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VXY Mogiana em MG
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Birigüi
Guatambu
Araçatuba
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1922-1969)
GUATAMBU
Município de Birigüi, SP
Linha-tronco - km 256,319 (1960)   SP-0974
Altitude: 397 m   Inauguração: 07.08.1922
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1922
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou passageiros até 13/1/1993, no trecho Bauru-Campo Grande e até 3/3/1995 no trecho até Corumbá, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Guatambu foi aberta em 1922.

Foi fechada e transformada em parada em 1969, devido ao baixo movimento.

Na retificação da variante Glicerio-Guatambu parte da variante entre Lins e Araçatuba, em 18 de março de 1969, a estação de Guatambu foi desativada e, talvez, demolida já logo em seguida.

Marcio Catarin, em 2008, afirmava que somente sobrevivia ali uma velha casa de ferroviário, mais precisamente do antigo chefe da estação, mostrada em fotografia abaixo. A plataforma da estação demolida estava coberta de mato e ficava em frente a essa casa, do lado oposto; trilhos não existiam mais por ali, a linha estava em outro local desde 1971, mas não foi construída ali uma estação nova para o bairro. Fica em propriedade particular; da vila ferroviária, sobrevive apenas uma velha casa de empregados da ferrovia.


ACIMA: Plataforma de Guatambu em novembro de 2013. Ao lado dela, árvores em lugar de trilhos (Foto Odilio Pereira de Queiroz Neto).

(Fontes: Odilio Pereira de Queiroz Neto; Ismael Gobbo; Marcio Catarin; O Estado de S. Paulo, 19/3/1969; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, provavelmente anos 1940. Cessão Marcio Catarin

Casa de ferroviário em Guatambu-velha, em 04/2006. Foto Ismael Gobbo

Plataforma de Guatambu, em 2008. Foto Marcio Catarin
     
     
Atualização: 28.08.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.