|
|
CPTM (2021-) |
JOÃO DIAS
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km |
|
SP-4812 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 05.11.2021 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2000 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha
hoje está desativada até para cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: O governo de São Paulo inaugurou na manhã desta sexta-feira, 5 de janeiro, a estação João Dias, da Linha 9- Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Zona Sul da capital paulista. Esta é a primeira estação a ser construída pela iniciativa privada. A estação tem este nome devido a ter acesso fácil à avenida do mesmo nome (João Dias), antiga estrada de Itapecerica.
A nova estação, que é a 20ª da linha Esmeralda, deve atender 10 mil passageiros por dia e começa a funcionar neste sábado (6) em horário integral, das 4h à 0h.
O projeto e construção da estação foram feitos pela Brookfield Properties e a adequação da via pela CPTM.
Iniciada em março de 2020, a construção contou com investimento de R$ 81 milhões, sendo R$60 milhões custeados pela iniciativa privada, fruto de um convênio assinado em 2014 entre a CPTM e a Brookfield Properties, e outros R$2 1 milhões de recursos da CPTM.
Localizada a 1,9 Km de distância da estação Granja Julieta e a 2 Km da estação Santo Amaro, a estação João Dias tem uma passarela de transposição da Marginal Pinheiros com 53,4 metros de extensão, que conecta a plataforma de embarque à estação.
Construída em uma área de 5,6 mil m², a nova estação oferece acessibilidade com três escadas rolantes, três elevadores, gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, sistema de energia solar, além de recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras.
A estação João Dias também será a primeira entregue sem bilheteria. A compra de bilhetes na estação deve ser feita por meio de aplicativos de celular, máquinas de autoatendimento e estabelecimentos credenciados.
(O texto acima foi transcrito da
G1-Globo.com em 5/11/2021).
ACIMA: Estação de João Dias, 05/11/2000 (Foto Rômulo D'Ávila/TV Globo). |
|
|
|
A estação em 5/11/2021. Foto Rômulo D'Ávila/TV Globo |
A estação em 5/11/2021. Foto Pedro Nardi |
A estação em 5/11/2021. Foto Pedro Nardi
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.11.2021
|
|