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(1888-1952)
Luiz Gama
Juquiratiba
Tapijara
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(1952-2001)
Luiz Gama
Juquiratiba
Pirambóia-nova
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Tronco EFS - 1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(c.1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JUQUIRATIBA
(antiga SALGADO)
Município de Conchas, SP |
Linha-tronco - km 223,122 (1934) |
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SP-2188 |
Altitude: 468 m |
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Inauguração: c.1888 (?) |
Uso atual: moradia (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1952 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Estação
inaugurada com o nome de Salgado, provavelmente
em 1888, recebeu o nome atual de Juquiratiba em 1947.
No entanto, notícias de 1898 e de 1900 - portanto, oito a dez anos mais tarde - colocam em dúvida a existência de uma estação no local nessa época (ver caixas abaixo). Nos relatórios anuais da E. F. Sorocabana, não encontrei nada sobre a abertura ou inauguração de uma estação com esse nome nesse local.
Em 1 de maio de 1949, a eletrificação da linha da Sorocabana
chegou à estação, completando ali mais de 200
km de linha eletrificada.
A partir de 1952, a estação passou a ser o ponto de
partida da variante que encurtava o velho trecho
original entre ela e Botucatu,tendo
nesse ano o seu prédio substituído por um novo, enquanto que o prédio
anterior foi demolido (ele ficava bem próximo
ao atual). O novo prédio é semelhante às outras oito novas
estações construídas até Botucatu, infelizmente construções
bem mais simples e feiosas do que o padrão da Sorocabana
até então.
O local é um bairro afastado de Conchas, no meio de morros,
que, quando lá estive em 1998, era alcançado somente
por uma estrada não pavimentada de 9 km que parte da Marechal Rondon.
Em 2016 a estação ainda estava lá, com má conservação e servindo
como moradia; a estrada de acesso já estava asfaltada.
CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
Afirma-se que até 1897 existiu
uma estação entre as de Conchas e de Pirambóia de nome Rio do
Peixe, no antigo km 237 da linha, "antes e próximo ao rio que
lhe deu o nome", pois essa ponte não suportava o peso das novas
locomotivas Baldwin, carros e vagões que por ela teriam de passar
a passar dessa época. Essa ponte ficava "uns 200 m acima da
atual". A estação foi construída por causa da necessidade de
baldeação para locos mais leves até que a nova ponte ficasse
pronta. Apenas a vila ferroviária existiu ao redor da estação,
até que mais tarde se construiu por ali uma pequena olaria,
de Francisco Misassi. No local, com o cruzamento de trens, foi
criado o posto de Tapijara, onde Álvaro Ferreira Gomes foi o
primeiro agente. O local teria tido o nome alterado para Salgado,
apelido de um morador da região - "Pedro Salgado" - cujo nome
real era Pedro Carlos de Arruda. Foi ele que cedeu o terreno
para a nova estação. ("Em busca de raízes", p. 306-307).
A história, claramente, mistura as estações de Juquiratiba -
esta sim, tinha o nome de Salgado até 1947, de acordo com os
relatórios da Sorocabana - e de Tapijara, desativada quando
da construção da variante de 1952 e demolida. Para que se tenha
uma idéia, Juquiratiba em 1931 estava no km 217; Tapijara, no
km 231. Vejam então as discrepâncias entre relatos e o que está
escrito nos relatórios. |
1888-1898
AO LADO:
Dúvidas sobre Juquiratiba e Salgado .
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1898
AO LADO: Moradores pedem a melhora - ou a construção? - de uma estação em Salgado (O Estado de S. Paulo, 19/4/1918). |
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1900
AO LADO: Já existia a estação de Salgado em 1900, de acordo com a notícia ao lado (O Estado de S. Paulo, 03/03/1918). |
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1918
AO LADO: Problemas na estação
de Salgado em 1918 (O Estado de S. Paulo, 22/6/1918).
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1931 - ACIMA:
A vida na estação e nas redondezas de Salgado (O Estado
de S. Paulo, 30/5/1931).
ACIMA: Mais notícias de Salgado
no mesmo ano (O Estado de S. Paulo, 15/7/1931).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
Extensão dos desvios para 400 m; 1934 - Colocação
de caixa d'água sobre colunas de trilhos; modificação
no encanamento
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1934
AO LADO: Armazenagem insuficiente na estação (O Estado de S. Paulo, 7/8/1934). |
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1935
AO LADO: Fala-se da variante (O Estado de S. Paulo, 4/4/1935). |
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1935
AO LADO: Descarrilamento do trem noturno de passageiros na estação (O Estado de S. Paulo, 30/8/1935). |
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ACIMA: Descarrilamento próximo à estação de Juquiratiba (CLIQUE SOBRE A REPORTAGEM PARA VÊ-LA INTEIRA) em 1935 (O Estado de S. Paulo, 15/10/1935).
1935
AO LADO: Guarita vira banheiro (O Estado de S. Paulo, 13/11/1935). |
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ACIMA: O mapa do município de Conchas
mostra ainda a linha antiga, embora tenha sido publicado em 1960
pelo IBGE; isto se vê quando se compara com o mapa do município
vizinho, na mesma publicação, mas já com a
linha nova, mais ao sul. A linha nova passa ao sul de Juquiratiba
- não muito longe (quanto, realmente?) e entrava por Bofete
e não por Anhembi - ver a divisa desses 2 municípios,
à esquerda do mapa, no córrego Vicentinho. A estação
mostrada neste site não é, portanto, a mesma que está
no mapa acima (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume XI, 29/5/1960, p.
89).
ACIMA: Entrada do pátio de Juquiratiba, em 10/4/2009
(Foto Leandro Gouveia).
ACIMA: Pátio
de Juquiratiba em setembro de 2016; ao fundo, os trilhos
seguem no sentido Botucatu. Notar que o prédio à esquerda
não é a estação (Foto Julio Cesar de
Paiva).
(Fontes:
Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins;
Leandro Gouveia; José H. Bellorio; Julio Cesar de
Paiva; O
Estado de S. Paulo, 1918; Folha da Manhã, 3/5/1949; Folha
de Conchas, 1949; _:"Em
busca de raízes", p. 306-307;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1875-1969;
IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
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A velha estação ainda com o nome de Salgado. Acervo
Prefeitura Municipal de Conchas |
A estação velha de Juquiratiba em 1949. Folha
de Conchas, 1949 |
Estação "nova" de Juquiratiba, em 19/06/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 29/10/2001. Foto José H.
Bellorio |
Comboio cargueiro passando pelo pátio de Juquiratiba,
provavelmente se dirigindo a Bauru, em 18/08/2003. Foto Julio
Cesar de Paiva |
A estação em 10/4/2009. Foto Leandro Gouveia |
A estação em 7/11/2016. Foto Julio Cesar de Paiva
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Atualização:
02.11.2021
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