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Miranda Azevedo
Lobo
Macedonia
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Tronco EFS - 1935
IGGSP-1944
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2011
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E. F. Sorocabana
(1896-1953) |
LOBO
(antiga PEDRAS e depois ITATINGA)
Município de Itatinga, SP (veja
o bairro) |
Linha-tronco original - km 345,788 (1924);
km 333,698 (1931) (*) |
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SP-1551 |
Altitude: 761 m |
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Inauguração: 06.04.1896 |
Uso atual: demolida c.2007 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1896 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itatinga foi aberta em 1896. Por estar a cerca de 12 quilômetros
da sede do município do mesmo nome, o local sem nome à
volta do pátio ferroviário - que já existia como
um pequeníssimo povoado, mas que se desenvolveu rapidamente
a partir da abertura da estação. Inicialmente seria chamada de Estação
das Pedras, para logo depois tomar o nome de Itatinga.
Logo após essa inauguração, a população
da sede já começou a pedir uma estação
local, que somente anos mais tarde seria alcançada por um ramal.
Na época, esses ramais pequenos poderiam ser economicamente
justificáveis.
A pressão cresceu após a construção e
entrega de dois ramais relativamente próximos para cidades
como Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo (ambos em 1906),
cidades que também ficaram fora da linha principal da Sorocabana.
Depois de diversas tratativas, o ramal foi construído - em
1913 já estava em obras, e em 20/2/1914 correu o "primeiro
trem no ramal". Foi finalmente entregue em 1/8/1914, com a saída
da linha-tronco sendo a cerca de dois quilômetros da estação
original de Itatinga, num posto telegráfico chamado
inicialmente de "Posto do quilômetro 345",
que em em outubro de 1920 foi renomeado como estação
de Miranda Azevedo.
No mesmo dia da abertura do ramal, a Estação de Itatinga foi renomeada como Lobo - em virtude de ali se localizar um
pequeno remanso chamado de "Água do Lobo",
local onde estes animais saciavam a sede - e o nome da cidade passou
a nomear a estação construída na sede. Lobos,
aliás, continuam a existir no local até hoje, embora
em muito menor número.
Em 1920, segundo nota publicada mais abaixo, o posto do km 345 passou
a receber o trem do ramal de Itatinga, que vinha da cidade,
parava ali e voltava. A população de Lobo revoltou-se,
como publicado, já que o bairro estava a cerca de 2 quilômetros
do posto. Porém, esta situação parece ter durado
até o final do ramal (1953), de acordo com diversos horários
consultados durante os 33 anos de existência da linha.
Em 1933, já um lugar que rivalizava com a própria sede
do município, Lobo passou a ser um distrito do município
de Itatinga.
Vinte anos depois (1953), a estação foi desativada,
quando da entrada em operação da variante Rubião Junior-Juca Novais.
O prédio ali ficou. Eu visitei o local pela primeira vez em 1999.
O local já não era nem uma sombre do que foi enquanto
ainda possuía a linha do trem. A decadência era notória.
O prédio da estação ainda existia ainda em 2004,
já descaracterizado e transformado em escola do bairro já
pobre e com poucas casas de alvenaria e de madeira, a cerca de 2 km
ao norte, por terra, da rodovia Castelo Branco, no km 225.
Lobo segue sendo um distrito de Itatinga, embora com pouquíssimas
casas e moradores. "Meus avós moraram em Lobo. Meu
pai conta que minha avó após ter se casado na cerimônia civil no Lobo,
ela, de vestido de noiva, pegou o trem com meu avô sentido Avaré..."
(Adriano Martins, 08/2004).
A estaçãozinha foi demolida entre 2004, e outubro de
2009: não sobrou nem a plataforma em um terreno vazio. Em 2011
estive ali e comprovei a demolição. A escola havia se
mudado para um prédio maior construído para tal a cerca
de 30 m da velha estação. Que enorme insensibilidade
de quem tinha a propriedade (era a Prefeitura) de um prédio
mais que centenário no típico estilo Sorocabana dos
anos 1890.
(Veja também o distrito de Lobo)
(Veja também a estação de Itatinga-ramal)
(Veja também a estação de Itatinga-nova)
1895
AO LADO: A construção da estação das Pedras, o primeiro nome da estação que logo depois tomaria o nome de Lobo
(O Estado de S. Paulo, 21/9/1895).
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1896
AO LADO: A estação estava demorando para ser instalada e o povo reclamava
(O Estado de S. Paulo, 19/1/1896).
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ACIMA:
A mudança do nome para Lobo no jornal (O Estado de S. Paulo,
30/7/1914).
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1914-15-16-18
AO LADO: A vida na
estação do Lobo nos anos 1910: A inauguração
do ramal que a unia à sede do município, Itatinga,
em 4 de agosto de 1914 (O Estado de S. Paulo, 4/8/1914); 5
dias depois, o local afastado e perdido no ainda quase-virgem
oeste do estado de São Paulo também via os efeitos
da guerra que completava dez dias (O Estado de S. Paulo, 9/8/1914);
No ano seguinte, italianos imigrantes embarcavam para a Itália
para lutar na guerra contra a Austria, declarada pouco antes
(O Estado de S. Paulo, 21/8/1915); Em 1916, festa da inauguração
da igreja do lugarejo de Lobo (O Estado de S. Paulo, 4/12/
1916; Em 1918, duas reportagens mostravam os problemas na
estação e no bairro, causados pela Sorocabana:
as encomendas sofrem na estocagem no prédio da estação,
antes de seguir para o destino e oa lavradores reclamam da
falta de vagões que faz estragar-se as mercadorias
na mesma estação (O Estado de S. Paulo, 29/6
e 14/9/1918).
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1917
AO LADO: Chuvas causam atrasos do trem no ramal
(O Estado de S. Paulo, 1/2/1917).
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1920
AO LADO: A criação do distrito de Lobo
(O Estado de S. Paulo, 13/2/1920).
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1920
AO LADO: Em 1920,
foi estabelecida a parada do trem na estação
de Miranda Azevedo (o nome não é citado na reportagem),
o que revoltou a população do bairro de Lobo
(O Estado de S. Paulo, 13/2/1920)..
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ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana
na região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá
para se ter uma idéia de como Lobo e outras saíram da
linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não
mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo
Ralph M. Giesbrecht).
1932
AO LADO:
Tentativa de uxoricidio (assassinato de esposa) em Lobo (O Estado de S. Paulo, 22/4/1932).
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ACIMA: A estação de Lobo,
no extremo norte do mapa, em 1945. Vê-se também o ramal
de Itatinga, ligando Miranda Azevedo à cidade (Mapa do IGGESP,
Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht).
ACIMA: O distrito de Lobo, em 1950, pouco tempo
antes de arrancarem a linha (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER EM
TAMANHO MAIOR) (IGC-SP).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano
Martins; Daniel Gentili; IGC-SP; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1875-1960; O Estado de S. Paulo, 1896 a 1918; IGGESP, 1945;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A velha estação, em 20/05/1999. Em primeiro plano,
o leito por onde um dia passaram os trilhos. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A velha estação, em 20/05/1999. Em primeiro plano,
o leito por onde um dia passaram os trilhos. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A estação, vista por trás, aí não
tão descaracterizada, em 02/11/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht
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Atualização:
16.09.2023
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