A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Aramina
Igati
Igarapava
...

ramal de Igarapava-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1919-1971)
FEPASA (1971-1979)
IGATI (antiga JACY)
Município de Igarapava, SP
Ramal de Igarapava - km 156,519 (1938)   SP-2024
Altitude: 662 m   Inauguração: 12.10.1919
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926? (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até Jardinópolis, a partir do local em que seria construída a estação de Entroncamento, um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então ainda Santa Rita do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão, já em Minas Gerais, pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as melhores terras de café do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi fechado para cargas, e em 10/05/1979 para os trens de passageiros, e substituído pela variante Entroncamento-Amoroso Costa, que correria mais a oeste da linha velha e se tornaria então a continuação do tronco retificado da ex-Mogiana. Os trilhos foram retirados por volta de 1986, sobrando apenas as velhas estações, abandonadas ou com outras funções.
 
A ESTAÇÃO: O posto telegráfico de Jacy foi inaugurada em 1919. Este posto foi construído muito próximo a onde havia existido entre 1905 e 1915 a estação original de Igarapava. Poderia ele ter sido instalado no velho prédio da estação principal da cidade, que funcionara até 1915? Não consegui saber.

Houve uma sugestão de se utilizar a velha estação após sua desativação na linha velha, como estação novamente (já que o local continuava junto à linha), mudando-se-lhe o nome para Cuipará (ver caixa abaixo), mas a sugestão não vingou.

Em 1926, o nome do posto foi alterado para Igaty (ver caixa abaixo). Em 1928, a Mogiana construiu um novo prédio para o posto e mais três casas de moradia para funcionários (ver caixa abaixo).

Entre as estações de Igarapava e de Igati, a linha formava uma curva em forma de "N", para suavizar a subida no trecho. Isto retardava o trem, e conta-se que, quando alguém perdia o trem para Ribeirão Preto na estação de Igarapava, bastava pegar um carro ou charrete, que chegaria antes do trem em Igati, e aí tomaria o comboio.

Em 1962, a Mogiana fechou o posto (*RM-1962), bem antes da desativação do ramal em 1979. Ele foi posteriormente demolido e hoje existe em seu lugar um conjunto residencial, no final de onde é hoje a avenida Pereira Rebouças. Não consegui fotos do posto.

1913
AO LADO:
A estação de Cuipará não vingou na linha nova (O Estado de S. Paulo, 31/3/1913).

1926
AO LADO:
Mudança do nome em 7/9/1926 (O Estado de S. Paulo, 24/6/1927).

1928
AO LADO:
Construção do posto de Igaty (escrito erroneamente como Itagy) (O Estado de S. Paulo, 1/11/1928).


ACIMA: Por aqui ficava a estação e pátio de Igati, que um dia foi o terminal do ramal de Igarapava (Google Earth, cessão Adriano Martins - 2015).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Vera Helena Bressan Zveibil; O Estado de S. Paulo, 1911, 1915, 1920, 1927 e 1928; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1875-69; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Revista SPR, 1939; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     



     
     
Atualização: 23.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.