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Vila Mariana
Matadouro
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2019
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Cia. Carris de Ferro
de Santo Amaro (1885-1900)
Light and Power (1900-?) |
MATADOURO
Município de São Paulo, SP |
Ramal do Matadouro - km |
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SP-4780 |
Altitude: - |
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Inauguração: 28.11.1886 |
Uso atual (do Matadouro): Cinemateca Brasileira - fechada em 2020 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1886 |
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HISTORICO DA LINHA: |
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A ESTAÇÃO: A estação
do Matadouro, na Vila Mariana, em São Paulo, foi inaugurada em 1886. O local situava-se no atual largo Senador Raul Cardoso, entre as ruas Sena Madureira e Tangará (o prédio ainda existe, com outro uso).
Não sei se existiu algum prédio próprio para uso de passageiros, ou uma simples plataforma, junto ao prédio do Matadouro. Embora transportasse pessoas, de acordo com os horários divulgados, o motivo para a existência do Matadouro era o recebimento de animais para abate e transporte de carne para diferentes pontos da cidade.
Em 1890, o Tramway pretendia estender a linha de Matadouro ao bairro de Pinheiros, que fica âs margens do Tietê. 97 anos mais tarde (1987), o prefeito Jânio Quadros sugeriu uma linha férrea entre a Vila Mariana e Pinheiros, mas esta também nunca foi construída.
Mais tarde, o prédio do Matadouro foi desativado, depois restaurado e finalmente tornou-se a sede da Cinemateca Brasileira.
ACIMA: Inauguração do ramal do Matadouro em 1886 (A Provincia de S. Paulo, 28/11/1886).
1891
AO LADO: Em maio, um acidente na entrada da estação do Matadouro causa revolta nos passageiros (O Estado de S. Paulo, 24/11/1891). |
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1893
AO LADO: Em maio de 1893, o Tramway suspendeu o tráfego de trens de passageiros na ferrovia alegando enormes prejuízos, mas mantece os trens de carne e gado para o Matadouro. A paralização seria suspensa mais tarde (O Estado de S. Paulo, 10/7/1893). |
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; O Estado de S. Paulo, 1886); Waldemar Stiehl: História
dos Bondes em São Paulo, 1978) |
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Atualização:
02.09.2020
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