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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Riachão
Caxias
Cristino Cruz
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EFSLT - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Caxias a Cajazeiras (1895-1919)
E. F. São Luiz-Teresina (1919-1975)
RFFSA (1975-1997)
CAXIAS
Município de Caxias, MA
Linha tronco - km 372,642 (1960)   MA-3678
Altitude: 63 m   Inauguração: 05.04.1895
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2007)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1915
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caxias foi inaugurada em 1895.

A estação que aparece nas fotos abaixo é a "nova", construída nos anos 1910, quando a ligação de Caxias a São Luiz foi posta em tráfego.

Em 2007, o antigo pátio, que possuía duas casinhas, estava abandonado. A casinha para trens de carga não mais existia. Para passageiros era usada a outra casinha. Dessa antiga estação, de 1895, hoje só ela existia, ao lado da base da caixa d'água e do galpão de manutenção, este em ruínas. "Acho que com o esquema anexo, feito às pressas, dá para entender como era antes e como é agora, ou seja: construíram a estação de dois pavimentos, situada antes da antiga (B), devido ao trem, a partir de então, seguir para São Luiz, entrando à direita" (Tarcisio Vilarinho, 2007).


ACIMA: Mapa mostrando o esquema da estação de 1915 (nova) e de 1895 (A, B, C e D), em 2007. A casinha A já foi demolida; a B é a mesma da foto abaixo; a C é a base da caixa d'água e a D, o antigo galpão de manutenção, está hoje em ruínas. As linhas em pontilhado eram as linhas antigas, que terminavam nesse pátio, pois a linha não seguia para São Luiz. Com a abertura da ligação Caxias-São Luiz, a linha mudou de local e cruzou o rio Itapecuru; foi construída uma nova estação, de dois andares, que é a que ainda hoje está por lá (Esquema por Tarciso Vilarinho, 2007).
ACIMA: A casa à esquerda ainbda existe hoje. A outra, no centro, era a estação original de Caxias em funcionamento em 1901 (Revista da Semana, 28/7/1901).

ACIMA
: A estação em 1914 (Foto Fon-fon, 10/10/1914).

ACIMA: Mapa (parcial) do município de Caxias nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. III, 1957).
ABAIXO: A antiga casa vista na fotografia de 1901, como está cem anos depois, em 2007 (Foto Tarciso Vilarinho, 2007).

(Fontes: Edson Vidigal; Pedro Paulo Resende; Tarcisio Vilarinho; IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, 1957; Brasil Ferrocarril, 1915; Revista da Semana, 1901; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1915. O novo pátio ainda não funcionava. Revista Brazil Ferrocarril, de 15/10/1915

A estação de Caxias, provavelmente anos 1920. Autor desconhecido

A estação de Caxias, anos 1950. IBGE

Estação de Caxias em 1960. Acervo Tarcisio Villarinho

A estação em 2002. Foto Pedro Paulo Resende

Estação de Caxias em 2007. Foto Tarcisio Villarinho

Estação de Caxias em 2007. Foto Tarcisio Villarinho
   
     
Atualização: 27.02.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.