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Juquiratiba
Tapijara
Pirambóia
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Tronco EFS - 1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana
(1927-1952) |
TAPIJARA
(antiga LARA CAMPOS)
Município de Conchas, SP |
Linha-tronco - km 230,496 |
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SP-2915 |
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Inauguração: 15.03.1927 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1927 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 15/03/1927, como posto km 242 (km 241+700), depois Lara Campos e recebendo o nome atual, Tapijara, em 01/05/1927.
Esta sequência de datas e nomes foi obtida a partir
dos relatórios oficiais da Sorocabana.
A estação de Tapijara foi desativada em 1952, com a abertura da variante Juquiratiba a Botucatu.
Já foi demolida, não existindo nenhum resquício
do prédio, segundo constatou Adriano Martins, que visitou
o local em 28/04/2002.
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
Afirma-se que até 1897 existiu
uma estação entre as de Conchas e de Pirambóia de nome Rio do
Peixe, no antigo km 237 da linha, "antes e próximo ao rio que
lhe deu o nome", pois essa ponte não suportava o peso das novas
locomotivas Baldwin, carros e vagões que por ela teriam de passar
a passar dessa época. Essa ponte ficava "uns 200 m acima da
atual". A estação foi construída por causa da necessidade de
baldeação para locos mais leves até que a nova ponte ficasse
pronta. Apenas a vila ferroviária existiu ao redor da estação,
até que mais tarde se construiu por ali uma pequena olaria,
de Francisco Misassi. No local, com o cruzamento de trens, foi
criado o posto de Tapijara, onde Álvaro Ferreira Gomes foi o
primeiro agente. O local teria tido o nome alterado para Salgado,
apelido de um morador da região - "Pedro Salgado" - cujo nome
real era Pedro Carlos de Arruda. Foi ele que cedeu o terreno
para a nova estação ("Em busca de raízes", p. 306-307).
A história, claramente, mistura as estações de Juquiratiba -
esta sim, tinha o nome de Salgado até 1947, de acordo com os
relatórios da Sorocabana - e de Tapijara, desativada quando
da construção da variante de 1952 e demolida. Para que se tenha
uma idéia, Juquiratiba em 1931 estava no km 217; Tapijara, no
km 231. Vejam então as discrepâncias entre relatos e o que está
escrito nos relatórios. |
AO LADO: Versões - verdadeiras ou não? - sobre a história da estação de Tapijara |
ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda tem algum trânsito
ferroviário mesmo depois da abertura da linha nova (O Estado
de S. Paulo, 15/11/1951). (direita) Já abandonado, a prefeitura
de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia no lugar dos trilhos. Nunca
fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).
ACIMA: mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região
de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter uma idéia
de como Tapijara e outras saíram da linha e ficaram isoladas.
A linha nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas)
é a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: O mapa do município de Conchas mostra ainda a linha
antiga, embora tenha sido publicado em 1960 pelo IBGE; isto se vê
quando se compara com o mapa do município vizinho, na mesma
publicação, mas já com a linha nova, mais ao
sul. A linha nova passa ao sul de Juquiratiba - não muito longe
(quanto, realmente?) e entrava por Bofete e não por Anhembi
- ver a divisa desses 2 municípios, à esquerda do mapa,
no córrego Vicentinho. Além do mais, Tapijara não
teve versão nova na linha nova e pode ser vista no mapa abaixo
(à esquerda, na linha, bem próxima à divisa com
Anhembi), pois é a linha antiga (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume XI, 29/5/1960, p.
89).
(Fontes: Adriano Martins;
O Estado de S. Paulo, 1951-52; Folha
de Conchas, 1949; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969;
_:"Em
busca de raízes", p. 306-307; Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1949. Folha de Conchas, 1949 |
Local da antiga estação, em 28/04/2002. Foto Adriano
Martins |
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Atualização:
07.05.2020
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