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Oiti
Imbaúba
Vitoriana
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Tronco EFS - 1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1924-1951) |
IMBAÚBA
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco original - km 273,336 (1934) |
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SP-2022 |
Altitude: 471 m |
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Inauguração: 1924 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: desconhecido |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Criada em 1924
como "posto km 285", recebeu o nome definitivo - Imbaúba
- em 01/05/1927. O nome teria sido sugerido pelo Professor Luiz
Orsini de Castro, então consultor da
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Construção de casa para bombeiro; modificação
no encanamento; colocação de caixa sobre coluna
de trilhos; pintura da caixa
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ferrovia, quando de sua passagem pela zona, percebendo que havia ali
uma quantidade muito grande de árvores do mesmo nome (Revista
Nossa Estrada, no. 177, março de 1953). Em 1934, foi classificada
como posto telegráfico de categoria B (*). A estação
foi desativada em 16 de novembro de 1951 (idem, ibidem),
com a entrada em operação da variante de Juquiratiba a Botucatu.
Segundo contam velhos ferroviários, em Imbaúba muitas vezes ficava uma locomotiva para ajudar na subida da serra.
Foi depois demolida e a única coisa que sobrevive ao redor é a caixa
d'água de concreto, segundo Carlos de Campos, em 18/05/1999.
CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
1940 - ACIMA: Desastre ferroviário entre Imbaúba (ali como "Embaúba") e Victoria (mais tarde Vitoriana) (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA) (O Estado de S. Paulo, 12/1/1940)..
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da
Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele
dá para se ter uma idéia de como Imbaúba e outras
saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada,
pois não mostra todas suas curvas) é a que está
com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
1951 - ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda tem algum trânsito
ferroviário mesmo depois da abertura da linha nova (O Estado
de S. Paulo, 15/11/1951). 1952 - (direita) Já abandonado, a prefeitura
de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia no lugar dos trilhos. Nunca
fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).
2011 - ACIMA: Onde ficava Imbaúba?
O mapa abaixo, com anotações feitas por Adriano Martins,
mostra a linha velha (em vermelho) e a distância da estação
à de Vitória (Vitoriana) (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER
MAIOR) (Google Maps, 11/2011).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia
das estações collateraes respectivas".
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(Fontes: Carlos de Campos; Adriano Martins; Jorge
Luiz Luvizutto; E. F. Sorocabana: Nossa Estrada, 1953; O Estado de
S. Paulo, 1951-52; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1956;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Caixa d'água e antigo leito da ferrovia, em 4/2010. Foto
Jorge Luiz Luvizutto |
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Atualização:
11.08.2018
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