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Birigüi
Guatambu
Araçatuba
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1922-1969) |
GUATAMBU
Município de Birigüi, SP |
Linha-tronco - km 256,319 (1960)
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SP-0974 |
Altitude: 393,600 m |
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Inauguração: 07.08.1922 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até 13/1/1993, no trecho Bauru-Campo
Grande e até 3/3/1995 no trecho até Corumbá,
quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão
da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Guatambu foi aberta em 1922.
Foi fechada e transformada em parada em 1969, devido ao baixo movimento.
Na retificação da variante Glicerio-Guatambu
parte da variante entre Lins e Araçatuba, em
18 de março de 1969, a estação de Guatambu
foi desativada e, talvez, demolida já logo em seguida.
Marcio Catarin, em 2008, afirmava que somente sobrevivia ali
uma velha casa de ferroviário, mais precisamente do antigo
chefe da estação, mostrada em fotografia abaixo. A plataforma
da estação demolida estava coberta de mato e ficava
em frente a essa casa, do lado oposto; trilhos não existiam
mais por ali, a linha estava em outro local desde 1971, mas não
foi construída ali uma estação nova para o bairro.
Fica em propriedade particular; da vila ferroviária, sobrevive
apenas uma velha casa de empregados da ferrovia.
ACIMA: Plataforma de Guatambu em novembro
de 2013. Ao lado dela, árvores em lugar de trilhos (Foto
Odilio Pereira de Queiroz Neto).
(Fontes: Odilio Pereira de
Queiroz Neto; Ismael Gobbo; Marcio Catarin; O Estado de S.
Paulo, 19/3/1969; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, provavelmente anos 1940. Cessão
Marcio Catarin |
Casa de ferroviário em Guatambu-velha, em 04/2006. Foto
Ismael Gobbo |
Plataforma de Guatambu, em 2008. Foto Marcio Catarin |
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Atualização:
05.02.2018
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