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E. F. Sorocabana
(1953-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ITATINGA-NOVA
Município de Itatinga, SP |
Variante Botucatu-Avaré - km 304,106 |
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SP-2071 |
Altitude: 813 m |
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Inauguração: 01.09.1953 |
Uso atual: demolida em 1995 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1989? (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
Botucatu-Avaré foi entregue em 1953, e ligava a estação
de Rubião Júnior à estação de Juca
Novais inicialmente, com a estação nova de Avaré
sendo entregue alguns anos depois. Várias estações
foram construídas no trecho, todas de madeira. O trecho do
tronco original entre essas estações foi suprimido ao
mesmo tempo que o novo, bem mais curto, foi entregue. Ele hoje é
parte do tronco da antiga Sorocabana, que deixou de ter trens de passageiros
a partir de 16 janeiro de 1999. |
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A ESTAÇÃO: Em 01/09/1953,
com a modificação do traçado da linha-tronco, entre Rubião Jr.
e Juca Novais, a estação passou a fazer parte do tronco e o
antigo ramal de Itatinga foi extinto.
Com esta modificação,
um novo prédio foi construído, em local diferente do da antiga, para
a estação, e de madeira, como o antigo, segundo relatos e como todas
as estações que foram construídas na variante inaugurada nesse ano.
Este novo prédio tinha no projeto o nome de "estação 3".
Em
1988, o prédio ainda existia, mas, pouco tempo depois, foi destruído
por um incêndio.
A FEPASA, então, construiu uma estação nova, de alvenaria,
a uns 200 metros da anterior, segundo Stenio Gimenez; esta
acabou por ser demolida cerca de sete anos mais tarde, dando lugar
a uma plataforma com cobertura simples, símbolo do descaso da FEPASA
com seus passageiros. Trens passaram por ali até 15 de janeiro
de 1999.
(Veja também ITATINGA-RAMAL)
(Veja também a estação de Lobo)
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da
Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele
dá para se ter uma idéia de como Itatinga acabou fazendo
parte da linha-tronco. A linha nova (estilizada, pois não mostra
todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo Ralph
M. Giesbrecht - mapa dos anos 1950).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Daniel Gentili; Valdemar Bicudo; Elias Vieira; Acervo Adriana
Franzolin; Edson Castro; Stenio Gimenez; Museu Ferroviário
de Botucatu; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
10.09.2023
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