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E. F. Central do
Piauí (1922-1974) |
LUIZ
CORREA (antiga AMARRAÇÃO)
Município de Luiz Correa, PI |
Linha-tronco - km 0 (1960) |
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PI-3634 |
Altitude: 2 m |
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Inauguração: 01.05.1922 |
Uso atual: moradia (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando
o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até
1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri
nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os
trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente
chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros serviram
à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi
oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados
na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde
a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Luiz Correa foi inaugurada em 1922. Era chamada de Amarração,
nome do antigo e único porto do Piauí.
"A pitoresca
villa, cujo nome serve de epígrafe a estas linhas, distante desta
cidade apenas 16 kilometros, está destinada a um grande fucturo. Durante
longos annos, pesou sobre ella, esmagadoramente, a mão rude do mais
feroz perseguição da própria naturesa. A semelhança dum pequeno sahara,
as areias movediças impelidas pelo vento impetuoso e forte soterravam
os prédios erguendo sobre elles immensas pyramides de areia ou de
ouro, que emprestavam àquella pobre terra, uma bellesa sinistra e
aterradora. Em 1911, porém, o eminente e boníssimo Piauhyense, o então
deputado federal, dr. Joaquim de Lima Pires Ferreira, volveu ás vistas
para a infeliz Amarração e obteve do Governo federal uma commissão
de melhoramento para seu porto que valiosíssimos serviços tem prestado
àquela villa, distinguindo-se e salientando-se a paralisação das dunas,
levado a efeito durante um trabalho tenaz e perseverante de doze annos.
Com a construção do Porto, que está sendo providenciada, Amarração,
como a Phenix da fábula, resurgirá de suas próprias cinzas. Um fucturo
grandioso aguarda a sympathica villa, já possuidora de um clima adorável
e suavemente bafeijada pela amena brisa do mar" (Almanack
da Parnahyba, 1924, p. 9, transcrição Cleiton do
Amaral).
Ponta da linha da Central do Piauí, teve um ramal construído
em data incerta que a ligava a Atalaia.
O ramal entre Parnaiba e Luis Correa foi extinto em 1974 (A data é encontrada em: Lêda Rodrigues Vieira, CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960, Teresina, PI, 2010, p. 149).
A estação
de Luiz Correa ainda estava de pé em 2018, bem
conservada, sem uso conhecido por mim.
ACIMA: Aterro do Dendê, prósimo a Luiz
Correa. Vê-se acima um auto de linha, aparentemente. Se a data
da foto (1921) estiver correta, tratava-se ainda do trecho férreo
em construção (Acervo Eliane Machado).
ACIMA: A estação de Luiz Correia em 2018 (Foto Geraldo Langovsky).
(Fontes: Geraldo Langovsky, 2018; Eliane Machado; Coaraci Camargo, 2013;
Cleiton do Amaral; Tarcisio Vila; Elly Roberto de Oliveira, 2003; Lêda Rodrigues Vieira, CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960, Teresina, PI, 2010, p. 149; Almanack
da Parnahyba, 1924; Guias Levi, 1932-1980; IBGE, 1956) |
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A estação em 1920. Revista Vida Doméstica, 1920 |
A estação em 2003. Foto Elly Roberto de Oliveira
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A estação em 2003. Foto Elly Roberto de Oliveira |
A estação em 16/2/2013. Foto Coaraci Camargo |
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Atualização:
19.12.2022
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