A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Ceasa
Jaguaré-nova
Cidade Universitária
...

ramal de Jurubatuba-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
...
 
FEPASA (1979-1994)
CPTM (1994-)
JAGUARÉ ( NOVA)
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km 2,427 (1981)   SP-2159
Altitude: -   Inauguração: 04.04.1981
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1979
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Jaguaré foi construída pela FEPASA em 1979, para tráfego precário dos subúrbios na época durante a reforma da linha, foi inaugurada oficialmente somente em 1981.

Tem o nome devido a ficar junto à ponte do Jaguaré, na Marginal do rio Pinheiros, em São Paulo.

Existia antes, muito próximo a ela, uma parada na linha original de Jurubatuba.

A estação serve hoje à CPTM. É também chamada de Villa Lobos-Jaguaré, em alusão ao Parque Villa Lobos - cuja entrada não fica tão perto assim da estação quanto possa parecer. Foi ampliada com a construção de outro prédio e esta ampliação foi entregue em 27/3/2010 pela CPTM.

(veja também JAGUARÉ-PARADA)


ACIMA: A estação de Jaguaré, vista do norte para o sul. À direita, a avenida Marginal e o rio Pinheiros (Foto Carlos R. Almeida em 7/9/2011).

ACIMA: A estação de Jaguaré em fevereiro de 2023. Em segundo plano, a avenida Marginal e o rio Pinheiros (Foto Mario Sandrini).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos R. Almeida; William Gimenez; Coaraci Camargo; CPTM; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Jaguaré, nos anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação do Jaguaré vista do acesso da Marginal para a praça Apecatu. Foto Carlos R. Almeida em 7/9/2011
 
     
     
Atualização: 20.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.