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(1952-2001)
Engenheiro Romualdo
Apuãs
Iecobé
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1952-1971)
FEPASA (1971-1998) |
APUÃS
Município de Botucatu, SP |
Variante Juquiratiba-Botucatu - km 254,300
(1960) |
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SP-0937 |
Altitude: 581 m |
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Inauguração: 22.04.1952 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1952 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Sorocabana, no trecho entre Juquiratiba e Botucatu, foi substituída
em 1952 por uma variante que corre mais ao sul e diminuiu o percurso
entre essas duas estações através de menos curvas
e túneis. O trecho original foi suprimido. Oito novas estações
foram construídas para substituir as antigas da linha original.
A variante opera até hoje, fazendo parte do tronco da ex-Sorocabana.
Trens de passageiros por ali trafegaram até 15/01/1999. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Apuãs,
que teve os nomes provisórios de estação do km 255 ou Pátio
VI durante a construção, foi inaugurada em 1952, na variante
Juquiratiba-Botucatu. Sua função, num local ermo,
era fazer cruzamento de trens.
Um dos trens de luxo da FEPASA na linha
da ex-EFS, o LR7, fazia parada para cruzamento às 03h07 em
Apuãs. Em sentido contrário vinha o LR4 passando direto
ali às 03h11, em plena madrugada.
"Estive em Botucatu neste fim de semana e desci a serra novamente
para tentar fotografar o trecho de Apuãs, já que na
ultima vez que estive lá há 3 meses, havia um matagal
imenso impedindo chegar mais perto da estação ficando
o teto visível. Aquela região possui muitas cascavéis
devido a serra. Desta vez o local estava limpo. Havia uns 50 vagões
abandonados no qual tive que pular para chegar à estação. Infelizmente
ela não existe mais, somente suas ruínas. A plataforma
é longa. Fiquei intrigado, pois a estação foi
construída do lado da serra onde há somente barranco
sem nenhum acesso por estrada. A estrada em si fica do lado oposto...
um acesso meio estranho para os passageiros da época. A uns
200 metros adiante fica a sub-estação com algumas
casas da época em volta" (Adriano Martins,
2001).
"Sobraram a plataforma e a placa com o nome já
apagado pelo tempo e um infinito comboio de vagões abandonados no
pátio" (Décio Marques, 2004).
Em 2012,
ainda existiam carros abandonados no pátio.
Sobravam incrivelmente umas poucas casas. O acesso por carro continuava
muito difícil e de automóvel comum era praticamente
impossível chegar à estação.
Em 2021, a estação
e muitas das casas da vila ferroviária já haviam sido quase todas demolidas.
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
ACIMA:
A subestação retificadora de Apuãs, junto à
linha e próxima à antiga estação. Como
tudo na área, está abandonada desde que se desativou
a eletrificação da linha-tronco da ex-Sorocabana, em
1999 (Foto Leandro Gouveia em 8/3/2011).
ACIMA: O acesso a Apuãs (a estação
está no canto esquerdo superior) é difícil,
por estrada de chão a partir da rodovia Marechal Rondon (no
canto direito inferior). Notar a linha da EFS descendo de noroeste
para sudeste, fazendo uma curva para o leste antes de atingir a
rodovia. A estrada de acesso sai da rodovia, cruza a linha e a segue
em zig-zag à sua direita (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER
EM TAMANHO MAIOR) (Google Maps, entrada em
29/1/2012).
ACIMA: Patio
de Apuãs visto da serra em 2014 (Autor desconhecido).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1952 a 1998. Ao lado,
um destes trens está na serra (cuesta) de Botucatu, tracionado
por uma elétrica Loba, em 1960. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1976 (Guias Levi). |
(Fontes: Daniel Gentili; Leandro Gouveia; Carlos
Roberto de Almeida; Adriano Martins; Décio Marques; FEPASA:
Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F.
Sorocabana: Relatórios anuais, 1950-69; Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil, 1960)
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A estação em 1986, já depredada. Foto RIFF-FEPASA |
A estação em 1986, já depredada. Foto RIFF-FEPASA |
Ruínas da estação de Apuãs, em 16/09/2001.
Foto Adriano Martins |
Plataforma e ruínas da estação de Apuãs,
em 16/09/2001. Foto Adriano Martins
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Entrada do pátio de Apuãs, em 12/2004. Foto Décio
Marques |
À esquerda da linha, a plataforma de Apuãs em
28/12/2012. Foto Daniel Gentili |
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Atualização:
29.12.2021
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