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Montalverne
Palméia
Monte Cristo
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Ramal da Juréia - 1935
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Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1914-1966) |
PALMÉIA
Município de Monte Belo, MG |
Ramal de Juréia - km 51,180 (1938) |
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MG-2501 |
Altitude: 1.046 m |
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Inauguração: 07.09.1914 |
Uso atual: escola (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Tuiuti, nome inicial do ramal da Mogiana que corria todo ele em território
mineiro, teve sua origem na E. F. Muzambinho, adquirida pela Mogiana
junto ao Governo daquele Estado em 30/07/1907, antes inclusive da
ferrovia ter suas obras iniciadas. Em 1913, a linha foi finalmente
aberta de Guaxupé a Muzambinho, e em 1914 chegava a Tuiuti,
antigo nome da estação de Juréia, onde se encontrava
com a linha da Rede Mineira que vinha de Cruzeiro, na Central do Brasil,
no leste do Estado de São Paulo e atravessava todo o sul do
Estado de Minas Gerais. Em 1944, o ramal passou a se chamar ramal
de Juréia. Finalmente, em 7/11/1966 o ramal foi fechado definitivamente
pela Mogiana, e os trilhos retirados alguns anos depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Palméia foi inaugurada em 1914, com o prolongamento
do ramal. Aliás, a estação foi autorizada a funcionar
de forma provisoria já em 26/8/1914, junto com outras do ramal,
a funcionarem (relatório da Mogiana de 1914). Durante
sua construção, a estação se chamava São
Domingos (relatório da Mogiana, 1913).
Na estação de Palméia, eram vendidos ovos
e galinhas e o transporte era feito no ombro em varais de madeira,
onde eram colocadas as galinhas; os ovos iam embrulhados em palhas
dentro de "piquás" - sacos de tecido, costurados
com duas entradas - que iam num dos ombros do vendedor. A viagem durava
em torno de duas horas e não se podia parar para descansar,
caso contrário, não conseguiriam carregar novamente.
A estação foi fechada com o ramal, em 1966.
Hoje, ainda bem conservada, parece pertencer à Prefeitura de
Monte Belo. Faz parte de um povoado do município
de Muzambinho, urbanizado, com diversas casas e ruas pavimentadas.
Tem uma capela anexa.
O antigo prédio era utilizado como escola municipal, em 2009.
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AO LADO: Na polêmica
sobre a construção das estações
após Muzambinho, vemos no texto de 1912 que: 1) A estação
mal-feita era a futura Tuiuti (depois Jureia), que, pelo visto,
já existia no fim da linha da E. F. Muzambinho sem
ainda os trilhos da Mogiana, que somente chegariam até
ali mais tarde? 2) Havia uma estação antes da
de Monte Santo, que tanto podia ser a que seria renomeada
para Palmeia como a futura Montecristo, que já estava
pronta, aguardando os trilhos; 3) A estação
atual de Monte Belo foi construída depois e recebeu
a denominação a pedido da população
do povoado (O Estado de S. Paulo, 16/11/1912).
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(Fontes: Eduardo Roxo Nobre; Júlio César
Ventura; O Estado de S. Paulo, 1912; relatos de Lourenço Marques
Piza, Muzambinho; Luiz Carlos Neves, 2009) |
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Dístico da estação de Palméia, em
12/2001. Foto Eduardo Roxo Nobre |
Estação de Palméia, em 12/2001. Foto Eduardo
Roxo Nobre |
Estação de Palméia, em 12/2001. Foto Eduardo
Roxo Nobre |
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Atualização:
20.11.2016
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