|
|
...
Rodrigues Alves
Inácio Pupo
Pasto Velho
...
ramal de Bauru-1935
IGGSP-1928
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1919-1971)
FEPASA (1905-1998) |
INÁCIO
PUPO
(antiga CHAVE CINTRA)
Município de São Manuel, SP |
Ramal de Bauru - km 345,941 (1931) |
|
SP-2104 |
Altitude: 558 m |
|
Inauguração: 1919 |
Uso atual: em ruínas (2011) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que
saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegação
fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana
foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente
o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que
ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo
após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru.
Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha
chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje,
com algumas retificações feitas nos anos 60, unindo as linhas da Paulista,
da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros
foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até
hoje. |
|
ANO |
Total de passageiros embarcados |
1922 |
7.679 |
1934 |
11.594 |
1942 |
11.264 |
1943 |
12.926 |
1944 |
12.057 |
1945 |
13.554 |
1951 |
15.525 |
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1919, com o nome de Chave Cintra.
Foi transformada em estação em 1920 com novo nome: Ignacio Pupo,
nome de fazendeiro influente na região e dono da fazenda
Santo Inácio, próxima à estação.
O prédio da estação somente foi aberto em 01/07/1921. Há literaturas
que dão como data da inauguração a data de entrega do prédio.
De acordo com explicações do pessoal de Areiópolis, cidade
mais próxima à estação, em 09/10/1999, o acesso por carro era difícil;
informações de Augusto Maluf dão conta
de que "a estação de Ignácio Pupo foi parcialmente
demolida pela atual concessionária da linha, mas ainda resta a plataforma
de embarque, parte das paredes da estação e o sistema de coleta de
água. A estação tem fácil acesso e está dentro da antiga Fazenda Salto
de Francisco Prado Pastana".
Realmente, as ruínas da velha estação foram localizadas
e fotografadas por Leandro Gouveia em 2011; a plataforma, como
quase todas as plataformas da rota Mato Grosso-Bauru-Mairinque haviam
sido quebradas pela concessionária para permitir a passagem
de locomotivas mais largas (ver fotografias de 2011 ao pé da
página).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926
- Extensão dos desvios para 120 m; 1926 - Extensão
dos desvios para 430 m
|
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação entre 1919 e 1976. Ao lado,
um destes trens está parado na plataforma da estação
de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilton J. Gallo; Leandro Gouveia; Jotinha
Simões; Augusto Maluf; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1875-1970; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação abandonada em 1986. Foto do relatório
da Fepasa, 1986 |
A estação abandonada em 1986. Foto do relatório
da Fepasa, 1986 |
A estação em 1988. Foto Nilton J. Gallo |
A estação, ainda de pé, em 1993. Foto Nilton
J. Gallo |
A estação em ruínas em 3/2011. Foto Leandro
Gouveia |
A estação em ruínas em 3/2011. Foto Leandro
Gouveia |
|
|
|
|
Atualização:
19.11.2016
|
|