A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1952-2001)
Apuãs
Iecobé
Belvedere
...

Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Sorocabana (1952-1971)
Fepasa (1971-1998)
IECOBÉ
Município de Botucatu, SP
Variante Juquiratiba-Botucatu - km 257,600 (1960)   SP-2025
    Inauguração: 22.04.1952
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1952
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Sorocabana, no trecho entre Juquiratiba e Botucatu, foi substituída em 1952 por uma variante que corre mais ao sul e diminuiu o percurso entre essas duas estações através de menos curvas e túneis. O trecho original foi suprimido. Oito novas estações foram construídas para substituir as antigas da linha original. A variante opera até hoje, fazendo parte do tronco da ex-Sorocabana. Trens de passageiros por ali trafegaram até 15/01/1999.
 
A ESTAÇÃO: Iecobé era uma das estações da variante Juquiratiba-Botucatu e entregue em 1952. Era a estação do km 258, ou Pátio VII, durante a construção. A estação já foi demolida, no início dos anos 1980. Esta informação foi conseguida do sr. Carlos de

ACIMA: O trem cargueiro da ALL passa por Iecobé, indiferente a uma estação que quase não tem história e que desapareceu completamente sem vestígios, em maio de 2008 (Foto Stenio Gimenez).
Campos
, ex-ferroviário de Botucatu, em 18/05/1998. O pátio fica a mais de 1.100 metros de altitude. Porém, há quem diga que ali jamais houve realmente alguma construção: Em Iacobé nunca teria sido instalada uma estação, apenas o pátio VII na época da construção; podia ser apenas um local para troca de staff como em outros lugares. Imagino ter existido um breve período com o trecho ainda sem estar eletrificado: "meu pai se lembra quando as elétricas eram substituídas em Pirambóia. Além do mais, ao projetar o perfil na serra os engenheiros devem ter levado em consideração as locomotivas diesel até então disponíveis, visto somente em fins da década de 1950 estas passaram a ter potência e mecânica confiável. De uma eventual estação em Iecobé não há vestígio algum, exceto, justo ali haver um balanço no qual os trens subindo ganham embalo e, para os que descem, ajuda a perder um pouco a velocidade" (Stenio Gimenez, 04/2008).
CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros não paravam nesta estação. Possivelmente o faziam apenas se houvesse passageiros; o local era deserto. Ao lado, um destes trens está na serra (cuesta) de Botucatu, tracionado por uma elétrica Loba, em 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1976 (Guias Levi).
(Fontes: Stenio Gimenez; Carlos de Campos; Décio Marques; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1910-69; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Aqui ficava a estação de Iecobé, sem resquicio nenhum atualmente. Foto Stenio Gimenez em maio de 2008
   
     
     
Atualização: 12.03.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.