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Imp. Leopoldina
Parada Jaguaré
Universidade
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ramal Jurubatuba - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1960-1971)
FEPASA (1971-1976) |
JAGUARÉ
(PARADA)
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km |
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SP-2158 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1960 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: Na linha original
do ramal de Jurubatuba da EFS, existiam, além das 11 estações,
várias paradas não oficiais, em alguns casos provavelmente balões
de ensaio para futuras estações do trecho. Jaguaré era uma
delas, e tinha esse nome porque ficava junto à ponte do Jaguaré.
Foi aberta em 1960, e desmanchada em 17/07/1976. "Era um estribo
mesmo. Uma plataforma feita com dormentes e terra (com pedrisco em
cima), sob a ponte, na curva da linha, como era a de Socorro e tantas
outras. Depois puseram um piso de cimento e uma cobertura com estrutura
de trilhos usados" (Coaraci Camargo, 08/2008).
Em 1979, uma estação mais moderna foi aberta pela Fepasa, em local
bastante próximo à antiga parada. |
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Atualização:
19.02.2017
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