|
|
...
Piragibu
Inhaíba-velha
Brigadeiro Tobias
...
Tronco EFS-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
|
|
|
|
|
Sorocabana Railway
(1908-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1928) |
INHAÍBA-VELHA
Município de Sorocaba, SP |
Linha-tronco original-km 92,495 (1919) |
|
SP-0807 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1908 |
Uso atual: moradia |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Inhaíba-velha foi aberta em 1908. Nessa época,
o local era também chamado de Nhoaíva. Foi desativada
em
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926
- instalçaão de travessão
|
1928 com a duplicação e retificação da
linha da Sorocabana. Nesse ano, a cerca de 300 metros dali, foi construída
outra estação com o mesmo nome, que já foi demolida.
A estação de Inhaíba-velha ainda sobrevive
hoje, como moradia. (Ver também Inhaíba-nova)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano
Martins; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1900-69; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Inhaíba-velha, em 03/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Do mesmo jeito, ela ainda é moradia em 09/2001. Foto
Adriano Martins |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.11.2014
|
|