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E. F. São
Luiz-Teresina (1957-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PERITORÓ
Município de Peritoró, MA |
Linha tronco - km 38 |
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MA-4703 |
Altitude: 50 m |
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Inauguração: 31.01.1957 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em
1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro
trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias.
Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da
ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até
o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1957.
O trem chegou a Peritoró em 1960. O progresso começava
a dar vida ao pequeno distrito. O trem veio com o objetivo de transportar
pessoas e cargas de Coroatá até Colinas, com via a Pedreiras.
Só que os recursos foram poucos e a estrada foi construída somente
até o povoado de Independência. Os planos de RFFSA não tiveram
sucesso, pois o trem não dava lucros. Então, determinou-se que a locomotiva
denominada "Trem de Maracanguaia" durasse somente três meses (ou três anos).
Quando terminou o prazo, o trem parou. Peritoró sentiu falta,
mas nada podia ser feito, pois não houve investimento para a continuação
da ferrovia.
Segundo Genylson Nunes, os trilhos teriam chegado a Pedreiras,
município que fica além de Independencia, este um bairro afastado de Coroatá. Em Pedreiras, ainda em 2018 existiam alguns pedaços deles que margeavam
a rodovia maranhense ao lado da cidade.
A estação de Peritoró, que foi construída e que, dizem, teria sido a mais bonita da região, ainda existiria em pé em 2018 - não consegui evidências disto.
Apesar de tudo, Peritoró não parou de crescer, por ter se transformado
em entroncamento rodoviário e em 1994 passou à categoria
de município.
1913
AO LADO: Nos anos
1910 já se falava no ramal. Tocantins,
no MA, era algum local a beira desse rio, talvez na região da cidade maranhense de Imperatriz(O Estado de
S. Paulo, 3/4/1913).. |
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1923
AO LADO: Nos anos
1920, Pedreiras era um local
adiante de Independencia, do qual se fala acima e ponto máximo
ao qual a linha teria chegado nos anos 1950. Já Tocantins,
no MA, era algum local a beira desse rio, talvez na região da cidade maranhense de Imperatriz (O Estado de
S. Paulo, 20/7/1923)..
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1924
AO LADO: Nos anos
1920,. Pedreiras era um local
adiante de Independencia, do qual se fala acima e ponto máximo
ao qual a linha teria chegado nos anos 1950. Já Tocantins,
no MA, era algum local a beira desse rio, talvez na região da cidade maranhense de Imperatriz (O Estado de
S. Paulo, 14/5/1924)..
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ACIMA:
Mapa do município de Coroatá nos anos 1950.
Em diagonal, de nordeste a sudoeste no mapa, a rodovia que muito provavelmente
acompanhava o ramal Coroatá-Peritoró - sendo que esta
não aparece neste mapa (IBGE: Enciclopedia dos Municípios
Brasileiros, vol. III, 1957).
ACIMA: Mapa rodoviário de parte do Maranhão que mostra as posições de Coroatá, Independencia (no "balão" vermelho) e Pedreiras. A ferrovia provavelmente percorriria o traçado aproximado da rodovia (Google Mapa, 03/2019).
(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1913, 1923 e 1924;
Wikipedia; IBGE: Enciclopedia dos Municípios
Brasileiros, vol. III, 1957) |
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Atualização:
23.03.2019
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