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E. F. São
Paulo-Minas (1911-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JOSÉ
HONÓRIO
Município de São Sebastião
do Paraizo, MG |
Linha-tronco original - km 125,941 (1960) |
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SP-2172 |
Altitude: 792 m |
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Inauguração: 24.02.1911 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: As
origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico
da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos
São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sapé foi aberta em 1911. Nos anos 1930, seu nome
foi alerado para o atual - José Honório.
"Sou bisneta do Comendador José Honório Vieira, dono da Fazenda
Sapé, em São Sebastião do Paraíso. Natural de (Santa Rita do) Passa
Quatro, SP, foi político e benemérito da terra paraisense, tem nome
e busto na praça principal. Foi grande fazendeiro e cafeicultor do
sul de Minas e faleceu em 5 de junho de 1936. Até onde sei, a chegada
de trilhos da via férrea se deu em Paraíso no dia 15 de maio de 1911,
com a locomotiva da Estrada de Ferro São Paulo e Minas. Logo veio
a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 7 de setembro de 1914,
e finalmente houve a fusão em 1971, com a criação da
FEPASA. Acredito que a tal estação, na época Sapé, tenha relação com
a Fazenda Sapé, que como disse, era de meu bisavô, devido ao transporte
da produção cafeeira" (Elisabeth Giraldi Borges Affonso,
2007).
A estação permaneceu fechada quando do fechamento da linha entre 1928/9 e 1934.
Em 1986, o relatório de instalações fixas da
Fepasa recomendava a sua demolição.
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1934
À ESQUERDA: Reabertura da estação desde o fechamento da linha em 1928/9
(O Estado de S. Paulo, 12/7/1934). |
(Fontes: Elisabeth Giraldi Borges Affonso; Coaraci
Camargo; Wanderley Duck; Fepasa: Relatório de instalações
fixas, 1986; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 1986. Foto do relatório de
instalações fixas da Fepasa |
A estação em 1986. Foto do relatório de
instalações fixas da Fepasa |
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Atualização:
17.06.2018
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