|
|
...
Santo Anastácio
Jarbas Trigo
Piquerobi
...
Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1940-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JARBAS TRIGO
(antiga CHAVE MANZANO)
Município de Piquerobi, SP |
Linha-tronco - km 834,490 (1940);
km 786,557 (1960) (**) |
|
SP-2179 |
Altitude: 429 m |
|
Inauguração: 24.04.1940 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: Posto telegráfico
aberto em 1940 com o nome de Chave Manzano - chave que já
existia no local -, recebeu mais tarde o nome de Jarbas Trigo.
Pelas reportagens abaixo, o posto já estaria funcionando desde
meados de 1939. A inauguração oficial é dada
como sendo em 1940.
Lugar deserto, tinha algumas fazendas e sítios nas imediações,
como mostram as duas belas fotos (acima) tomadas próximas à
estação, provavelmente nos anos 1950 ou 1960.
A estação foi aparentemente demolida já antes
de 1986.
|
AO LADO: Em maio de
1939, foi aberto o posto, na já existente Chave Manzano
(chave é a saída de um desvio) (O Estado de
S. Paulo, 27/5/1939).
|
ACIMA: Em reportagem publicada na Folha da
Manhã de 23/6/1939, o anúncio da abertura de um desvio
(chave) na Villa Manzano.
ACIMA: "Meu irmão Miguel, a caminho
do sitio dos Leite, na chave Manzano, depois chamada Jarbas Trigo"
- o texto é do próprio site de onde foi extraída
a foto . ABAIXO: Álvaro Leite e família, em fazenda na Chave
Manzano (Fotografias extraídas do site http://members.tripod.
compiquerobiensevidarural.htm - Acervo Luiz Netto).
(Fontes: Acervo
Luiz Netto; http://members.tripod.compiquerobiensevidarural.htm;
O Estado de S. Paulo, 1939; Folha da Manhã, 1939; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1920-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
08.05.2017
|
|