A ESTAÇÃO: A estação de Coroatá
foi inaugurada em 1920.
Por algum tempo saía um ramal que ligava a estação
à estação Engenheiro Freire de Carvalho
e a de Peritoró, esta, na época, um distrito da
cidade. O ramal funcionou por pouquíssimo tempo no final
dos anos 1950 e levava ao então bairro (hoje município)
de Peritoró, com cerca de 38 quilômetros.
"Na primeira manhã depois daquela viagem de trem, o dia
inteiro correndo em trilhos, Codó, Coroatá, Timbiras, Cantanhede,
Rosário, tantas estações e paradas, quanto mundo novo ali dentro
do trem, a cearensada fugindo da seca para as águas do Mearim, as
fagulhas da maria-fumaça invadindo as janelas como se fossem mutucas
tirando a paz do sono na viagem; na primeira manhã depois daquela
viagem de trem, depois da noite insone na calçada alta do lado de
fora da estação, antes que o primeiro bonde passasse, atravessei
a rua e fui ao Dormitório Timbira, em frente, onde deixei por um
dia a minha mala" (Edson Vidigal, 19/05/2000).
Em 2017, o prédio estava abandonado e já sem o telhado.
ACIMA:
Mapa do município de Coroatá nos anos 1950.
Em diagonal, de nordeste a sudoeste no mapa, a rodovia que muito
provavelmente acompanhava o ramal Coroatá-Peritoró
- sendo que este ramal não aparece neste mapa (IBGE: Enciclopedia
dos Municípios Brasileiros, vol. III, 1957).
ACIMA: Estação e pátio de Coroatá
(IBGE, sem data).
ACIMA:
Pátio de Coroatá em 9/1/2017, com estação e armazem
(Foto Renato Rodriguez Cabral Ramos).
(Fontes: Tarcisio Vilarinho; Edson Vidigal; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1957-9; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht)
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