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E. F. Caxias a Cajazeiras
(1895-1919)
E. F. São Luiz-Teresina (1919-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAXIAS
Município de Caxias, MA |
Linha tronco - km 372,642 (1960) |
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MA-3678 |
Altitude: 63 m |
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Inauguração: 05.04.1895 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1915 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em
1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro
trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias.
Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da
ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até
o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caxias foi inaugurada em 1895.
A estação que aparece nas fotos abaixo é a "nova",
construída nos anos 1910, quando a ligação de Caxias a São
Luiz foi posta em tráfego.
Em 2007, o antigo pátio, que possuía duas casinhas,
estava abandonado. A casinha para trens de carga não mais existia.
Para passageiros era usada a outra casinha. Dessa antiga estação,
de 1895, hoje só ela existia, ao lado da base da caixa d'água e do
galpão de manutenção, este em ruínas. "Acho
que com o esquema anexo, feito às pressas, dá para entender como era
antes e como é agora, ou seja: construíram a estação de dois
pavimentos, situada antes da antiga (B), devido ao trem, a partir
de então, seguir para São Luiz, entrando à direita" (Tarcisio
Vilarinho, 2007).
ACIMA: Mapa mostrando o esquema da estação
de 1915 (nova) e de 1895 (A, B, C e D), em 2007. A casinha A já
foi demolida; a B é a mesma da foto abaixo; a C é a
base da caixa d'água e a D, o antigo galpão de manutenção,
está hoje em ruínas. As linhas em pontilhado eram as
linhas antigas, que terminavam nesse pátio, pois a linha não
seguia para São Luiz. Com a abertura da ligação
Caxias-São Luiz, a linha mudou de local e cruzou o rio Itapecuru;
foi construída uma nova estação, de dois andares,
que é a que ainda hoje está por lá (Esquema por
Tarciso Vilarinho, 2007).
ACIMA:
A casa à esquerda ainbda existe hoje. A outra, no centro, era
a estação original de Caxias em funcionamento em 1901
(Revista da Semana, 28/7/1901).
ACIMA:
A estação em 1914 (Foto Fon-fon, 10/10/1914).
ACIMA: Mapa (parcial) do município
de Caxias nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municípios
Brasileiros, vol. III, 1957).
ABAIXO: A antiga
casa vista na fotografia de 1901, como está cem anos depois,
em 2007 (Foto Tarciso Vilarinho, 2007).
(Fontes: Edson Vidigal; Pedro Paulo Resende; Tarcisio Vilarinho;
IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros,
1957; Brasil Ferrocarril, 1915; Revista da Semana, 1901; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1915. O novo pátio ainda não
funcionava. Revista Brazil Ferrocarril, de 15/10/1915 |
A estação de Caxias, provavelmente anos 1920.
Autor desconhecido |
A estação de Caxias, anos 1950. IBGE |
Estação de Caxias em 1960. Acervo Tarcisio Villarinho |
A estação em 2002. Foto Pedro Paulo Resende |
Estação de Caxias em 2007. Foto Tarcisio Villarinho
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Estação de Caxias em 2007. Foto Tarcisio Villarinho
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Atualização:
27.02.2020
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