|
|
RFFSA
(1972-1997) |
CARIRÉ
Município
de Buriti dos Montes, PI |
Linha Teresina-Oiticica-km
530 (1977) |
|
PI-3627 |
Altitude: |
|
Inauguração: 29.05.1972 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2021) |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha ligando Teresina a Oiticica, no Piauí, foi
aberta em 1965 entre Teresina e Altos e em 1972 com todas suas estações
e paradas entre Altos e Oiticica. Com essa linha, os Estados do Piauí
e do Maranhão tiveram suas ferrovias já existentes interligadas
com o resto do Nordeste, podendo os trens chegarem a São Luiz.
Com ela, colocaram-se trens de passageiros Fortaleza a Teresina, que
se interligavam com os trens da E. F. São Luiz-Teresina. Os
trens duraram pouco, tendo sido extintos no início dos anos
1980. Já os cargueiros permanecem em atividade. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Cariré foi inaugurada em
1972.
Ela fica a cerca de 22 km a noroeste da sede do município.
Está isolada longe de tudo e sem acesso a estradas numa região
muito pobre e seca, onde predomina a cultura de carnaúba e
oiticica.
Em 1956, o então povoado de Buriti dos Montes
(independente como município desde 1993 e hoje sua sede) era descrito
como tendo 46 casas e menos de 300 habitantes.
A estação
serviu a trens de passageiros por pouquíssimo tempo, constando
nos guias que isso ocorreu entre os anos de 1973/1976 e 1979, podendo,
por falta de fontes, ter continuado até 1988. Eram 3 trens por semana que faziam o percurso de Fortaleza
a Teresina.
O prédio da estação estava em boa conservação em 2022.
ACIMA: A estação e o bairro rural de Cariré em 2021 (Foto Grtslho Langovski).
(Fontes: Flávio Cavalcanti, 2006; mapas
do IBGE, 2003; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. XV, IBGE, 1959; Guias Levi, 1960-1980) |
|
|
|
A estação de Cariré em 2018. Foto Geraldo Langovsky |
A estação de Cariré em 2018. Foto Geraldo Langovsky |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.05.2022
|
|