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VXY Mogiana em MG
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Nova Europa
Macaia
Tabatinga
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Ramal de Rib. Bonito-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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C. E. F. do Dourado (1928-c.1945)
MACAIA
Município de Nova Europa, SP
Tronco CEFD - km 93,200 (1929)   SP-0798
Altitude: -   Inauguração: 24.02.1928
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: Macaia, chamada inicialmente de Chave Macaia, e depois de Posto Macaia, era um ponto de cruzamento entre as estações de Nova Europa e Tabatinga, que em 1928, quando se alterou radicalmente os horários dos trens da Douradense, de simples chave, tornou-se um posto telegráfico estratégico: "Duas foram as modificações por que passaram os horários de trens no corrente ano. A primeira, a partir de 24 de fevereiro, e a segunda, a partir de 5 de agosto. Da primeira, constou, além da extinção dos trens M4, M7 e M8, a criação do Posto Telegráfico para cruzamento de trens no quilômetro 95 - local há muitos anos

ACIMA: Em meio a um canavial, a plataforma da velha estação foi descoberta por Antonio C. Belviso e Alberto del Bianco em dezembro de 2011 (Foto Alberto del Bianco).
denominado "Chave Macaia", cuja medida constituiu sem dúvida nenhuma um grande benefício para o movimento de trens
" (relatório da E. F. Dourado - 1928). No mesmo ano, relata-se "uma pequena construção" em Macaia, o que pode ser o prédio do posto. Em 1955, os trens da Paulista ainda paravam ocasionalmente no posto. Segundo informações de Nova Europa, o posto era uma plataforma com duas casas, sendo a principal para o uso do conservador da via. "A Chave Macaia realmente ficava no sítio do Francisco Marcondes Resende, o Chico Paletó, conhecido meu. Ele vendeu o sitio e mora em Itápolis. Das casas ferroviárias que haviam lá nada sobrou, pois foi derrubado para plantação de laranja" (Luciano Costa Della Nina, 01/2009).
(Fontes: Alberto del Bianco; Luciano Costa Della Nina; C. F. do Dourado: relatórios anuais, 1920-40; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Muito próximo à antiga Chave Macaia, a velha ponte sobrevive ao tempo e ao abandono, no meio do mato fechado, em 2003. Foto Alberto Del Bianco

Plataforma da estação já demolida em meio a um canavial. Foto Alberto del Bianco, 12/2011
 
     
     
Atualização: 19.07.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.