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Retiro
Ibaté
Tamoio
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Rio-Clarense
(1885-1888)
Rio Claro Railway (1888-1892)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1998) |
IBATÉ
(antiga VISCONDE DE PINHAL)
Município de Ibaté, SP |
Linha-tronco - km 221,210 (1958) |
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SP-2033 |
Altitude: 825,730 m |
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Inauguração: 18.01.1885 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1948 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: Foi inaugurada em
1885, como Visconde do Pinhal.
Em 1908, a estação teve o nome alterado
para Ibaté, que acabou mais tarde sendo sede de um novo município
com este nome - embora em 1902 o nome da localidade já fosse Ibaté (ver caixa abaixo).
Nos anos 1940, a estação de Ibaté esteve ameaçada de ser desativada,
quando a Paulista estudou um projeto de retificação da linha entre
Retiro e Tamoio, que deixaria o prédio fora do leito
(ver caixa de 1948 mais abaixo). Outra estação acabou sendo construída na nova linha com o mesmo nome.
"Ao conversar com meu tio este fim de
semana, em São Carlos, soube que um pequeno trecho da linha
tronco da CP foi retificada no final dos anos 1940 perto de Ibaté.
Esse meu tio era moleque na época e se divertia no aterro em
construção, para desespero de sua mãe, pois voltava
imundo... A terra para o aterro vinha de um corte da estrada. Era
usado um sistema cíclico de burricos, os quais traziam automaticamente
a terra do corte para o aterro. A cada 500 metros ficava um peão
supervisionando o "tráfego". Ao chegar no local indicado,
um peão pegava o burrico, despejava a carga, dava-lhe um tapinha
e ele voltava ao ciclo... A nova linha foi inaugurada em 1949 (informação
confirmada por meu pai). Isso fez com que a estação de Ibaté fosse mudada para um pouco mais longe
da cidade. E, ao que parece, a estação antiga ainda
existiria! Foi na nova estação que houve o "pé
de vento" que fez levantar a cobertura da plataforma, logo no
início do seu funcionamento. Ao que parece o incidente foi
um pouco sério, na medida que as telhas, ao caírem
de volta, atingiram as vidraças de um trem de passageiros que
estava estacionado, quebrando-as e ferindo alguns passageiros. Por
isso foi plantada uma fileira de bambus, que tive oportunidade de
ver pessoalmente na minha única visita a essa estação,
no (incrível!!) já longínquo ano de 1976"
(A. Gorni, 2005).
"Segundo
meu avô, num dia de vento da década de 1940 a cobertura dessa estação
voou quando um trem de passageiros parou por lá. A CP então mandou
plantar uma barreira de bambus ao longo da estação para evitar o problema..."
(Antonio Gorni, 2001).
Em 1986, o prédio já estava em mau estado,
e a FEPASA recomendava a sua demolição. Milagrosamente, ele continuou
em pé, depois de abandonado por anos, com as portas e janelas fechadas
com tijolos, e as poucas janelas que restaram com seus vidros quebrados.
Em agosto de 2001 estava ocupada por uma empacotadora de alho, "Bom
Alho". Fica nos limites da área urbana de Ibaté.
Em maio de 2005, estava abandonada e
rondada por drogados. Em 2016 estava em ruínas.
1887
AO LADO: Troca do agente do correio na estação de Visconde do Pinhal (que mais tarde tornar-se-ia Ibaté). Não confundir com a de Conde do Pinhal, que também aparece na notícia com o nome de Colonia, que era seu nome na época (A Provincia de
S. Paulo, 29/12/1898). |
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1891
AO LADO: Mudanças na estação de Visconde do Pinhal (que mais tarde tornar-se-ia Ibaté). Não confundir com a de Conde do Pinhal, que também aparece na notícia com o nome de Colonia, que era seu nome na época (O Estado de
S. Paulo, 18/01/1800). |
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1900
AO LADO: O correio não está funcionano a contento na estação, muito longe da vila (no caso, a vila era São Carlos, pois Visconde de Pinhal ainda não era vila, mas apenas um bairro rural afastado de São Carlos ((O Estado de
S. Paulo, 18/01/1900). |
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1902
AO LADO: Nesta notícia de 1902, aparecem o nome da localidade (Ibaté) e tambem da estação (Visconde do Pinhal): são diferentes, como se pode notar ((O Estado de
S. Paulo, 24/04/1902). |
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Por uma informação obtida num
jornal de julho de 1948, confirma-se que, realmente, a estação
de Ibaté atual já estava funcionando havia pouco
tempo: "Com o término da retificação
das linhas da Cia. Paulista em Ibaté, já se
acha funcionando a nova estação dessa localidade.
Situada distante da vila, com a qual se comunica por um caminho
em más condições, impõe-se o estudo
da abertura de uma rua que facilite o acesso do público
à nova estação" .
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1948
AO LADO: Folha da Manhã,
25/7/1948)
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ACIMA: Nilton Gallo enviou-me esta foto que ele tirou em 1990 onde acredita que pode ter sido a estação velha. O prédio já foi demolido.
Terá sido ele a velha estação desativada em 1948?
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Diogo Bronzati; Hermes Y. Hinuy; Antonio A. Gorni; Rafael Correa;
Ocimar Pratavieira; Roberto Camargo; Folha da Manhã, 1948;
Filemon Peres: Cia. Paulista, 50 anos, 1918; Cia. Paulista: Relatórios
oficiais, 1890-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Ibaté em 1918, prédio original em local diferente
da atual. Álbum dos 50 anos da Paulista, Museu de Jundiaí |
Em 21/08/1998, a estação fechada e abandonada.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 21/08/1998, a estação fechada e abandonada.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 21/08/1998, a estação fechada e abandonada.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, já pintada de amarelo, em 01/08/2001,
e como depósito de alho. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação de Ibaté em 05/2005. Foto Roberto
Camargo |
A estação em 21/12/2008. Foto Rafael Correa |
Locomotiva da RUMO passa em frente à estação
de Ibaté em 2012. Foto Ocimar Pratavieira |
A estação em ruínas em 23/1/2016. Foto
Diogo Bronzati |
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Atualização:
20.10.2021
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