|
|
...
Macaia
Tabatinga
São João das Três
Barras
...
Saída para o ramal de Itápolis (1915-1966):
São Lourenço
...
Chegada do ramal de Tabatinga (1916-1966):
Curupá
...
Ramal de Rib. Bonito-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
...
|
|
|
|
|
Cia. E. F. Dourado
(1909-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969) |
TABATINGA
(antiga SÃO JOÃO DAS TRÊS BARRAS)
Município de Tabatinga, SP |
Tronco CEFD - km 102,410 (1929)
Ramal de Ribeirão Bonito - km 128,901 |
|
SP-2601 |
Altitude: 453 m |
|
Inauguração: 15.01.1909 |
Uso atual: demolida nos anos 1980 |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909 (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e no mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a
bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju,
colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente
em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte.
Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco
ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte
diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi
suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito
foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Tabatinga foi inaugurada pela Douradense em 1909.
A partir
de 1915, também passou a ser ponto de saída do ramal de Itápolis;
no ano seguinte, passou a ser o ponto final do ramal de Tabatinga,
da Araraquarense, que vinha desde seu tronco em Silvânia.
Até 1922, os trilhos da Douradense que chegavam a Tabatinga
eram os de bitola estreita, 0,60 m; somente nesse ano a Dourado conseguiu
terminar o alargamento para a bitola métrica que o Governo
do Estado tanto demorou em autorizar. Da mesma forma, o ramal de
Itápolis também foi alargado nesse ano.
A estação
era dividida em duas: no armazém anexo, funcionava a Tabatinga-norte,
que era de responsabilidade da E. F. Araraquara, e ali chegavam os
trens que vinham da EFA.
Em 1949, a estação de Tabatinga
passou a atender a Cia. Paulista.
Em 1966, o ramal que vinha de Silvânia
foi fechado e em dezembro de mesmo ano, o ramal de Itápolis
também foi suprimido.
No início de 1969, foi a vez da própria estação
fechar, juntamente com o último trecho que restava da velha Douradense,
até Ibitinga.
A estação foi demolida em meados dos anos 1980
e em seu lugar se construiu pequenos galpões que hoje estão na entrada
da cidade, junto à ponte.
"As locomotivas 840 até 844 tracionavam
o PB14 entre Novo Horizonte e Tabatinga, e nesta última estação as
locomotivas eram substituídas pelas Pacific 635, mais possantes e
rápidas. Na partida havia sempre a disputa com o trem da E.F.A. que
saia da mesma plataforma (lado a lado), com direção a Sylvania. Havia
uma disputa por uns 500 metros mais ou menos entre os dois maquinistas.
Era legal a bessa!!! Quem quiser poderá conferir esse lance, é só
puxar pela memória..." (Irani Seisdedos, Borborema,
SP, ago/2001)
Veja também Estação de São João das Tres Barras.
1920
AO LADO: Compra de terreno para aumentar a área do pátio da estação (O Estado de S. Paulo, 12/5/1920). |
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Irani
Seisdedos; Alberto del Bianco; E. F. do Dourado: Relatórios
anuais, 1900-48; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1949-69;
Mapa - Acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Tabatinga, ao fundo, sem data. Foto
cedida por Alberto del Bianco |
Composição da Douradense deixando a estação,
sem data. Foto cedida por Alberto del Bianco |
Trem da EFA partindo da estação de Tabatinga,
sem data. Foto cedida por Alberto del Bianco |
Depósito de locomotivas da estação, em
1981. Foto Alberto del Bianco
|
Estação abandonada, em 1981. Foto Alberto del
Bianco |
A estação, já abandonada, em 1981. Foto
Alberto del Bianco |
|
|
|
|
Atualização:
07.07.2023
|
|