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Igati
Igarapava
Coronel Quito
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ramal de Igarapava-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1905-1971)
FEPASA (1971-1979) |
IGARAPAVA
(antiga SANTA RITA DO PARAIZO)
Município de Igarapava, SP |
Ramal de Igarapava - km 161,673
(1938) |
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SP-1836 |
Altitude: 577 m |
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Inauguração: 13/5/1905
(estação antiga); 2/10/1915 (estação nova)
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Uso atual: centro odontológico (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1915 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até
Jardinópolis, a partir do local em que seria construída a estação
de Entroncamento, um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então
ainda Santa Rita do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão,
já em Minas Gerais, pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as
melhores terras de café do norte do Estado. Em 1979 foi fechado e
substituído pela variante Entroncamento-Amoroso Costa, que correria
mais a oeste da linha velha e se tornaria então a continuação do tronco
retificado da ex-Mogiana. Os trilhos foram retirados por volta de
1986, sobrando apenas as velhas estações, abandonadas ou com outras
funções. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original (foto ao pé da página) foi aberta em 1905,
na região do Alto do Poente, com o nome de Santa Rita do
Paraízo, nome da cidade na época. Era então a ponta da
linha do ramal. O Alto do Poente era próximo ao atual
bairro do Igati (onde mais tarde foi construído um posto
telegráfico na linha de continuação até
Uberaba, muito próximo da estação).
Em 1 de abril de 1908, o nome da cidade, do ramal e o da estação foram
alterados para Igarapava (ver caixa abaixo).
Em 1912, a Mogiana conseguiu autorização para prolongar o ramal
de Igarapava até a linha do Catalão, nas cercanias de Uberaba.
Em 2/10/1915, a linha entre Igarapava e Rodolfo Paixão,
na linha do Catalão, em Uberaba, foi entregue
de uma vez só, ligando a estação chamada até então de Igarapava
(depois Igati) a Uberaba. Era uma nova estação
em um novo local, do outro lado da cidade, tendo a antiga sido abandonada.
Um historiador da cidade afirma em seu livro que a estação
nova foi inaugurada oficialmente somente no dia 15 de outubro, 13
dias depois do ramal, portanto, mas confirma a data de abertura do
ramal ao tráfego.
Esse novo trecho de linha (estação velha-estação
nova) fez uma grande curva em volta da área urbana da cidade.
É a atual avenida Mogiana. Ela suavizava o desnível
no trecho. Isto retardava o trem, e conta-se que, quando alguém perdia
o trem para Ribeirão Preto na estação de Igarapava,
bastava pegar um carro ou charrete, que chegaria antes do trem no
posto do Igati, e aí tomar o comboio.
Com isto, a estação deixou de ser a ponta do ramal, como o era desde
1905. O que aconteceu com o prédio da estação
antiga, eu não consegui descobrir. Provavelmente foi demolido,
imediatamente ou anos depois. O fato é que não existe
mais.
Houve uma sugestão de se utilizar a velha estação após sua desativação na linha velha, como estação novamente (já que o local continuava junto à linha), mudando-se-lhe o nome para Cuipará (ver caixa abaixo), mas a sugestão não vingou.
A estação foi desativada em 1979, quando da entrega da variante
Entroncamento-Amoroso Costa, que passou a correr a oeste do antigo
ramal. Nesta variante não foi construída nenhuma nova
estação com o nome do município, devido à
enorme distância (cerca de 20 km) da variante com a linha velha.
"Meu avô tinha um primo que tinha uma fazenda lá perto, então eu
ia de Uberaba para lá e voltava. Eu me lembro que ela tinha uma das
maiores plataformas da Mogiana, 220 m... a última vez que vi esta
estação foi em 1977. Parece-me que encurtaram a plataforma. Em 1972,
não tinha quase nada em volta, a estação reinava sozinha na esplanada.
Hoje, tem um monte de cacareco em volta. Pelo menos não foi derrubada"
(Paulo Cury, 12/2000).
ACIMA:
Abertura da estação em 1905 (O Estado de S. Paulo,
24/6/1906).
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1908
AO LADO: Mudança
do nome em 1908 (O Estado de S. Paulo, 22/3/1908).
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1913
AO LADO: A estação de Cuipará não vingou na linha nova (O Estado de S. Paulo, 31/3/1913). |

ACIMA: Justificativa para a união
do ramal de Igarapava a Uberaba, mesmo com a Mogiana já tendo
a ligação via Franca desde 1889 (Relatório da
Mogiana referente a 1910, publicado em O Estado de S. Paulo de 28/6/1911).
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1915
AO LADO: Em 1915,
um acidente na estação (O Estado de S. Paulo,
31/7/1915).
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1921
AO LADO: Novo desvio na estação de Igarapava (O Estado de S. Paulo, 3/2/1921). |

ACIMA: Na plataforma da estação
de Igarapava, funcionários da Mogiana posam em 1938 (Revista
SPR, janeiro de 1939).
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1946
AO LADO: Em 1946,
podia-se ir de Ribeirão Preto até Igarapava
pela litorina (carro automotor a diesel, no caso) (Folha da
Manhã, 12/4/1946).
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ACIMA: Bilhete de trem emitido pela EFSJ, sem data. Note que o trem partindo de SP passava por 3 ferrovias: a EFSJ, a CP e a CM.
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostra a linha da Mogiana vinda do sul para Igarapava e Coronel Quito e também os ramais das fazendas da região (Foto dos anos 1950, IBGE).
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Vera Helena Bressan Zveibil; O Estado
de S. Paulo, 1911 e 1915; Cia. Mogiana: relatórios anuais,
1875-69; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Revista SPR, 1939; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Igarapava, c. 1908, ainda com o nome
de Santa Rita do Paraizo. Foto do álbum da Mogiana |

Trem da FEPASA na estação de Igarapava, nos anos
1970. Autor desconhecido |

Estação de Igarapava, ainda operacional. Foto
sem data, cedida por Vera Helena Bressan Zveibil |

Em 17/09/2000, o lado da plataforma. Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 17/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
23.03.2019
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