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VXY Mogiana em MG
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Montalverne
Palméia
Monte Cristo
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Ramal da Juréia - 1935
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Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1914-1966)
PALMÉIA
Município de Monte Belo, MG
Ramal de Juréia - km 51,180 (1938)   MG-2501
Altitude: 1.046 m   Inauguração: 07.09.1914
Uso atual: escola (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Tuiuti, nome inicial do ramal da Mogiana que corria todo ele em território mineiro, teve sua origem na E. F. Muzambinho, adquirida pela Mogiana junto ao Governo daquele Estado em 30/07/1907, antes inclusive da ferrovia ter suas obras iniciadas. Em 1913, a linha foi finalmente aberta de Guaxupé a Muzambinho, e em 1914 chegava a Tuiuti, antigo nome da estação de Juréia, onde se encontrava com a linha da Rede Mineira que vinha de Cruzeiro, na Central do Brasil, no leste do Estado de São Paulo e atravessava todo o sul do Estado de Minas Gerais. Em 1944, o ramal passou a se chamar ramal de Juréia. Finalmente, em 7/11/1966 o ramal foi fechado definitivamente pela Mogiana, e os trilhos retirados alguns anos depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Palméia foi inaugurada em 1914, com o prolongamento do ramal. Aliás, a estação foi autorizada a funcionar de forma provisoria já em 26/8/1914, junto com outras do ramal, a funcionarem (relatório da Mogiana de 1914). Durante sua construção, a estação se chamava São Domingos (relatório da Mogiana, 1913).

Na estação de Palméia, eram vendidos ovos e galinhas e o transporte era feito no ombro em varais de madeira, onde eram colocadas as galinhas; os ovos iam embrulhados em palhas dentro de "piquás" - sacos de tecido, costurados com duas entradas - que iam num dos ombros do vendedor. A viagem durava em torno de duas horas e não se podia parar para descansar, caso contrário, não conseguiriam carregar novamente.

A estação foi fechada com o ramal, em 1966.

Hoje, ainda bem conservada, parece pertencer à Prefeitura de Monte Belo. Faz parte de um povoado do município de Muzambinho, urbanizado, com diversas casas e ruas pavimentadas. Tem uma capela anexa.

O antigo prédio era utilizado como escola municipal, em 2009.

AO LADO: Na polêmica sobre a construção das estações após Muzambinho, vemos no texto de 1912 que: 1) A estação mal-feita era a futura Tuiuti (depois Jureia), que, pelo visto, já existia no fim da linha da E. F. Muzambinho sem ainda os trilhos da Mogiana, que somente chegariam até ali mais tarde? 2) Havia uma estação antes da de Monte Santo, que tanto podia ser a que seria renomeada para Palmeia como a futura Montecristo, que já estava pronta, aguardando os trilhos; 3) A estação atual de Monte Belo foi construída depois e recebeu a denominação a pedido da população do povoado (O Estado de S. Paulo, 16/11/1912).
(Fontes: Eduardo Roxo Nobre; Júlio César Ventura; O Estado de S. Paulo, 1912; relatos de Lourenço Marques Piza, Muzambinho; Luiz Carlos Neves, 2009)
     

Dístico da estação de Palméia, em 12/2001. Foto Eduardo Roxo Nobre

Estação de Palméia, em 12/2001. Foto Eduardo Roxo Nobre

Estação de Palméia, em 12/2001. Foto Eduardo Roxo Nobre
     
     
Atualização: 20.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.