|
|
...
São Joaquim
Vila Mariana
Encontro
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2019
...
|
|
|
|
|
Cia. Carris de Ferro
de Santo Amaro (1885-1900)
Light and Power (1900-c.1905) |
VILA
MARIANA
Município de São Paulo, SP |
Tronco - km - |
|
SP-3888 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 13.12.1885 |
Uso atual: demolida (1905) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1886 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Vila Mariana foi inaugurada em 1885. Seu local era mais
ou menos no ponto que a rua Domingos de Moraes faz hoje esquina com a atual
Praça Teodoro de Carvalho e a rua Sud Mennucci, antiga rua
Araxans.
Atrás da estação existia um pátio de cargas.
No início, deveria haver um ramal que saía desta estação
pela atual rua Neto de Araújo e seguia para o largo do Cambuci pela
avenida Lins de Vasconcellos. Há pouquíssimas informações
sobre este ramal, que na realidade jamais foi construído.
Com a compra da linha pela Light, em 1900, poucos anos depois (entre
1902 e 1904) (ver caixa abaixo de 1902), a linha foi eletrificada até ali (e dali ao Matadouro).
Ela passou a ser o ponto inicial da linha a vapor para Santo Amaro,
e assim ficou até 1914, quando este trecho a vapor foi suprimido.
Nesta altura, a estação já nem existia mais:
existia a garagem de bondes ali.
A estação foi demolida em 1905 para dar lugar à
"estação de bondes", na verdade, uma
garagem de bondes, da Light, a "estação de bondes
da Vila Mariana", pronta em 1911, que ocupava uma área
com prédio e pátio de manobras entre as ruas Domingos
de Moraes e Vergueiro. Essa garagem, que passou a ser da CMTC a partir
de 1947, e da qual ainda me lembro, foi demolida em meados dos anos
1960, quando os bondes que seguiam para o Jabaquara foram desativados
(1966) e o terreno vazio passou a ser utilizado como depósito
de materiais para o metrô que começava a ser construído
no final dos anos 1960.
Mais tarde, parte do terreno virou um posto de gasolina, ao lado da
praça Teodoro de Carvalho, posto este desativado há
anos.
ACIMA:
A localização da futura estação de Vila
Mariana em 1883, "um pouco além da chácara de José
Antonio Coelho" e ainda sem nome (O Estado de S. Paulo, 15/6/1883).
ACIMA: A inauguração da linha até a estação de Vila Mariana em 1885 (A Provincia de S. Paulo, 13/12/1885).
|
1886
À
ESQUERDA: A estação ganha uma agencia de correios (A Provincia de S. Paulo, 7/10/1886).
|
|
1891
À
ESQUERDA: Sabotagem e desastre na linha próximo à Vila Mariana. E mais: onde seria o tal Desvio do Alto, citado na reportagem? - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO COM MAIS DETALHES (O Estado de S. Paulo, 16/6/1891). |
|
1893
À
ESQUERDA: Do vapor para o burro: a Viação Paulista quer repor o transporte para Vila Mariana com uma linha de bondes a burro que já existia (O Estado de S. Paulo, 9/5/1893). |
|
1894
À
ESQUERDA: A Estação de Vila Mariana era uma estação urbana da
cidade de São Paulo. Em 1906, a correspondência postada na agência
era coletada três vezes ao dia pelos carteiros da administração
regional, com exceção da correspondência registrada, que era
transportada, através de mala postal, por estafetas ferroviários.
Esse transporte era feito pela E. F. Santo Amaro ou pelos bondes
da Light & Power. Interessante notar que essas informações foram
retiradas do Guia Postal Brasileiro de 1907 (refere-se ao ano
de 1906) e ele distingue as duas companhias, apesar da Santo
Amaro já ter sido incorporada pela Light, em 1900. O selo onde
está aposto o carimbo é do período do império, sendo específico
seu uso, para franquear jornais (Marcio Protzner, 04/2009). |
|
1896
À
ESQUERDA: Tragico acidente mo patio da estação (O Estado de S. Paulo, 4/12/1896). |
ACIMA: O prédio da estação de Vila Mariana, bem como o das outras quatro estações existentes na época e a ferrovia inteira, estavam à venda em 1900 em leilão. Foram adquiridos pela Light no mesmo ano - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO COM MAIS DETALHES (O Estado de S. Paulo,
14/3/1900).
ACIMA: Substituição do trecho a vapor entre São Joaquim e Vila Mariana
em 1902 (O Estado de S. Paulo, 29/4/1902.
|
1906
À
ESQUERDA: O onde eletrico é estabelecido entre Vila Mariana e o Matadouro (O Estado de S. Paulo, 10/1/1906). |
ACIMA: A garagem de bondes que ficou pronta em 1911 substituiu a estação antiga e funcionou até 1968,
quando foi definitivamente desativada e demolida. O terreno está
vazio até hoje (2015) (Acervo Light - foto de dezembro de 1912).
ACIMA: Depois que virou estação e garagem de bondes, a estação não primava pelo respeito aos moradores próximos (O Estado de S. Paulo, 3/3/1920)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Márcio
Protzner; S. P. Light and Power: Relatórios anuais, 1901-20;
O Estado de S. Paulo, 15/6/1883); Waldemar Stiehl: História
dos Bondes em São Paulo, 1978) |
|
|
|
A estação de Vila Mariana em 1890 (?). Autor desconhecido
|
A estação na mesma época. Autor desconhecido |
A estação na mesma época. Autor e data desconhecidos |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.04.2022
|
|