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(1888-1952)
Imbaúba
Vitoriana
Itatan
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Saída para o ramal de Porto Martins e Araquá
(1888-1952):
Treze de Maio
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No ramal de Porto Martins e Araquá (1952-1954):
Itatan
Vitoriana
Treze de Maio
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Tronco EFS - 1935
IBGE-1954
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1954) |
VITORIANA
(antiga VICTORIA)
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco original - km 290,820
(1924); km 279,050 (1931) (*) |
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SP-2591 |
Altitude: 526 m |
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Inauguração: 20.06.1888 |
Uso atual: escola (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1888 como ponta de linha, com o nome de Victoria.
"...o serviço ficou bastantemente adiantado a ponto de permittir
que no corrente anno fossem inauguradas as estações
de Piramboia, Alambary e Victoria. Esta ultima estação fica na Raiz
da Serra de Botucatú, no lugar denominado Antonio Monteiro, e é a
mais importante da nossa linha, distando de S. Paulo 293 km".
O relato mostra a importância que a Sorocabana, no seu relatório para
o ano de 1888, dava a esta estação, situada pouco antes da cidade
de Botucatu,
que, até então, ainda não havia sido alcançada pela ferrovia. O prédio
da estação ficou pronto em 6 de junho,
e foi inaugurada quatorze dias depois, em 20 de junho desse
ano.
Em outubro desse mesmo ano, a estação foi indicada para ter uma agencia de correios (ver caixa de 1888, abaixo).
A partir de 1893, a estação passou a ser
também ponto de saída para o ramal de Porto Martins,
com a ligação da linha-tronco com o então novo ramal de São
Manuel, construído pela Ituana e incorporado mais tarde pela
Sorocabana.
Em 1911, foi construído um novo prédio para a estação, no mesmo estilo arquitetônico de estações erigidas na mesma época, como Itararé, Bom Jardim, Piapara, Barão Geraldo de Rezende, Indaiatuba e mais algumas outras estações da Sorocabana.
Durante a perseguição feita aos revoltosos de 1924,
após a fuga da Capital no final de julho deste ano, a estação
de Victoria serviu como um dos acampamentos das tropas governistas
(mapa ao lado): no caso, o Batalhão do 13o Regimento de Infantaria.
Em 1945, por determinação do CNG, Vitória passou a Vitoriana, devido À existência de uma outra estação do mesmo nome (em Vitória, capital do ES e permanece
até hoje como sede de um distrito do município de Botucatu.
Em 1952, com a abertura da variante Juquiratiba-Botucatu, todo
o trecho antigo entre Juquiratiba e Vitoriana
foi suprimido, enquanto o trecho entre Botucatu e Vitoriana
continuou ativo, agora parte inicial do ramal de Porto Martins.
Durou pouco, porém, este ramal: em 1954, com a desativação da navegação
fluvial da Sorocabana nos rios Tietê e Piracicaba, a
estação de Vitoriana e as outras foram definitivamente fechadas.
Em 1956, um vereador de Botucatu pediu que fosse aberta
uma agência do serviço rodoviário da EFS e quem
se fossem feitos reparos na estrada que ligava a sede do município
até Vitoriana; prova de que, ao contrário
das promessas, dois anos depois do acesso por ferrovia ao pequeno
bairro ter sido extinto, a via por terra ainda era um lixo e o transporte
da carga lá existente era deficiente (O Estado de S.
Paulo, 26/2/1956) e precisavam da Sorocabana para fazê-lo.
Não sei, efetivamente, quanto tempo durou para ser atendido
o pedido e se a agência foi instalada.
O prédio da ex-estação sobrevive até hoje, transformado
em escola pública, porém bastante desfigurado, parecendo que apenas
as torres laterais são originais. A tipologia do prédio é
a mesma das estações de Itararé, Angatuba,
Luiz Pinto, Bom Jardim, Indaiatuba e Piapara,
todas construídas na mesma época, entre 1911 e 1913.
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
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1888
AO LADO: Terá a agencia realmente sido instalada? (A Provincia de S. Paulo, 23/10/1888). |
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1888
AO LADO: No mesmo dia, sai a portaria para autorizar a agencia (A Provincia de S. Paulo, 23/10/1888). |
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1889
AO LADO: A ferrovia somente seria aberta ao tráfego em Botucatu em abril; enquanto isso, as malas postais chegavam pelos trens em Vitoria e dali seguiam por outros meios para Botucatu, sede do município. E estavam sempre atrasadas, de acordo com a reclamação feita em fevereiro (A Provincia de S. Paulo, 9/2/1889). |
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1892
AO LADO: A EFS estaria trabalhando sem autorização para ligar sua estação de Victoria com a Ytuana? (O Estado de S. Paulo, 12/4/1892). |
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1892
AO LADO: Menos de trÊs meses depois, a Sorocabana já havia sido unida à Ytuana (CUSY) e não havia mais problema de se ligar as estações de Vitoria e Treze de Maio (O Estado de S. Paulo, 1/7/1892). |
1893
AO LADO: Novos trens Vitoria-São Manuel via estação Treze de Maio (O Estado de S. Paulo, 27/5/1893). |
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ACIMA: Horarios dos novos trens Vitoria-São Manuel (O Estado de S. Paulo, 27/5/1893)
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1924
AO LADO: Mapa de posicionamento de tropas na perseguição
aos revoltosos que deixaram São Paulo via Sorocabana
no final de julho de 1924 (Ayres de Camargo: Patriotas Paulistas
na Coluna Sul, Livraria Liberdade, 1925).
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1924
AO LADO: Problema com os correios na estação
de Vitoria (O Estado de S. Paulo, 27/12/1924).
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ACIMA: Outro acidente em Vitoria, em 1929 - CLIQUE SOBRE
A FIGURA - (O Estado de S. Paulo, 5/1/1929).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de desvio de segurança;
instalação de luz; construção
de uma casa; construção de casa para o encarregado
dos truqueiros; pintura da casa de turma |
ACIMA: Em 1948, um descarrilamento
com o trem de passageiros entre as estações de Oiti
e Imbaúba acabou por se repetir logo depois em Vitoriana: um
verdadeiro desespero e muitos feridos (Folha da Manhã, 21/7/48).
ACIMA: Mapa
mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região
de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter
uma idéia de como Vitoriana e outras saíram
da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois
não mostra todas suas curvas) é a que está
com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa com a posição da estação de Vitoriana em 1949, No mapa aparecem também as estações de Araquá e de Treze de Maio (IHG, 1949).
ACIMA (esquerda): a linha velha ainda tem algum
trânsito ferroviário mesmo depois da abertura da linha
nova (O Estado de S. Paulo, 15/11/1951). (direita): Já
abandonado, a prefeitura de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia
no lugar dos trilhos. Nunca fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).
ACIMA: Novo horário em 1952 para se
atingir Vitoriana, Porto Martins e estações intermediárias
do ramal, com a extinção do trecho Juquiratiba-Botucatu
de 1888. Durou dois anos apenas e acabou (O Estado de S. Paulo, 12/9/1952).
1953
AO LADO: Nossa Estrada, 1953 - cortesia Adriano Martins. |
O
nome "Victoria", assim como os da linha original da
Ituana entre Porto Martins e São Manuel,
teria sido dado como referência à rixa entre a
ferrovia e a Sorocabana, resolvida somente quando da
encampação da primeira pela segunda em 1892: "Igualdade",
"Treze de Maio" e "Redempção".
Infelizmente, a mudança para o nome Vitoriana em 1945
apagou de vez a tênue memória da origem da denominação. |
(Fontes: Ralph M.
Giesbrecht, pesquisa local; Mario Favareto; Daniel Gentili; Antonio
Fernando Pereira; Adriano Martins; Folha da Manhã,
1948; O Estado de S. Paulo, 1929, 1951, 1952, 1956; Ayres de Camargo:
Patriotas Paulistas na Coluna Sul, Livraria Liberdade, 1925; Nossa
Estrada, 1953; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A antiga estação de Vitoriana, em 18/07/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Tudo continua igual, quatro anos depois, em 28/04/2002. Foto
Adriano Martins |
Com outra cor, a ex-estação em foto tirada de
outro ângulo por Adriano Martins, em 10/10/2009. |
A estação em 19/2/2011. Foto Daniel Gentili |
A ex-estação muda de cor a cada pintura. Foto
Mario Favareto em 26/2/2015 |
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Atualização:
01.08.2021
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