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Luiz Carlos
Guararema
São Silvestre
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. do Norte (1876-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1998) |
GUARAREMA (antiga PARAHYBA)
Município de Guararema, SP (veja
a cidade) |
Ramal de São Paulo - km
426,743 (1928) |
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SP-1978 |
Altitude: 578,994 m |
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Inauguração: 02.07.1876 |
Uso atual: museu municipal (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1927 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta com o nome de Parahyba, em 2 ou 3 de abril de 1876 pela E. F. do Norte (veja caixas abaixo, de 1876),
pois, logo depois da estação, que fica em curva, existe a ponte sobre
o rio Paraíba, muito bonita. Em 28 de abril de 1877, o nome Guararema
foi adotado para a estação (ver caixa abaixo, de 1877, com horário de trens da época).
Aliás, a ponte de ferro que hoje lá existe é
a segunda: esta última foi construída e entregue em
1909 (O Estado de S. Paulo, 30/9/1909). A primeira, em abril de 1876 (ver caixas abaixo).
A estação da inauguração no final de março de 1876 era provisória (veja caixa abaixo, de 1876) e a definitiva construída depois seria tsmbém substituída por outra em 1927, que é a que está no local até hoje.
A data de 3 de julho citada na cabeceira desta página pode se referir à estação que se pretencia ser a definitiva. Como se vê, as datas são confusas e não se sabe realmente quais foram as datas de inauguração da primeira (provisória) e da segunda estação.
Excursão da Escola Alemã - que imagino aqui ser o atual Colégio Visconde de Porto Seguro, da capital paulista - para a estação ferroviária de Guararema, em 1883. Hoje isso não seria possível fazer pelos trens que ainda existem. A linha férrea, nesse trecho, ainda existe e é utilizada por trens cargueiros da MRS. Hoje, de trem, pode-se chegar de SP até a estação de Estudantes, ponto final da CPTM nessa linha, uma estação adiante de Mogi das Cruzes. Entre Estudantes e Guararema, existem as estações (desativadas) de Cesar de Souza, Sabaúna e Luiz Carlos. Porém, entre Luiz Carlos e Guararema, é possível viajar de trem turístico aos fins de semana.
Os trilhos ali estiveram abandonados por anos, por causa da não utilização
do trecho após 1996, mas em 2003, com os cargueiros vindos
de São Silvestre, onde está a fábrica
da Votorantim, voltaram a ser utilizados com freqüência.
Em 2021, já havia vários anos o prédio da estação
funcionava como museu e estava muito bem cuidado. Um trem turístico,
correndo da estação até Luiz Carlos, ida
e volta, funcionava todos os finais de semana.
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1876
AO LADO: O túnel de ferro sobre o Parahyba do Sul e anuncia-se o primeiro comboio desde SP para o dia 19 (curiosamente, quando esta notícia foi publicada o dia 19 já havia passado). Note-se que a estação ainda era uma provisória (A Provincia de
S. Paulo, 24/3/1876). |
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1876
AO LADO: A ponte de ferro sobre o Parahyba do Sul está pronta e espera-se pelo primeiro teste de locomotiva sobre ela (A Provincia de
S. Paulo, 25/3/1876). |
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1876
AO LADO: O tráfego entre SP e Guararema começará dia 3 de abril (A Provincia de
S. Paulo, 31/3/1876). |
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1876
AO LADO: Horário dos trens divulgados a partir do dia 30 de março (A Provincia de
S. Paulo, 31/3/1876). |
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1876
AO LADO: A magnifica ponte de ferro sobre o Parahyba do Sul está finalmente pronta(A Provincia de
S. Paulo, 18/4/1876). |
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1877
AO LADO: Novo horário de trens em fins de abril e, também, mudança de nome da estação, de Parahyba para Guararema - ver no pé da notícia. Notar que nessa data, (29 de abril) ainda não havia estações no trecho de Norte a Mogi - CLIQUE SOBRE O TEXTO PÁRA VÊ-LO NA INTEGRA) (A Provincia de
S. Paulo, 29/4/1877). |
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1877
AO LADO: Guararema tem problemas de acesso a ela - CLIQUE SOBRE O TEXTO PÁRA VÊ-LO NA INTEGRA) (A Provincia de
S. Paulo, 22/7/1877). |
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1877
AO LADO: As paradas do trem em Guararema (A Provincia de
S. Paulo, 08/08/1877). |
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1881
AO LADO: Acidente na estação de Guararema (A Provincia de
S. Paulo, 01/03/1881). |
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1883
AO LADO: Excursão da Escola Alemã - que imagino aqui ser o atual Porto Seguro (onde o autor deste site estudou, nos anos 1950 e 60)- para a estação ferroviária de Guararema, em 1883. Hoje isso não seria possível fazer pelos trens que ainda existem. A linha férrea, nesse trecho, ainda existe e é utilizada por trens cargueiros da MRS. Hoje, de trem, pode-se chegar de SP até a estação de Estudantes, ponto final da CPTM nessa linha, uma estação adiante de Mogi das Cruzes. Entre Estudantes e Guararema, existem as estações (desativadas) de Cesar de Souza, Sabaúna e Luiz Carlos. Porém, entre Luiz Carlos e Guararema, é possível viajar de trem turístico aos fins de semana. (A Provincia de
S. Paulo, 19/07/1883). |
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1884
AO LADO: Desordem na estação (A Provincia de
S. Paulo, 26/4/1884). |
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1889
AO LADO: O chefe da estação causa problemas? - CLIQUE SOBRE A NOTICIA PARA VE-LA INTEGRALMENTE (A Provincia de
S. Paulo, 6/10/1889). |
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1890
AO LADO: Problema em Guararema (O Estado de
S. Paulo, 22/1/1890). |
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1890
AO LADO: Atropelamento em Guararema (O Estado de
S. Paulo, 24/6/1890). |
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1892
AO LADO: Descarrilou o trem misto perto de Guararema (O Estado de
S. Paulo, 6/2/1892). |
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1892
AO LADO: Choque de trens em na estação de Guararema (O Estado de
S. Paulo, 12/5/1892). |
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1917
AO LADO: A estação acolhe as vítimas de grande enchente na cidade na cidade (O Estado de
S. Paulo, 18/01/1917). |
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1924
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 16/10/1924).
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1924
AO LADO: Outro acidente na estação (O Estado
de S. Paulo, 5/11/1924).
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1925
AO LADO: Mais um acidente na estação (O
Estado de S. Paulo, 5/11/1924).
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1925
AO LADO: E mais um acidente na estação (O
Estado de S. Paulo, 4/10/1925).
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1932
AO LADO: Locomotiva sofre "desarranjo" na estação (O Estado de S. Paulo, 3/1/1932). |
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1933
AO LADO: Descarrilamento em Guararema (O Estado de S. Paulo, 5/11/1933). |
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1939
AO LADO: Locomotiva quebra na estação e
atrasa trens (O Estado de S. Paulo, 23/9/1939).
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ACIMA: Desastre em Guararema em 1950 (cessão Ismael Gryzinski).
ACIMA: Desastre ferroviário no km 428, dois quilômetros
antes da estação de Guararema: o trem de passageiros
RP-4 ("Expresso Baiano") chocou-se com quatro gôndolas
de um cargueiro que haviam se soltado na rampa para a estação
de São Silvestre e que estavam correndo em sentido contrário
(CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER MAIS DETALHES) (Folha da Manhã,
25/12/1955).
ACIMA: A estação de Guararema, por volta de 1980 (Cartão postal).
ACIMA: Pátio da estação
de Guararema, em 10/4/2009. A estação, graças
a Deus, continuava muito bem mantida (Foto Silvio Deodono).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Igor Gruchka; José Carlos Daltozo; Leandro Guidini; Coaraci Camargo; Silvio
Deodono; O Estado de S. Paulo, 1909, 1924, 1925 e 1939; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A construção da estação atual, em
1927. Autor desconhecido |
Estação de Guararema, ao fundo, à direita,
em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Ao fundo, visto da estação, a ponte sobre o Paraíba,
em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 28/10/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, ao fundo, vista da ponte sobre o rio,
em 04/2006. Foto Coaraci Camargo |
A estação em 22/6/2012. Foto Leandro Guidini |
A estação em abril de 2017. Foto José Carlos
Daltozo |
A estação em abril de 2017. Foto José Carlos
Daltozo |
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Atualização:
08.07.2023
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