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E. F. São
Luis-Teresina (1929-1986) |
SÃO
LUIS (antiga URBANO SANTOS e JOÃO PESSOA)
Município de São Luís,
MA |
Linha tronco - km 0 (1960) |
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MA-4317 |
Altitude: 0 |
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Inauguração: 14.03.1921 |
Uso atual: fechado (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em
1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro
trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias.
Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da
ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até
o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
em São Luís foi inaugurada em 14 de março
de 1921, quando se abriu o último trecho da estrada que, na
época, ligava São Luís à E. F.
Caxias a Cajazeiras, ficando então praticamente pronta a E.
F. São Luis a Teresina. Da estação original de
embarque em São Luis, não tenho dados: como era
e onde era.
A estação atual de São Luis foi inaugurada
em 15 de novembro de 1929, tendo sido construída às
margens da boca do rio Anil, num aterro feito sobre a antiga Praia
do Prego. Um prédio grande, largo e com 4 andares passava a
abrigar a estação e os escritórios da E. F. São
Luís-Teresina. Foi inaugurada com o nome de Urbano Santos
e, depois, tomou o nome de João Pessoa, fruto da febre
de nomeações de logradouros no Brasil em homenagem ao
político paraibano após seu assassinato em 1930.
Enquanto a ponte Benedicto Leite, que ligava o continente à
ilha de São Luís era construída (ponte
sobre o Canal dos Mosquitos, no limite sul do município), o
ponto inicial da estação estava desde 1919 em Rosário,
ao sul de São Luís.
De qualquer forma, a estação central de São
Luís funcionou até que, em 1986, Raimundo Borges,
do jornal ludovicense O Imparcial, informa que o trem de passageiros
deixou de circular e a linha foi retirada até o Tirirical,
desativando a estação.
O antigo prédio da estação, que englobava também
a administração da ferrovia, passou a ter uso completamente
diferente, sendo ocupado até 2015 pela Secretaria da Segurança
Pública do Estado.
Passaria a ser o novo início da linha a estação
do Tirirical, às margens da BR-314 e ao lado do aeroporto
da cidade. Os trilhos foram arrancados. Estive ali em 2011. O prédio
estava razoavelmente bem conservado. Em 2015, a Secretaria deixou
o local e esperava-se um restauro do prédio pelo IPHAN.
ACIMA: A reportagem publicada em 19 de novembro
de 1929 anuncia a inauguração da estação
Urbano Santos, ou seja, a estação central de São
Luís. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VE-LA EM TAMANHO MAIOR
(O Paiz, 10/11/1929).
ACIMA: Pátio ferroviário da
estação de São Luis nos anos 1950 - o
prédio da estação aparece no alto, à esquerda
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957).
ACIMA: Trem de babaçu junto à plataforma da
estação de São Luis, nos anos 1950 (Foto
Tibor Jablonsky).
ACIMA: A área mais escura é a zona urbana da capital maranhense, onde estava a estação de São Luis, nos anos 1950 (Foto
Tibor Jablonsky).
ACIMA: Estação de São Luis
em 15/1/2021 (Foto Luis Antonio Ribeiro)
A falta de fontes de pesquisa
leva a uma série de dúvidas com relação
à linha da EFSLT em São Luís. Uma delas
é a citada acima sobre a ferrovia nos anos 1920. Outra
levanta-se quando olhamos o mapa acima, traçado pelo
IBGE nos anos 1950. A linha corre desde a estação
central, na cidade histórica, até o final da zona
mais populada (hachurada), passando por onde hoje é a
Estrada da Vitória, até chegar a um ponto muito
próximo ao atual km 0 da BR-135 (no mapa, ainda como
BR-21). A partir daí, passa a margear a rodovia a oeste
por um ou dois quilômetros, local onde está a estação
do Tirirical. Porém, o mapa de 1950 mostra o aeroporto
muito afastado da linha, e esta, muito afastada da rodovia.
Erro do mapa? Parece bastante provável. Como o traçado
da linha parece muito similar ao atual, creio que a rodovia
tenha sido coilicada em ponto errôneo no mapa. A localidade
de São Raimundo, por ex., parece também fora de
lugar: ela fica, na verdade, a leste da rodovia. |
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Julio Cesar L. Carvalho; Raimundo Borges; Tibor Jablonsky;
Coaraci Camargo; Carlos R. Almeida; Ilka Vasconcelos; C. Cornejo e
E. Gerodetti: As Ferrovias do Brasil nos cartões-postais e
álbuns de lembranças, Ed. Solaris, 2005; Henrique Costa
Fernandes: Administrações Maranhenses, Viação
Ferrea, sem data; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1956; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Prédio da estação nos anos 1950. Foto IBGE
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A estação, sem data. Autor desconhecido |
Estação ferroviária já desativada
como tal em 2002. Foto Carlos R. Almeida |
Estação ferroviária já desativada
como tal em 2003. Foto Ilka Vasconcelos |
A estação em 23/2/2013. Foto Coaraci Camargo |
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Atualização:
27.01.2021
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