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Itapema
Itatiba
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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E. F. Itatibense
(1889-1952) |
ITATIBA
Município de Itatiba, SP |
Linha-tronco - km 21 |
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SP-2145 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.08.1889 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1890? (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Os
primeiros projetos para a E. F. Itatibense datam de 1872, com a linha
saindo de Jundiaí, projeto que não vingou. A Cia. Paulista,
então, em 1880, decidiu construir um ramal partindo da estação
de Louveira, de sua linha-tronco inicialmente com bitola de 76 cm,
depois em bitola larga (1,60m) e finalmente em bitola métrica.
Finalmente, o curto trecho de somente 21 km e as exigências
do Governo Provincial para a concessão levaram a CP a ceder
os direitos à Cia. Itatibense, em 1887. Em julho de 1889 abriu-se
a linha ao tráfego em caráter provisório, e em
19/11/1890 em termos definitivos. Havia apenas três estações
oficiais na linha (Luiz Gonzaga, Tapera Grande e Itatiba), mas também
mais algumas paradas que ajudavam a aumentar demais o tempo de percurso
da linha, que, em 1944, era de 40 minutos para apenas 20 km. Sempre
deficitária, por ser muito curta e ter curvas demais, a pequena
ferrovia sobreviveu até 1952, quando, sob protestos da população
local, foi fechada definitivamente. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itatiba foi aberta em 1889 para tráfego provisório. Sua inauguração oficial deu-se em 1890.
Ficava próxima ao centro da cidade, e depois de sua desativação,
foi demolida. A foto que aparece abaixo, de 1952, segundo se conta,
teria sido tirada pela esposa de um dos proprietários da linha,
quando a composição se aproximava da estação,
no dia da última viagem, em 1952. É uma das poucas fotos
conhecidas da estação.
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1887
AO LADO: Teria sido este o local onde a estação foi realmente construída? (A Provincia de S. Paulo, 23/8/1898). |
ACIMA: Horário do tráfego provisório da E. F. Itatibense em 1889 (A Provincia de S. Paulo, 1/8/1889)
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1898
AO LADO: Oito anos depois da abertura da linha, esta ganha uma nova locomotiva (O Estado de S. Paulo, 20/2/1898). |
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1898
AO LADO: Morte na estação (O Estado de S. Paulo, 20/7/1898). |
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1922
AO LADO: Incêndio de vagão em Itatiba (O Estado de S. Paulo, 10/5/1922). |
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1924
AO LADO: Acidente próximo à estação
de Itatiba no dia 1 de fevereiro (O Estado de S. Paulo, 6/2/1924).
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1924
AO LADO: Acidente atrasa a chegada do trem à estação
de Itatiba em 8 de fevereiro (O Estado de S. Paulo, 12/2/1924).
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1924
AO LADO: Pede-se novo armazem para a estação
de Itatiba (O Estado de S. Paulo, 11/3/1924).
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1935
AO LADO: Automotrizes de Itapira a Louveira (O Estado de S. Paulo, 29/3/1924). |
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(Fontes: Sergio Romano; Nilson Rodrigues; Lucimara
R. Gabuardi; Sergio Romano; Marcello Tallamo; Odilon N. Matos: Café
e Ferrovias, 1982; O Estado de S. Paulo, 1924) |
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Fachada da estação. Sem data. Cessão Sergio
Romano |
Estação de Itatiba, provavelmente em 1952, na
viagem final do trem. Foto do livro Café e Ferrovias,
de Odilon N. Matos |
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Atualização:
05.04.2021
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