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Guará-nova
Ituverava-nova
Aramina-nova
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Variante Entroncamento-Amoroso Costa - 1980
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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FEPASA (1979-1998)
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ITUVERAVA-NOVA
Município de Ituverava, SP |
Variante Entroncamento-Amoroso Costa - km 401,560 (1986) |
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SP-2138 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1979 |
Uso atual: abandonada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
Entroncamento-Amoroso Costa foi construída e aberta pela Fepasa em
6 de fevereiro de 1979, para cargas, e em 10 de maio de 1979, para
substituir o antigo ramal de Igarapava, da ex-Mogiana, passando a
oeste da linha velha e com novas estações. A variante, unida ao tronco
retificado da antiga Mogiana, passaram a constituir uma linha única
entre Boa Vista, em Campinas, e Araguari, em Minas Gerais. O tráfego
de passageiros da linha cessou em setembro de 1997. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Ituverava-nova foi inaugurada em 1979, juntamente com a variante
Entroncamento-Amoroso Costa, que subsituiu o antigo ramal
de Igarapava. Ela é do mesmo tipo das outras estações da variante,
que foram construídas na mesma época pela Fepasa.
Atendeu a embarque e desembarque de passageiros até setembro de 1997,
quando o trem de passageiros foi suprimido.
Em 2000 o prédio, vítima de vandalismo, já tinha suas instações
destruídas, pias, paredes, vidros... na verdade, o acesso à estação
é difícil, somente possível por ruas tortuosas de terra, no meio do
nada. Mesmo assim, fica a menos de dois quilômetros da estação antiga.
Esta é a distância que se tem de tomar para chegar ao prédio antigo,
seguindo pelos trilhos e a partir de uma certo ponto, pegar o desvio
industrial que foi mantido para a estação velha.
Em 2018 continuava
abandonada e cada vez mais destruída. O mato escalava as suas paredes. Um milagre ainda estar em pé.
(veja também ITUVERAVA)
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1988
AO LADO: Acidente com trem
de combustíveis e de outgro com minérios e milho
na estação matou duas pessoas em 1988 (Folha
de São Paulo, 5/4/1988).
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ACIMA e ABAIXO: Novo acidente em Ituverava em 1989. Seria o mesmo de 1988 relatado mais acima, de 1988, com o autor destas duas fotos tendo se enganado na data? (Fotos José Roberto França).
ACIMA: Pátio e estação de Ituverava,
ainda inteiros, em 14/2/1996, quando o trem de passageiros ainda parava
ali (Foto Carlos R. Almeida).
Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo
Flores; Paulo Cury; Carlos R. Almeida; Diário da Manhã,
Ribeirão Preto, 10/05/1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Em 1988, trens manobram em Ituverava-nova. Foto Paulo Cury |
Em 17/06/2000, a estação já inoperante
e totalmente destruída por dentro. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Atrás do mato, a estação (17/06/2000).
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação já abandonada em 25/11/2018. Foto Rodrigo Flores |
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Atualização:
12.08.2020
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