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E. F. São
Luiz-Teresina (1919-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ROSÁRIO
Município de Rosário, MA |
Linha tronco - km 70,210 (1960) |
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MA-3679 |
Altitude: 14 m |
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Inauguração: 01.06.1919 |
Uso atual: abandonada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em
1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro
trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias.
Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da
ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até
o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rosário foi inaugurada em 1919. Deve ter sido uma
inauguração oficial: em 1915, já circulavam trens
entre Rosário e Caxias, como se pode ver na revista
Brazil Ferrocarril em sua edição de 15/10/1915.
Por dois anos, até 1921, a estação foi a inicial
da linha, enquanto se construía o trecho para São
Luís e também a Ponte Benedito Leite, no Estreito
do Mosquito, ligando São Luís ao continente maranhense. Daí
passou a ser uma estação intermediária.
Da estação saía um pequeno ramal para a localidade
de Vale Quem Tem. Era uma fazenda de gado, ativa ainda em 1959
e que funcionava desde 1944, segundo o IBGE, em sua Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XV, de 1959. O ramal que
leva à fazenda, no entanto, já era assinalado em mapa
publicado em 1935 e que consta acima, à esquerda, em tamanho
pequeno: para ver o ramal, basta clicar sobre o mapa. A localidade
pode ser vista no mapa abaixo, publicado em 1957 (embora sem a indicação
de um ramal), à margem esquerda do rio Itapecuru, ao sul da
sede do município de Rosário.
Já as oficinas da EFSLT funcionavam a 1800 metros da estação,
alcançadas por outro ramal ou desvio, no bairro do Carmo. Os
traços arquitetônicos são identificados como de inspiração inglesa
em suas linhas retas. O complexo é formado por estação, armazéns,
vila residencial de operários, grupo escolar, oficina e área para
estacionamento e manobra de trens. A estação possui dois pavimentos.
Em 2013, a antiga estação estava abandonada. Um restauro
iria começar, a estação foi cercada com um tapume,
mas em 2016 continuava abandonada.
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1924
AO LADO: Acidente próximo
à estação de Rosario (O Estado de S.
Paulo, 18/1/1924).
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ACIMA: Depósito de carros em Rosário.
Foto possivelmente do início do século XX. Havia ali
também uma rotunda, que não é mostrada na forografia
(Autor desconhecido). ABAIXO: Município de Rosário nos
anos 1950. Para ver o município inteiro, CLIQUE SOBRE
A FOTO (IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros,
vol. III, 1957).
(Fontes: Maurício Petinatto Lúcio;
IPHAN; Brazil Ferrocarril, 1915; Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, 1957-9; Guias Levi, 1932-80; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Rosário em 1915. Um trem de
primeira classe está em sua plataforma. Foto da revista
Brazil Ferrocarril de 15/10/1915 |
Oficinas de Rosário em 1915, ponta de um ramal de 1800
metros. Foto da revista Brazil Ferrocarril de 15/10/1915 |
A estação em 1956. Foto Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XV, IBGE, 1959 |
As oficinas em 1956. Foto Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XV, IBGE, 1959 |
A estação abandonada em 04/2009. Foto Maurício
Petinatto Lúcio |
A estação abandonada em 04/2009. Foto Maurício
Petinatto Lúcio |
A estação em 2016. Foto IPHAN |
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Atualização:
31.01.2018
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