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E. F. do Norte (1875?-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-2000) |
ITAQUERA
(antiga SÃO MIGUEL)
Município de São Paulo, SP |
Ramal de São Paulo - km
481,220 |
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SP-0760 |
Altitude: 750 m |
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Inauguração: 06.11.1875? |
Uso atual: demolida em 2004 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1930 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, do Braz até a saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até o bairro da Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, atual Central do Brasil, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes (1875) e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1892, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, no mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho da estação D. Pedro II a Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A
estação teria sido inaugurada como São Miguel, em 1875,
pela E. F.
do
Norte,
nome da vila mais próxima do local
(embora
Amália Lemos e Maria Cecília França,
em seu livro sobre Itaquera, digam que a estação somente
teria sido inaugurada em
1877, dois anos depois de a linha iniciar suas
operações).
Teria havido ali uma parada rústica, ou uma plataforma isolada apenas?
Na verdade, a data de 1875 é a que aparece no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960) e no livro de Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928 e é possivelmente não verdadeira, já que nesse dia houve a chamada inaugural da linha apenas, e não há menção a qualquer estação intermediária no percurso São Paulo (Estação do Norte) - Mogi das Cruzes (ver caixas abaixo, de 1875). A própria estação de Mogi apresentava ao passageiro apenas um terreno vazio demarcado ao lado da linha como se fosse a estação (ver caixas abaixo, de 1875). Talvez nem este terreno existisse nas outras quatro supostas estações intermediárias, que, na época, seriam as de Suzano, Poá, São Miguel (Itaquera) e a de Carvalho Araújo (Guaianazes). Fica a dúvida, pois até hoje não achei nada que comprovasse a data que dá como inauguração destas 4 estações a mesma data de abertura que a de Mogi (que comprovadamente existia apenas como um terreno demarcado) e Norte (onde deveria existir uma construção, provisória ou não, já que era o prédio de partida.
No caso da estação de São Miguel, a citada inauguração de 1877 poderia ter vindo do fato de que, neste ano, a ferrovia já alcançasse São José dos Campos, tendo mais tráfego do que no seu início dois anos antes.
Porém, até 1878, quando foi aberta a estação de Taubaté, juntamente com a linha naquela região, não havia qualquer menção a estação nenhuma entre Mogi das Cruzes e Taubaté, nos horários divulgados pela E. F. do Norte na imprensa e nas estações. A primeira menção à estação de Itaquera foi por mim encontrada em jornais em novembro de 1892 (ver caixa de 1892 abaixo).
Em 1892, a estação ainda se chamava São Miguel mas em dezembro já era Itaquera (ver caixas de 1892 abaixo). Em 1894, o nome já era Itaquera (ver caixa de 1894 abaixo).
O mais provável é que a imprensa e algumas pessoas usassem os dois nomes para quando citavam a estação nessa época.
Em 1915, os trens de suburbios
que iam para a Penha foram
desativados. Na mesma época, os trens de suburbios passaram
a correr até Mogi das Cruzes. Com isso, Itaquera passou a
ter mais trens do que já tinha e sua população começou a
aumentar mais rapidamente, com diversos loteamentos novos
(ver caixas abaixo).
Em 1930, um novo prédio foi aberto em substituição
à estação
original.
Em 1960, ampliaram-se as plataformas e três anos depois foi
colocado
o terceiro trilho.
Em 1998, uma nova reforma trocou o tipo de cobertura das
mesmas,
estragada por sucessivas depredações.
Em 27/05/2000, a estação foi desativada, pois com a entrada
de
operações
do trem do Expresso Leste da CPTM, a linha
entre
Artur
Alvim e
Guaianazes foi desativada, passando a correr
mais
para o sul com novas
estações nesse trecho. Os trilhos foram
então
retirados e a estação foi
abandonada.
Na madrugada de 4 de junho de 2004, a Prefeitura demoliu a
estação,
devido ao trajeto do prolongamento da avenida Radial
Leste.
(veja também ITAQUERA-NOVA)
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1884
AO LADO: Em 1884, Itaquera era assim... um enorme campo cortado pela ferrovia - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODO O ARTIGO (A Provincia de S. Paulo, 3/1/1884). |
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1891
AO LADO: O trem não parou na estação e passageiros foram a pé (O Estado de S. Paulo, 17/11/1891). |
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1892
AO LADO: Anuncio de venda de terrenos
mostra a estação ainda com o nome de São Miguel (O Estado de S. Paulo, 12/2/1892). |
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1892
AO LADO: O trem para em Itaquera (já tem este nome) com o maquinista bêbado (O Estado de S. Paulo, 12/2/1892). |
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1894
AO LADO: A estrada de São Miguel para Itaquera tinha de ser reformada, o trânsito certamente aumentou ali por causa da estação O trem para em Itaquera (já tem este nome) com o maquinista bêbado (O Estado de S. Paulo, 31/10/1894). |
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1894
AO LADO: Desastre naa estação de Itaquera (O Estado de S. Paulo, 18/12/1894). |
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1894
AO LADO: Ainda sobre o desastre naa estação de Itaquera (O Estado de S. Paulo, 20/12/1894). |
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1897
AO LADO: Menino pertido na estação de Itaquera. (O Estado de S. Paulo, 16/08/1897). |
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1922
AO LADO: Acidente
em Itaquera (O Estado de S. Paulo, 27/5/1922). |
1912
ACIMA e AO LADO: Os dois recortes referem-se ao mesmo
acidente na estação de Itaquera em 23 de julho.
Na reportagem maior, CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA
NA ÍNTEGRA (Correio Paulistano, 24 e 29/7/1912).
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1922
AO LADO: Acidente
em Itaquera (O Estado de S. Paulo, 27/5/1922). |
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1923
AO LADO: Descarrilamento
em Itaquera (O Estado de S. Paulo, 8/5/1923).
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ACIMA: Lotes à venda usando a proximidade
da estação como pretexto (O Estado de S. Paulo,
18/10/1924).
1927
AO LADO: A iluminação na estação praticamente não existia (O Estado de S. Paulo, 20/4/1927) |
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1929
AO LADO: Fechamento (com
cercas) da estação (O Estado de S. Paulo, 26/7/1929).
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ACIMA: As reformas no prédio da estação
em 1929 (Folha da Manhã, 4/8/1929).
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1932
AO LADO: Outro acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 28/1/1932). |
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1933
AO LADO: População pede trem Itaquera-São Paulo
(O Estado de S. Paulo, 28/4/1933). |
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1933
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 30/4/1933). |
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1934
AO LADO: Mais um acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 26/6/1934). |
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1936
AO LADO: Outro acidente na estação
(Correio de S. Paulo, 16/9/1936). |
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1939
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 24/11/1939).
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1940
AO LADO: Atropelamento na estação
(O Estado de S. Paulo, 19/2/1940). |
ACIMA: Estação de Itaquera
(Autor e data desconhecidos).
ACIMA: A estação depredada
em 1958 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MAIS
DETALHES.
PARA LER A SEGUNDA PARTE,
CLIQUE AQUI (Folha da Manhã, 4/5/1958).
ACIMA: Acidente em Itaquera em 1963 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA
A REPORTAGEM (Diario Popular, 25/6/1963).
ACIMA: A estação em 1985 (Acervo Goo
Nakaxhima).
ACIMA: Plataforma de Itaquera, anos 1970
(Foto Mario Tadeu Leite).
ACIMA: Fotografia provavelmente tirada
em 1987, quando de um passeio da locomotiva 353 da
Central
do Brasil, a "Velha Senhora" passou pela estação
de Itaquera, ainda em boa forma. Hoje
aí é o leito
de uma avenida (Foto do site www.negociosemitaquera.com).
ACIMA: Grande desastre de 1987, no tempo ainda da CBTU - CLIQUE SOBRE A FIGURA
PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 18/2/1987).
ACIMA: A estação de Itaquera em dia de desastre em 1997 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA - /9O Estaro de S. Paulo, 13/3/1997).
ACIMA: Retirada dos
trilhos do ramal, dois meses antes da
abertura da avenida (O Estado
de S. Paulo, 14/6/2004).
ACIMA: Inauguração da avenida
sobre o antigo leito do ramal de São Paulo em Itaquera (O
Estado de S. Paulo, 18/9/2004).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Eduardo Nakashima; William Gimenez;
Alberto del Bianco; Paulo Augusto
Mendes; Mario Tadeu Leite; O Estado de S. Paulo,
1923, 1924, 1939
e 2004; Folha da Manhã, 1958; Correio Paulistano, 1912; __:
1929; www.negociosemitaquera.com; História de Itaquera, sem
data; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Communicação,
1928; Guias Levi, 1908-80; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht)
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A estação em 1926. Cessão Eduardo Nakashima |
A estação em 1926. Foto cedida por Eduardo Nakashima |
Estação de Itaquera, 1955. Foto cedida por William
Gimenez |
Plataforma da estação, anos 1970. Foto Alberto
del Bianco |
A estação nos anos 1980. Acervo Paulo Augusto
Mendes |
Em 1987, a "Velha Senhora", a 353 da EFCB, na plataforma
da estação de Itaquera. Foto do livro "História
de Itaquera" |
No dia seguinte à desativação (28/05/2000),
a estação fechada com tapumes. Foto Ralph M. Giesbrecht |
No dia seguinte à desativação (28/05/2000),
a estação fechada com tapumes. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 03/2003, já sem os trilhos.
Foto Eduardo Nakashima |
A estação em 02/2003, ainda com trilhos. Foto
Eduardo Nakashima |
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Atualização:
14.01.2022
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