para ver que era um vagão claro); na seguinte, a entrada sul do pátio, vista no sentido de Ribeirão
Preto
; na outra, os desvios, no sentido Igarapava. Os montes de "pedras" à esquerda da foto na verdade eram pilhas de dormentes de concreto. O que parecia um vagão escuro ao fundo deu para ver que não estava tão junto à linha (deu para ver ali, mas na foto não está claro) e que não havia nenhuma plataforma.



ACIMA: Placa da estação em 2019. O pátio ferroviário é bem grande e sempre abriga trens e vagões na espera (Foto Rodrigo Flores em 31/8/2019).
     

Numa imagem infelizmente muito ruim, o vagão-estação em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

Entrada sul do pátio de Guará-nova, em 28/12/2005. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

Pátio de Guará-nova, em 28/12/2005. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht

Placa de quilometragem na entrada sul do pátio, em 28/12/2005. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht
   
     
Atualização: 01.09.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.