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VXY Mogiana em MG
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Rio Verde
Ibiti
Itararé
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ramal de Itararé-1935

IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Sorocabana Railway (1909-1919)
Estrada de Ferro Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
IBITI
Município de Itararé, SP
Ramal de Itararé - km 402,310 (1931)   SP-2031
Altitude: 792 m   Inauguração: 01.04.1909
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1944 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de Ibiti foi naugurado em 1909. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*).

Um novo prédio foi construído para ele em 1944.

A partir dos anos 1950 foi conhecida também como Ibiti da Sorocabana.

Foi desativada em 1978, com o fim dos trens de passageiros no ramal.

Em 1986, ainda estava em pé, em péssimas condições, no mais completo abandono. A estação foi posteriormente demolida, não tendo restado nada no local, onde eu estive em 15/08/1998. Fica não muito longe da sede do município de Itararé, numa região de madeireiras. Por causa da disponibilidade de pedaços de madeira no local, formou-se uma favela ao longo da linha, próximo ao antigo local da estação.


ACIMA: 26 de outubro de 1930, três dias após a queda de Washington Luiz, do trem, parado na estação de Ibity, Marcilio Goulart envia um telegrama ao jornal O Estado de S. Paulo (O Estado de S. Paulo, 27/10/1930).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Eidi Bortoletto; O Estado de S. Paulo, 1930; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1900-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Ibiti, já depredada em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A escadaria de concreto do prédio da estação ainda existia em 2017. Foto Eidi Bortoletto
 
     
     
Atualização: 01.10.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.