|
|
...
Aramina
Igati
Igarapava
...
ramal de Igarapava-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1999
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1919-1971)
FEPASA (1971-1979) |
IGATI
(antiga JACY)
Município de Igarapava, SP |
Ramal de Igarapava - km 156,519
(1938) |
|
SP-2024 |
Altitude: 662 m |
|
Inauguração: 12.10.1919 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926? (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até
Jardinópolis, a partir do local em que seria construída a estação
de Entroncamento, um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então
ainda Santa Rita do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão,
já em Minas Gerais, pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as
melhores terras de café do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi
fechado para cargas, e em 10/05/1979 para os trens de passageiros,
e substituído pela variante Entroncamento-Amoroso Costa, que correria
mais a oeste da linha velha e se tornaria então a continuação do tronco
retificado da ex-Mogiana. Os trilhos foram retirados por volta de
1986, sobrando apenas as velhas estações, abandonadas ou com outras
funções. |
|
A ESTAÇÃO: O posto
telegráfico de Jacy foi inaugurada em 1919. Este posto
foi construído muito próximo a onde havia existido entre
1905 e 1915 a estação original de Igarapava.
Poderia ele ter sido instalado no velho prédio da estação
principal da cidade, que funcionara até 1915? Não consegui
saber.
Houve uma sugestão de se utilizar a velha estação após sua desativação na linha velha, como estação novamente (já que o local continuava junto à linha), mudando-se-lhe o nome para Cuipará (ver caixa abaixo), mas a sugestão não vingou.
Em 1926, o nome do posto foi alterado para Igaty (ver caixa
abaixo). Em 1928, a Mogiana construiu um novo prédio para o
posto e mais três casas de moradia para funcionários
(ver caixa abaixo).
Entre as estações de Igarapava e de Igati, a linha formava
uma curva em forma de "N", para suavizar a subida no trecho. Isto
retardava o trem, e conta-se que, quando alguém perdia o trem para
Ribeirão Preto na estação de Igarapava,
bastava pegar um carro ou charrete, que chegaria antes do trem em
Igati, e aí tomaria o comboio.
Em 1962, a Mogiana fechou o posto (*RM-1962), bem antes da
desativação do ramal em 1979. Ele foi posteriormente demolido e hoje
existe em seu lugar um conjunto residencial, no final de onde é hoje
a avenida Pereira Rebouças. Não consegui fotos
do posto.
|
1913
AO LADO: A estação de Cuipará não vingou na linha nova (O Estado de S. Paulo, 31/3/1913). |
1926
AO LADO: Mudança do nome em 7/9/1926 (O Estado
de S. Paulo, 24/6/1927).
|
|
1928
AO LADO: Construção do posto de Igaty (escrito
erroneamente como Itagy) (O Estado de S. Paulo, 1/11/1928).
|
|
ACIMA: Por aqui ficava a estação
e pátio de Igati, que um dia foi o terminal do ramal de Igarapava
(Google Earth, cessão Adriano Martins - 2015).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Vera Helena Bressan Zveibil; O Estado de S. Paulo, 1911, 1915,
1920, 1927 e 1928; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1875-69;
Cia. Mogiana: Álbum, 1910; Revista SPR, 1939; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.03.2019
|
|