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Bom Jesus
Jacareí
Limoeiro
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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E. F. do Norte (1876-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1998) |
JACAREÍ
Município de Jacareí, SP |
Ramal de São Paulo- km 407,443
(1928) |
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SP-2162 |
Altitude: 569 m |
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Inauguração: 02.07.1876 |
Uso atual: centro cultural (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1925 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jacareí foi aberta em 2 de julho de 1876 pela E. F. do Norte, cinquenta dias depois de a primeira locomotiva de teste ter chegado ali (ver caixa abaixo de 1876).
Em 1925, foi entregue o prédio atual, demolindo-se o original.
A linha, desativada definitivamente em 1996, ficou abandonada por
anos, a linha permanecia limpa como se ainda fosse utilizada. O prédio
foi reformado em 2000, para abrigar um centro cultural.
Em fevereiro de 2004, foram retirados os trilhos da parte urbana da
cidade, pela Prefeitura, mesmo contra a ordem da RFFSA
e do Ministério Público. Deixaram os trilhos apenas
em frente à velha estação, na cidade.
Não muito tempo depois, em outubro de 2006, a antiga fábrica
de "Biscoutos Jacareí" foi fechada, ela, que abriu em 1899
e começou vendendo latas do Biscouto, compra obrigatória
para qualquer visitante - entre eles, os passageiros dos trens que
faziam paradas na estação da cidade. O 'biscouto flor' era
vendido pelos filhos do primeiro proprietário, Amâncio Dias,
na estação de trem e caiu no gosto dos
passageiros, que trataram de divulgar o produto. Quando se viajava,
sempre se levava um biscoito para os parentes e amigos.
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1876
AO LADO: A primeira locomotiva chega em Jacarehy. Mas os trens demorariam ainda algum tempo para chegar até lá inaugurando a estação (A Provincia de
S. Paulo, 12/5/1876). |
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1876
AO LADO: A (A Provincia de
S. Paulo, 22/6/1876). |
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1876
AO LADO: O trem chega a Jacarehy (A Provincia de
S. Paulo, 28/6/1876). |
ACIMA: Convocação datada de 27 de junho, para a inauguração da estação do Jacareí, no dia 30 de junho - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de
S. Paulo, 29/6/1876).
ACIMA: Nova convocação, datada de 28 de junho, com mais detalhas, para a
inauguração da estação do Jacareí, desta vez no domingo, dia 2 de junho - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de
S. Paulo, 29/6/1876)
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1876
AO LADO: A festa no trem inaugural de 30 de junho - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de
S. Paulo, 3/7/1876). |
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1878
AO LADO: Com o trem, chega o hotel próximo à estação - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO MAIOR (A Provincia de
S. Paulo, 11/04/1878). |
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1892
AO LADO: Acidente com morte em Jacarehy (O Estado de
S. Paulo, 17/8/1892). |
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1895
AO LADO: Incendio no deposito de locomotivas da estação de Jacarehy (O Estado de
S. Paulo, 18/12/1895). |
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1897
AO LADO: Obras para o restaurante da estação em Jacareí (O Estado de
S. Paulo, 7/6/1897). |
1908 -
ACIMA: Populares aguardam a chegada do Presidente Affonso Pena
em maio de 1908 na estação de Jacareí (O Malho,
7/5/1908).
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1922
AO LADO: Jacareí queria trens de suburbios para São Paulo (O Estado de
S. Paulo, 7/6/1922). |
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1923
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de
S. Paulo, 29/10/1923).
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1925
AO LADO: Atraso no trem noturno Rio-SP (O Estado de S.
Paulo, 5/1/1925).
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1925
AO LADO: Roubos na estação (O Estado de
S. Paulo, 30/10/1925).
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1928
- ACIMA: Mapa da cidade de Jacareí em 1928. Quando os trilhos
foram retirados em 2004, o traçado era o mesmo (Max Vasconcellos,
Vias Brasileiras de Communicação, 1928).
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1930
AO LADO: Acidente no km 421 atendido pelo deposito de Jacareí (O Estado de
S. Paulo, 17/1/1930). |
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1941
AO LADO: Dois acidentes no mesmo dia em Jacareí (O Estado de
S. Paulo, 13/2/1941). |
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1941
AO LADO: Descarrilamento em Jacareí pára os trens expressos (O Estado de
S. Paulo, 15/6/1941). |
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1941
AO LADO: Desarranjo da litorina em Jacareí pára os trens expressos (O Estado de
S. Paulo, 26/8/1941). |
anos
1950 - ACIMA: Na estação
de Jacareí, uma diesel ALCO FA-1 posa com funcionários
da Central do Brasil, nos anos 1950 (Acervo Coaraci Camargo).
anos
1950 - ACIMA: Praça
Conde de Frontin à frente da estação em Jacareí (Autor
desconhecido).
anos
1950 - ACIMA: Pátio da estação (Autor
desconhecido).
anos
1960 - ACIMA: Trem DP (Rio-São
Paulo diurno) nos anos 1960. Vejam a qualtidade de passageiros. E
já existia a via Dutra havia anos (Autor desconhecido, cessão
Ernesto Papparelli).
1964 - ACIMA: A EFCB tinha em 1964 um trem entre Jacareí e São
Paulo que aparentemente era uma, digamos, porcaria (Folha de S. Paulo,
23/2/1964).
2001
- ACIMA: Pátio e estação de Jacareí
em 2001 (Foto Carlos R. Almeida).
A cidade de Jacareí
assiste passivamente à destruição de sua história por
órgãos do governo. Há tempos o patrimônio histórico sofre com
o descaso ou usos inapropriados. Hoje, foi destruído mais uma
parte desse patrimônio. O antigo complexo ferroviário da cidade,
onde estão localizadas casas de antigos funcionários da estação
Central do Brasil, foram demolidas nesta manhã. Os moradores
receberam no dia 3 de dezembro um prazo de 90 dias para sair
do local. Alguns moradores assustados saíram antes, com as casas
vazias, a prefeitura decidiu iniciar as demolições mesmo antes
do prazo, e sem avisar, deixando os outros moradores das três
casas que sobraram ainda mais assustados. Mesmo morando nessas
casas há mais de vinte anos, eles não foram indenizados, e nem
sequer houve uma preocupação de providenciar outro lugar para
essas pessoas morarem, já que não tem outro lugar para irem.
A Associação de Ferroviários Aposentados de Jacareí, o movimento
de preservação ferroviária e alguns civis tentam impedir que
isso aconteça, através da justiça e do CONDEPHAAT |
2008
AO LADO: Vanessa Stollar, dezembro de 2008.
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ACIMA: A estação de Jacareí em 2019 (Foto Rafael Trindade em 26 de setembro).
(Fontes:
Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Fábio Barbosa; Ernesto
Papparelli; Daniel Gentili; Jorge Pan; Coaraci Camargo; Adriano Martins;
Kelso Medici; Rosário Blois; Jorge Ferreira; Christoffer R.;
Vanessa Stollar; Folha de S. Paulo, 1964; O Malho, 1908; Vale Paraibano,
4/11/2006 e outras edições; E. F. Central do Brasil:
Relatório anual, 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Comunicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Jacareí em 1902. Autor desconhecido |
Estação original, em 1905. Note que os trilhos
junto à plataforma são de bitola métrica,
e os mais afastados, da larga... era a época do alargamento
do trecho (1902-08). Foto do acervo de Rosário Blois,
cedida por Christoffer R |
A estação atual, em fase de acabamento, em foto
de 1924/25. Do lado direito, ainda se pode ver o prédio
original. Foto do relatório da EFCB de 1925, cedida por
Jorge Ferreira |
Estação de Jacareí, sem data. Autor desconhecido |
Estação de Jacareí em 20/01/2000. O senhor
na plataforma parece estar esperando o trem, que por ali não
passa há anos... Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 09/2002. Foto Adriano Martins |
A estação em 20/6/2009. Foto Jorge Pan |
A estação de Jacareí em 26/9/2019. Foto Rafael Trindade |
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Atualização:
25.06.2021
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